ISSN 1518-3483 versão impressa
ISSN 1981-416x versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Instruções aos Autores

A Revista Diálogo Educacional vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Brasil, é uma publicação quadrimestral, com artigos científicos originais, de revisão e resenhas destinados à área da Educação, direcionados aos profissionais de áreas afins. A revista se destina a divulgar a produção acadêmica e científica de pesquisadores e grupos de pesquisa nacionais e internacionais da Educação para promover o debate na área. Na organização dos números da Revista pelo Conselho Editorial são definidos os temas que compõem o dossiê.

INDICAÇÕES GERAIS
a)Todos os trabalhos devem ser inéditos e não podem estar submetidos para avaliação simultânea por outros periódicos.
b)Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de responsabilidade dos autores.
c)Todos os artigos serão submetidos ao Conselho Editorial da revista e para avaliação por pares externos à Instituição (peer review).
d) Os trabalhos podem ser encaminhados em português, inglês, francês ou espanhol e o resumo deve ser apresentado na língua original do texto com a tradução para o inglês.
e) Abreviações oficiais poderão ser empregadas somente após uma primeira menção completa. Deve ser priorizada a linguagem científica.
e)Deverão constar nos trabalhos endereço completo, afiliação institucional por extenso, titulação, telefone e e-mail para encaminhamento de correspondência pela Comissão Editorial.
f)Não serão publicadas fotos coloridas, a não ser em caso de absoluta necessidade e a critério da Comissão Editorial.
g) Os artigos recebidos são encaminhados a dois revisores (pareceristas) para avaliação pelos pares (peer review). Os editores coordenam as informações entre os autores e revisores, cabendo-lhes a decisão final sobre quais artigos serão publicados com base nas recomendações feitas pelos revisores. Quando recusados, os artigos serão devolvidos com a justificativa do editor. Caso aceitos os textos passam pela revisão, editoração e publicação. Poderão ser reenviados os textos reformulados, quando for o caso.
h) Para publicação dos textos os autores deverão encaminhar após a aprovação do trabalho carta de cessão de direitos autorais que encontra-se disponível no processo de submissão online da Editora Champagnat.

Contato
Revista Diálogo Educacional
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho
CEP 80215-901, Curitiba, PR, Brasil
e-mail: dialogo.educacional@pucpr.br
telefone: +55(41) 3271-1655

FORMA E APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

Os textos aceitos pela Revista Diálogo Educacional se enquadram nas categorias de Artigos Científicos Originais, Revisão ou Resenhas.

Artigos científicos originais: oriundos de resultado de pesquisa de natureza empírica, teórica e de revisão, sua estrutura deve conter: Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusão, Agradecimentos e Referências. O texto deve ser elaborado com, no máximo, 15 páginas e conter até 5 ilustrações quando for o caso.

Artigos de Revisão: oriundos de estudos com delineamento definido e baseado em pesquisa bibliográfica consistente com análise crítica e considerações que possam contribuir com o estado da arte contendo até 15 páginas.

Resenha – revisão crítica de obra, orientando o leitor quanto as suas características e usos potenciais contendo até 3 páginas.


Os trabalhos devem ser apresentados pelo sistema homologado pelo movimento OAI 2.0 de acesso livre a informação desenvolvido pela Editora Champagnat http://www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo, contatos poderão ser realizados pelo e-mail: dialogo.educacional@pucpr.br.
a) Os textos devem ser digitados em Word for Windows, em letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5, formato A4, não devendo ultrapassar 15 páginas para os artigos e cinco páginas para as resenhas, incluindo as referências, ilustrações, figuras, gráficos, quadros e tabelas.
b)As ilustrações, (figuras, gráficos, etc.) devem ser limitadas ao mínimo indispensável (observando que o título também deverá ser indicado no texto onde a ilustração será inserida), identificadas e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. As imagens digitalizadas devem ser enviadas cada uma em arquivo separado, com extensão .jpg ou .tif e resolução mínima de 300 DPI.
c)Os quadros e tabelas devem ser limitados ao mínimo indispensável e enviados separadamente do texto (observando que o título também deve ser indicado no texto onde o quadro/tabela será inserido), identificados e numerados consecutivamente em algarismos arábicos. Na montagem das tabelas, seguir as Normas de apresentação tabular, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Estatística e publicadas pelo IBGE em 1979. Os quadros e tabelas devem ser enviados cada um em arquivo separado, com extensão .doc ou .xls
d)As notas de rodapé são indicadas por números arábicos e restritas ao mínimo indispensável.
e)No preparo do original deve ser observada a seguinte estrutura:

No preparo do original, deverá ser observada a seguinte estrutura:

CABEÇALHO
• Título do artigo em português (Inicial em maiúscula, restante um letras minúsculas a menos que seja nome próprio em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14, centralizado), subtítulo em letras minúsculas (exceção para nome próprio) e em inglês, francês ou espanhol (somente a primeira letra do título em maiúscula, as demais palavras em letras minúsculas – exceção para nome próprio), em itálico, fonte Times New Roman, tamanho 12, centralizado). O título deve conter no máximo 12 palavras, sendo suficientemente específico e descritivo.
• Nome(s) do(s) autor(es) deve(m) estar abaixo do título e apresentar: Afiliação institucional/vínculo, cidade, estado, país e e-mail.

RESUMO E ABSTRACT
• O resumo é a apresentação sintetizada dos pontos principais do texto, destacando as considerações emitidas pelo autor, com uso de 100 a 250 palavras. O correspondente abstract deve ser compatível com o texto do resumo.
• Palavras-chave no idioma original e suas correspondentes Keywords: São descritores que identificam o conteúdo do artigo. O número de descritores é de no mínimo três e de no máximo cinco.

O CORPO DO TEXTO
•O CORPO DO TEXTO
- Introdução: Deve apontar o objeto e propósito do estudo, descrever os avanços alcançados com a pesquisa. Relatos de pesquisa devem se utilizar da introdução para apresentar a contextualização do problema por meio de revisão bibliográfica.
- Metodologia: Deve apresentar a trajetória teórico metodológica que norteia a pesquisa. Referenciar as técnicas padronizadas.
- Análise e discussão: Interpretar os dados e apresentar os resultados relacionados aos conhecimentos existentes.
- Conclusão ou considerações finais: Trata-se do fechamento do texto indicando os resultados finais.
- Agradecimentos: Quanto pertinentes, devem ser sintéticos e concisos.
- Referências: Somente as citações que figuram no texto devem ser referenciadas. Trabalhos aceitos em fase de publicação devem ser citados acompanhados da expressão in press; dados não publicados devem vir acompanhados da expressão unpublished observations (neste caso, uma carta do autor deve ser fornecida). As referências ao fim do trabalho devem ser organizadas e apresentadas em ordem alfabética, de acordo com o sobrenome do primeiro autor. Para elaboração das referências, deve ser observada a norma NBR 6023 da ABNT (ago. 2002). Não utilizar abreviações nem siglas dos nomes das instituições.

LIVRO DE UM SÓ AUTOR
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998.

LIVRO COM ATÉ TRÊS AUTORES
JUNQUEIRA, Sérgio Azevedo; MENEGUETTI, Rosa Gitana Krob; WACHOWICZ, Lilian Anna. Ensino religioso e sua relação pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2002.

LIVRO COM MAIS DE TRÊS AUTORES
CASTELLS, Manuel et al. Novas perspectivas críticas em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

CAPÍTULOS DE LIVRO
CATANI, D. B.; SOUSA, C. P. de; SOUZA, M. C. C. História, memória e autobiografia na pesquisa educacional e na formação. In: CATANI, D. B. (Org.). Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escritura, 2000. p. 13-46.

LANDABURU, Jon. A educação em regiões indígenas: mudanças recentes na Colômbia, Equador e Bolívia. In: TRINDADE, Hélio; BLANQUER, Jean-Michel. (Org.). Os desafios da educação na América Latina. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 254-269.

DISSERTAÇÕES OU TESES
RAU, M. C. T. D. O lúdico na prática pedagógica do professor de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 2006. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2006.

EVENTOS CIENTÍFICOS
SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE O PAPEL DA ARTE NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA E DO JOVEM: ARTE NA ESCOLA. 1., 1994, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Cruzeiro do Sul, 1994. 440 p.

CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO. 1., 1980, São Paulo. Anais... São Paulo: Cortez, 1980. 415 p.

TRABALHOS APRESENTADOS EM CONGRESSO
LIMA, Maria José Rocha. Professor, objeto da trama da ignorância: análise de discursos de autoridades brasileiras, no império e na república. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13., 1997, Natal. Anais... Natal: EDUFRN, 1997. p. 95-107.

ARTIGOS DE REVISTAS
ZAINKO, Maria Amélia Sabbag. Educação superior no Brasil: a avaliação institucional como condição para seu desenvolvimento. Educação Brasileira, Brasília, v. 15, n. 30, p. 111-113, jan./jun. 1993.

ARTIGOS DA INTERNET
MICHELS, Maria Helena. Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, p. 406-423, 2006. Disponível em: . Acesso em: 03 mar. 2009.

LEGISLAÇÃO
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 01 de 15 de maio de 2006. Delibera sobre as diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 maio 2006. Seção 1, p. 11.

LEGISLAÇÃO DA INTERNET
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 1/2002, 9 de abril de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, 04 de março de 2002. Seção 1, p. 8. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2008.

CITAÇÕES
As referências devem ser citadas no texto pelo sistema autor-data conforme a norma ABNT, NBR 10520 ago. 2002. Exemplo:
• Quando os autores fazem parte do texto: um autor: Segundo Freitas (2002, p. 524), “.................”; dois autores: De acordo com Junqueira e Souza (2002)...; mais de três autores: Para Prado et al. (2002)...
• Quando os autores não fazem parte do texto: Com o advento da invenção dos tipos móveis por Gutemberg, a informação popularizou-se. (BUFREN, 1997).
• Citação de citação:
Segundo Silva (1983 apud ABREU, 1999, p. 3) diz ser [...]

* Importante: Deve-se evitar ao máximo a citação de citação.

As citações com até três linhas devem estar dentro do texto entre aspas duplas; as citações com mais de três linhas devem estar com recuo de 4 cm da margem esquerda, em fonte tamanho 10.

É importante que, durante a execução do trabalho, o autor consulte a página da revista online (http://www.pucpr.br/pesquisa_cientifica/revistas_cientificas.php) e verifique a apresentação dos artigos publicados, adotando o mesmo formato. Além de revisar cuidadosamente o trabalho com relação às normas solicitadas: tamanho da fonte em cada item do trabalho, numeração de página, notas em número arábico, a legenda de tabelas e quadros, formatação da página e dos parágrafos, citação no corpo do texto e referências conforme solicitado. O português, inglês e/ou espanhol do trabalho. E, por fim, se todos os autores citados constam nas Referências e no final do trabalho.

NOTA: Fica a critério da revista a seleção dos artigos que deverão compor os fascículos, sem nenhuma obrigatoriedade de publicá-los, salvo os selecionados pelos pares.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

 

Dialogo Educacional

Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação
Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado Velho
CEP 80215-901 - Curitiba - Paraná
Tel.:(41) 3271-1655/ 3271-1370


dialogo.educacional@pucpr.br