ISSN 1984-7114 versión on-line

INSTRUCCIONES A LOS AUTORES

 

Submissões online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Contrapontos?
ACESSO
Não tem login/senha?
ACESSE A PÁGINA DE CADASTRO
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para autores

Os originais submetidos ao Conselho Editorial devem atender rigorosamente aos critérios abaixo. Colaborações em desacordo serão RECUSADAS.


1. O artigo deverá ser inédito e respeitar as normas de ética e integridade das práticas educativas estabelecidas pelo CNPq.

2. O artigo submetido não está sob avaliação para publicação em outro periódico e nem estará durante o processo de avaliação da CONTRAPONTOS.

3. O artigo deverá ter no máximo dois/duas autores/as, desde que o/a autor/a principal tenha a titulação de doutor/a e o/a coautor/a tenha, no mínimo, a titulação de mestre.

4. Todos os textos enviados como colaboração à CONTRAPONTOS devem ser encaminhados eletronicamente pelo sistema de submissão neste ambiente.

5. Será observado um intervalo de dois anos entre a publicação de textos escritos pelo mesmo autor e o início de um novo processo de submissão.

6. Cada autor só poderá ter um manuscrito em tramitação, entre o início da submissão e a publicação final.

7. As colaborações devem ser anexadas em arquivos eletrônicos em formato Word e NÃO CONTER IDENTIFICAÇÃO dos seus autores.

8. Além do arquivo do trabalho a ser analisado, os autores devem encaminhar também uma ficha de identificação (inserir como documento suplementar), contendo: Título do texto: Autores: Departamento/Unidade: Instituição: Cidade: Estado: País: E-mail: Currículo em até 3 linhas: Endereço Completo:

9. São admitidas colaborações em português, inglês, francês e espanhol.

10. Artigos para os eixos temáticos de cada edição devem ter um mínimo de 10 e um máximo de 25 páginas, em espaço 1,5, corpo 12 na fonte Times New Roman. O título do artigo deve vir em fonte Verdana, corpo 14, com maiúsculas e minúsculas. As páginas NÃO devem ser numeradas.

11. Artigos devem trazer resumos em português, inglês e espanhol, além de três palavras-chaves nesses mesmos idiomas.

12. Títulos e subtítulos devem ser grafados com maiúsculas e minúsculas, sem numeração. Palavras estrangeiras não absorvidas pela Língua Portuguesa devem vir em itálico.

13. Citações no corpo do texto devem vir entre aspas, seguidas do sobrenome do autor da citação, ano de publicação e páginas do texto citado, colocados entre parênteses. Se o autor integra a frase, colocar somente o ano e a página entre parênteses. Caso não haja citação, mas apenas uma referência ao autor, indicar no texto o sobrenome e, entre parênteses, o ano da publicação.

14. Citações com mais de três linhas devem estar separadas num parágrafo próprio, com recuo à esquerda de 4 cm, e corpo 11, entrelinha simples.

15. Notas explicativas devem vir no final dos textos, após as referências bibliográficas, com numeração nas notas.

16. As referências bibliográficas devem seguir a norma NBR-6023 da ABNT (Normas para referências bibliográficas da Associação Brasileira de Normas Técnicas).

17. Para os artigos citados que possuam DOI é obrigatória a citação do mesmo nas referências.

18. Tabelas, imagens e gráficos devem vir inseridos no texto.

19. Textos para a Seção do Professor e as Reflexões Acadêmicas devem seguir as mesmas instruções anteriores e não ultrapassar 20 páginas. Dispensa-se resumo nessas ocasiões, bem como nas Resenhas.

20. Resenhas seguem as mesmas normas dos artigos e devem se limitar a quatro páginas. Teses, dissertações e livros que sejam objetos de resenha devem ser atuais, com no máximo dois anos de publicação.

IMPORTANTE: A Revista CONTRAPONTOS não publicará artigos que tenham como autor/a e ou/ coautor/a discentes da graduação, graduados e especialistas.

No caso de colaborações escritas em outro idioma que não seja o do autor(a), OBRIGATORIAMENTE, faz-se necessário o envio de Certificado de tradução expedido por um Centro de Idiomas.

A editoria da revista pode utilizar  sistema de programa de controle de plágio, antes de enviar artigos para os avaliadores.

Antes de submeter o artigo, os autores devem certificar-se de que todas as ideias de outros autores estão devidamente citadas e incluídas na lista de referências.

Com relação ao autoplágio, indicamos que o artigo deve constituir-se em contribuição original e citações de trabalhos anteriores do autor devem ser citadas quando necessárias para a compreensão do artigo inédito no que se refere a teoria ou metodologia.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1. Ficha de identificação de autores

2. Resumo e palavras-chave em português + Abstract e keywords em inglês + Resumen e palabras clave em espanhol + texto sem identificação

3. O artigo é inédito e respeita as normas Éticas e de Integridade nas Práticas Científicas publicadas pelo CNPq. Para consultar a publicação de clique aqui: http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm#etica

 

Declaração de direito autoral

Ao encaminhar textos à CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.

O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.

Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.

 

Política de privacidade

Os nomes e endereços informados na CONTRAPONTOS serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Processo de avaliação pelos pares

A publicação dos Artigos encaminhados está condicionada a pareceres de ao menos dois membros do Conselho Editorial da revista ou de avaliadores convidados pela Comissão Editorial. Os procedimentos adotados pelo periódico para análise e aprovação de originais atendem as normas internacionalmente consagradas: avaliação cega e por pares, reforcando impessoalidade, rigor científico e adequação editorial.

Pareceristas recebem originais anônimos para análise, ao passo que os autores têm no final do processo acesso às avaliações de seus textos, também sem a identificação dos pares.

Na distribuição dos originais aos avaliadores serão evitadas situações de conflito de interesse ou outras que prejudiquem a análise competente e justa dos textos.

Resenhas, entrevistas e textos para a Seção do Professor e Reflexões Acadêmicas serão analisados no âmbito da Comissão Editorial.

Não caberá recurso ao trabalho recusado.

 

[Home] [Sobre la revista] [Cuerpo editorial] [Subscripción]


Creative Commons License Todo el contenido de la revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons

Univali
Rua Uruguai, 458
Bloco F-7 – piso 4 – sala 401
Centro – Itajaí – SC
CEP 88302-901


contrapontos@univali.br