ISSN 0100-1574 versão impressa
ISSN 1980-5314 versão on-line

SOBRE A REVISTA

 

Informações básicas


Criada em 1971, Cadernos de Pesquisa é uma revista científica da Fundação Carlos Chagas (São Paulo, Brasil) que tem como objetivo divulgar a produção acadêmica relacionada com a educação. Dedica especial atenção às desigualdades sociais e contempla estudos que abordam, de forma interdisciplinar, questões relacionadas a gênero, relações étnico-raciais, infância, juventude, escola, trabalho, família e políticas públicas. Acolhe manuscritos inéditos, com perspectivas teóricas diversas, com prioridade para a publicação de pesquisas de caráter empírico, histórico ou documental. Contempla ensaios, entrevistas, relatos de experiência e resenhas. Referência para a formação de pesquisadores, a revista tem como critérios para avaliação: a relevância social, as contribuições teóricas e metodológicas e o caráter inovador dos estudos. A partir de 2021, adota a modalidade de publicação contínua, estruturada nas seguintes seções:

  • Teorias, Métodos, Pesquisa Educacional
    Pesquisas e estudos teóricos sobre Educação e sobre tendências, metodologias e ética na Pesquisa Educacional.
  • Políticas Públicas, Avaliação e Gestão
    Pesquisas sobre Estado, Legislação, Políticas, Avaliação, Sistemas Educacionais.
  • Educação Superior, Profissões, Trabalho
    Pesquisas sobre acesso e organização do ensino superior, formação profissional, relações raciais e de gênero.
  • Educação Básica, Cultura, Currículo
    Pesquisas sobre práticas educativas e sociabilidades nas instituições educacionais (da creche ao ensino médio) e políticas de currículo.
  • Formação e Trabalho Docente
    Pesquisas sobre profissão docente, formação de professores e educadores, e condições de trabalho.
  • Espaço Plural
    Entrevistas, homenagens, documentos de valor acadêmico e histórico.
  • Resenhas

A revista publica textos em português e espanhol em versão on-line, no Portal de Publicações da FCC e em diversas bases indexadoras. Artigos aceitos em outros idiomas devem ser traduzidos ao português. Artigos aceitos podem ser também publicados na versão para a língua inglesa.

Cadernos de Pesquisa não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC), mas os custos de tradução são de responsabilidade dos autores. A versão on-line é de acesso aberto e gratuito.

O título abreviado da Revista é Cad. Pesqui., que deve ser usado em notas de rodapé e referências bibliográficas.

Cadernos de Pesquisa é A1 em Educação no Qualis Capes.


 

Periodicidade


Publicação contínua a partir de 2021.


 

Fontes de indexação


Bases de dados

Portais especializados

Buscadores de literatura científica open access

Catálogos de bibliotecas


 

Direitos autorais


Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Patrocinadores


Fundação Carlos Chagas (FCC)


 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Av. Prof. Francisco Morato, 1565
05513-900 São Paulo - SP - Brasil
Tel: +55 11 3723-3000


cadpesq@fcc.org.br