ISSN 1984-7114 versión on-line

ACERCA DE ESTA REVISTA

 

Foco e escopo

Os artigos recebidos deverão ser inéditos e versar sobre as políticas públicas de educação, seus princípios orientadores e a consolidação das mesmas em normas, programas e práticas educativas com ênfase nos saberes docentes, na distribuição de papéis e na organização das atividades pedagógicas. Serão aceitos ainda, textos que abordem diferentes linguagens, tecnologia educacional e formação docente. Sendo assim, nossa preferência é para publicações de pesquisadores doutores brasileiros e internacionais. Além de artigos e relatos de pesquisa inéditos, a revista publica resenhas críticas de livros, entrevistas e traduções de autoria de docentes doutores e pesquisadores, desde que aprovadas pelo Conselho Editorial. A CONTRAPONTOS está indexada nas seguintes bases de dados: SIBIUN/Univali, Portal Periódicos CAPES, GeoDados, Edubase, Latindex, IRESIE, Sociological Abstract, ACAFE e Educ@. CONTRAPONTOS é um periódico nacional, trimestral, classificado como B2 no Qualis Educação e integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIVALI (Mestrado e Doutorado), conceito CAPES 5.

 

Processo de avaliação pelos pares 

O processo de avaliação ocorre da seguinte forma:

1) Avaliação "desk review" realizada pelo Editor Geral e Editora de Operações.
Esse processo visa identificar se o artigo atende aos requisitos de metodologia, se a contribuição do objetivo teórico se enquadra nos objetivos da CONTRAPONTOS; e se os resultados atingem o nível de significância relevante para a pesquisa em Educação.

2) Etapa de avaliação "blind review".
Esta etapa envolve a avaliação do artigo por dois especialistas no tema de forma "blind review". Os professores especialistas no tema pertencem ao grupo de pesquisadores que colaboram com a CONTRAPONTOS. 

3) Caso haja divergências na avaliação, um terceiro professor especialista no tema de pesquisa será convidado para resolver as diferenças de análise.

4) No caso de análise pelo terceiro avaliador, caberá aos Editores a definição final sobre a publicação.
Resenhas, entrevistas e textos para a Seção do Professor e Reflexões Acadêmicas serão analisados no âmbito da Comissão Editorial. Não caberá recurso ao trabalho recusado.

 

Periodicidade 

A peridiocidade de publicação da CONTRAPONTOS é anual, com a publicação de um volume único por ano com fluxo contínuo de artigos.

 

Política de acesso livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Histórico da revista

A CONTRAPONTOS existe desde 2001, quando do início do funcionamento do Programa de Pós-Graduação em Educação da Univali. A revista foi criada para ser uma contribuição do programa para a difusão da pesquisa em Educação. A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritarimente a uma comunidade acadêmico-científica. É trimestral, existe desde 2001 e vem circulando nacionalmente desde então, sem interrupções. Em 2009, a CONTRAPONTOS converteu-se num periódico exclusivamente eletrônico (http://www.univali.br/contrapontos). Com isso, também ampliamos sobremaneira o alcance da revista, sua leitura e circulação, inclusive internacional. O Programa de Pós-Graduação em Educação em Educação da Univali edita quatro números da CONTRAPONTOS a cada ano.

 

Indexação

A CONTRAPONTOS está indexada nas seguintes bases de dados:

  • Portal Periódicos CAPES
  • Sistema ACAFE
  • GeoDados
  • SIBIUN/Univali
  • Sociological Abstract
  • Edubase
  • IRESIE
  • Latindex
  • REDIB

 

Arquivamento

A CONTRAPONTOS utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuí­do entre as bibliotecas participantes e permite as mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Contato

Endereço postal

Rua Uruguai, 458 Bloco F-7, piso 4.
Centro – Itajaí (SC). CEP: 88302-901

Contato Principal

Valéria Silva Ferreira
Doutora
UNIVALI
Rua Uruguai, 458. Bloco F-7 – piso 4 Centro – Itajaí (SC). CEP: 88302-202.
E-mail: contrapontos@univali.br

Contato para Suporte Técnico

Mariana Soares da Silva
E-mail: mariana.s@univali.br

 

[Home] [Cuerpo editorial] [Instrucciones a los autores] [Subscripción]


Creative Commons License Todo el contenido de la revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons

Univali
Rua Uruguai, 458
Bloco F-7 – piso 4 – sala 401
Centro – Itajaí – SC
CEP 88302-901


contrapontos@univali.br