ISSN 1983-9278 versão online
ISSN 1517-1949 versão impressa

SOBRE A REVISTA

 

Informações básicas


Eccos é a revista científica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-Uninove) que, ao longo de sua trajetória histórica, iniciada em 1999, destina-se a divulgar trabalhos das ciências da educação e das ciências correlatas, referenciados nas “temáticas geradoras” definidas periodicamente por seu Conselho Editorial.
Tem garantido a diversidade institucional de autores reconhecidos na área de educação, evitando sempre a indesejável endogenia.
A revista é composta por dossiês temáticos, artigos originais sob a forma de ensaios, ou resultantes de pesquisas cientificamente consolidadas, e resenhas. Tem priorizando os trabalhos produzidos em co-autoria, de modo a estimular o intercâmbio e cooperação interinstitucional.
Tem contado com a colaboração de pesquisadores e pesquisadoras de universidades e instituições de pesquisa de todas as regiões do Brasil, bem como de países da Europa, Estados Unidos, Ásia e África.
Eccos está registrada em inúmeras e qualificadas bases de indexação, nacionais e estrangeiras.
Tem provocado, com suas publicações, ampla e profunda repercussão na comunidade científico-acadêmica, evidenciando uma progressiva expansão de sua credibilidade.
Eccos segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

Eccos é avaliada como Qualis-Capes como A3
Periodicidade: fluxo contínuo (a partir de julho de 2020)

e-ISSN: 1983-9278
ISSN: 1517-1949


 

Fontes de indexação


  • BBE – Biografia Brasileira de Educação ( Brasil, INEP)
  • DIADORIM – Direito de políticas e editoriais das revistas cientificas brasileiras.
  • DOAJ – Directory of Open Acess Journals
  • EBSCO HOST -  Research Databases
  • ERIHPLUS – European Reference Index For The Humanities And Social Sciences
  • Google Scolar
  • Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • OAJ.net – Open Academic Jounals Index
  • Proquest
  • Redalyc -  Scientific Information System Rede de revistas científicas
  • Redib – Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
  • Sumários – Sumários de Revistas Brasileiras .org
  • Portal de Periódicos Capes – Ministério da Educação
  • LatinREV

 

Foco e escopo


EccoS  é a publicação de difusão científico-acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-UNINOVE).
Publicada desde 1999, a Revista vem difundindo textos originais produzidos no campo das ciências sociais e das humanidades, com foco na área de educação.
Desde sua primeira edição, tem procurado publicar textos científicos e acadêmicos expressivos (ensaios ou resultados de pesquisas empíricas) sobre matérias da educação, buscando manter a colaboração de uma grande variedade de autores e de autoras, das mais diversas instituições de educação e pesquisa, nacionais e estrangeiras. 
De início, a periodicidade de EccoS foi semestral, com apenas dois números por ano. A partir de 2012, tornou-se quadrimestral, portanto, com três números anuais, e, em 2019, conseguiu tornar-se trimestral, com quatro edições anuais. Finalmente, a partir de julho de 2020, tornou-se mais um periódico brasileiro da área de educação com periodicidade em fluxo contínuo, de acordo com as recomendações dos indexadores mais reconhecidos na área. Em 2014, passara a ser editada, preferencialmente, na versão online, podendo ser impressa em ocasiões especiais.
No sentido de manter-se em dia com as reflexões sobre os problemas mais significativas das conjunturas da atualidade e dos avanços da ciência pedagógica, EccoS encomenda textos referenciais de autores de renome nas áreas de conhecimento mencionadas, para publicá-los sob a forma de dossiês, além dos artigos e resenhas colhidos em demandas espontâneas. A partir de 2020, passa a publicar os resumos das teses de doutorado e dos trabalhos de pesquisa do estágio pós-doutoral defendidos no Programa.
EccoS tem como meta contribuir para a difusão de trabalhos acadêmicos e científicos que se inscrevem no campo das ciências da educação, oferecendo acesso livre e imediato a todo o seu conteúdo pelo portal www.revistaeccos.org.br , sob a diretriz da ampla e irrestrita socialização do conhecimento.
Ao longo de sua história, Eccos  tem buscado garantir a diversidade institucional de seus autores e a presença de pesquisadores de distintas instituições de todas as regiões do Brasil, bem como de renomadas IES estrangeiras, evitando a endogenia.
Mais recentemente, decidiu-se que, além da língua oficial de EccoS, o Português, os textos poderiam ser submetidos e publicados em outros idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês e italiano. Os textos dos artigos e das resenhas são submetidos, exclusivamente, por meio do portal da Revista.

Para submeter artigos, clique em:

https://periodicos.uninove.br/eccos/about/submissions#onlineSubmissions

Aviso: Em razão da expressiva quantidade de artigos submetidos à Revista EccoS, está suspensa a submissão de artigos de demanda espontânea e propostas de dossiês, temporariamente. Continuam abertas as submissões para resenhas.

Para acessar os números anteriores, clique em:

https://periodicos.uninove.br/eccos/issue/archive


 

Políticas de seção


Entrevista

□ Submissões abertas

☑ Indexado

□ Avaliado pelos pares

Artigos

□ Submissões abertas

☑ Indexado

☑ Avaliado pelos pares

Resenhas

☑ Submissões abertas

☑ Indexado

☑ Avaliado pelos pares

Dossiê temático

□ Submissões abertas

☑ Indexado

☑ Avaliado pelos pares


 

Processo de avaliação pelos pares


Os textos (artigos e resenhas) submetidos aos editais são avaliados, primeiramente, quanto a seu caráter cientificamente consolidado, a sua relevância social e a seu alinhamento às diretrizes de EccoS.

Todos os artigos submetidos passam pela verificação do programa Oxsico – um software detector de plágio – que, se constatado o plágio, serão tomadas as providências legais em vigor.

Quando o trabalho submetido não for original, nem adequado e oportuno à política editorial de EccoS, será arquivado.

Verificada a originalidade, a adequação e a oportunidade do texto submetido, a avaliação prossegue no sistema de revisão por pares duplo-cego (peer review), a cargo dos pareceristas ad hoc – especialistas designados em função da temática e/ou dos referenciais teóricos do trabalho submetido –, sendo que, em geral, os pareceristas são professores e pesquisadores associados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de educação superior (IES) nacionais ou estrangeiras.

Depois de examinar, criteriosamente, o artigo ou a resenha submetida, o parecerista deve concluir seu respectivo parecer analítico-crítico com uma das seguintes recomendações:

a) aceitar;
b) aceitar com correções ou modificações;
c) rejeitar.

Para aceitação, são necessários, no mínimo, dois pareceres favoráveis, sendo que, no caso de divergência entre os pareceres, os textos submetidos poderão ser encaminhados a um terceiro parecerista, a critério do(s) editor(es).

Quando um ou os dois pareceristas solicitarem reformulações, o trabalho é devolvido ao autor, para que o mesmo considere os pareceres e reformule o texto, que, reformulado, deverá ser reenviado para reavaliação.

O trabalho não aceito é arquivado; o trabalho aceito passa à fase da edição.

Os artigos aceitos para publicação poderão sofrer revisões editoriais para facilitar sua clareza e entendimento, sem alteração de seu conteúdo.

Os editores decidirão em que edição e em que parte da Revista o artigo será publicado.


 

Histórico


EccoS – Revista Científica passa a ser uma publicação trimestral a partir de 2019

  • Primeiro trimestre, jan./mar., limite para publicar a edição 31 março.
  • Segundo trimestre, abr/jun., limite para publicar a edição 30 junho.
  • Terceiro trimestre, jul./set., limite para publicar a edição 30 setembro.
  • Quarto trimestre, out./dez., limite para publicar a edição 31 dezembro.

Periodicidade


Fluxo continuo - a partir de julho 2020.


 

Política de acesso livre


Este periódico disponibiliza acesso livre (“open access”) a todo o seu conteúdo, podendo os artigos serem lidos, descarregados, copiados, distribuídos, impressos e/ou pesquisados, devendo ser feita a referência da fonte.


 

Arquivamento


Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...


 

Código ético de conduta


1 Deveres e responsabilidades gerais dos editores:
Os editores serão, em última  instância, responsáveis pelos artigos publicados na Eccos – Revista Científica.
Na sua atividade editorial constituem seus deveres fundamentais:

  • atender às necessidades dos leitores a quem se destina a revista e dos autores que nela publicam;
  • contribuir para melhorar, constantemente, a qualidade da revista;
  • garantir a qualidade científica dos artigos que são publicados
  • garantir, permanentemente, a liberdade de expressão, independentemente de credos, posições políticas, ideológicas e acadêmicas;
  • tendo em consideração que a Eccos é uma revista científica da área da Educação, constitui dever dos editores contribuir para a manutenção da linha acadêmica para a qual a Eccos está vocacionada;
  • impedir desvios no que se refere aos padrões intelectuais;
  • sempre que necessário, os editores estarão dispostos a publicar correções, esclarecimentos, retratações e apresentar, sempre que necessário, pedidos de desculpa aos autores e/ou aos leitores.

2 Relações com os leitores
A Eccos – Revista Científica tornará público aos seus leitores as origens dos financiamentos, sempre que alguma pesquisa publicada tenha sido financiada por alguma instituição ou agência de fomento e qual o papel das respectivas agências e/ou instituições nas referidas pesquisas.

3 Relações com autores
Os editores tomarão todas as medidas razoáveis para garantir a qualidade dos artigos ou outro material que publicam, tendo em consideração os objetivos e padrões das seções que constituem a revista.As decisões dos editores no que diz respeito à aceitação ou rejeição de um artigo para publicação serão baseadas na originalidade, finalidade, relevância do estudo em função dos objetivos acadêmicos da revista.
O processo de revisão por pares consta das normas de publicação de artigos, dossiês temáticos, resenhas críticas e os editores estarão sempre dispostos a justificar qualquer desvio que possa surgir relativamente aos processos de revisão descritos nas normas.
Os autores dos artigos submetidos à Eccos – Revista Científica poderão, sempre que o entenderem, manifestar-se contra as decisões editoriais, em carta dirigida aos editores. Os editores responderão obrigatória e justificadamente às solicitações dos autores.
Os editores publicarão as orientações aos autores no que diz respeito à originalidade, cientificidade  do material a publicar, tal como as normas que deverão seguir para a submissão dos seus artigos.As orientações aos autores serão atualizadas com regularidade e, necessariamente, estarão vinculadas ao presente código ético de conduta.
Os editores não tomarão a decisão de publicar artigos cuja avaliação por pares tenha sido negativa.
No caso de alteração de editores da Eccos – Revista Científica, a política editorial não se alterará, a não ser que sejam identificados erros cometidos pelos editores anteriores.

4 Relações com os revisores
Os editores publicarão orientações aos colaboradores no que diz respeito às normas seguidas pela revista, à revisão por pares e à sua responsabilidade científica, tendo em vista a manutenção da qualidade acadêmica dos artigos a publicar. Estas orientações serão atualizadas regularmente e estarão, necessariamente, vinculadas a este código.
Os editores garantem o sigilo em relação à identidade dos revisores e dos autores dos artigos a não ser que o sistema de revisão possa, em determinados casos, ser aberto, o que será comunicado aos autores e revisores.

5 O processo de revisão por pares
As colaborações submetidas são avaliadas, primeiramente, quanto ao seu caráter científico e seu alinhamento em relação às diretrizes aos autores, ao foco e ao escopo da revista.Quando o trabalho submetido não for adequado à política editorial da Revista, será arquivado e a decisão será comunicada aos autores.Caso seja verificada a pertinência e o caráter de originalidade, a avaliação prossegue no sistema de revisão por pares duplo-cego (processo de peer review), a cargo dos parecerias ad hoc– especialistas designados em função do tema do artigo. Os pareceristas são professores e pesquisadores associados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino nacionais ou estrangeiras.Para publicação, é necessária dupla aprovação. Havendo divergência entre os pareceres, os textos serão encaminhados a um terceiro parecerista. Os pareceristas podem aceitar o artigo, solicitar revisões, ou rejeitar. Qualquer uma das hipóteses é justificada por um parecer descritivo. Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é arquivado. Quando os dois pareceristas aceitam o trabalho, ele passa à fase seguinte. Por fim, quando um ou os dois pareceristas solicitam reformulações, o trabalho é devolvido ao autor, solicitando que o mesmo considere os pareceres e reformule o artigo. Quando o autor reenvia o texto reformulado, segundo as sugestões dos pareceristas, ele é reavaliado.
Os artigos aceitos para publicação poderão sofrer revisões editoriais para facilitar sua clareza e entendimento sem alterar seu conteúdo.
Cabe aos editores a decisão sobre a edição onde o artigo será publicado.

6 Reclamações
Os editores garantem que todos os autores têm direito a apresentar as suas reclamações aos editores, sempre que o julguem necessário e oportuno.Os editores responderão, prontamente, às reclamações e garantirão o direito de resposta aos autores. O processo de reclamação será efetuado por carta dirigida aos editores e os autores poderão exigir a reavaliação dos seus artigos no caso de discordância relativamente ao resultado da primeira avaliação. Estas diretrizes  constam das normas aos autores, publicadas na revista.

7 Incentivo ao  debate
A Eccos – Revista Científica privilegia o debate democrático e, por isso, garante a possibilidade de crítica em relação aos trabalhos publicados. Compete aos editores decidir se as críticas apresentadas são ajustadas, fundamentadas e convincentes.
Os autores terão a oportunidade de responder às críticas respeitantes aos seus artigos.

8 Incentivo à integridade acadêmica
Os editores garantem que o material de pesquisa publicado está em conformidade com as diretrizes éticas internacionalmente aceites. Garantem, também, que as pesquisas que envolvam aspectos relacionados com os direitos humanos só serão publicadas após um parecer favorável do comitê de ética da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

9 Proteção de dados individuais
Os editores garantem a proteção da confidencialidade da informação individual. Não divulgarão, por exemplo, a identidade dos sujeitos de pesquisa e dados pessoais no caso de pesquisas empíricas. Exigirá dos autores dos artigos de pesquisas empíricas a garantia de que os sujeitos de pesquisa manifestaram o seu consentimento, por escrito, de participação na pesquisa.Tendo em consideração que a Eccos – Revista Científica é uma publicação da área da educação, os editores aceitarão todos os artigos de pesquisa empírica sem o consentimento dos sujeitos de pesquisa desde que a publicação dos referidos artigos não fira a dignidade dos sujeitos envolvidos.

10 Procedimentos relativos a condutas antiéticas
Os editores seguem as normas internacionais relativas aos trabalhos plagiados. Rejeitam, em absoluto, todas as formas de plágio e só publicarão artigos com a garantia, por parte dos autores, da originalidade dos seus trabalhos.
Os editores estarão atentos aos processos de autoplágio e farão, sempre que julguem oportuno, recomendações aos autores.No caso de algum autor apresentar à Eccos – Revista Científica um trabalho total ou parcialmente plagiado, ser-lhe-á vedado, definitivamente, o acesso à possibilidade de publicação.  Esta diretiva será, obrigatoriamente, transmitida aos autores e ser-lhes-á garantido o direito de resposta.
Os editores farão todos os esforços para garantir que as pesquisas publicadas foram conduzidas de acordo com as normas éticas de pesquisa científica definidas pelos organismos internacionais.

11 Garantia de integridade do registro acadêmico
Os editores garantem que, no caso de publicação de trabalhos com imprecisões significativas ou afirmações distorcidas ou enganosas, procederão à sua correção dando-lhe o destaque adequado tendo em vista a reposição do rigor e verdade científicos e por respeito aos leitores da revista.
Os editores garantem que transmitirão às redes em que a Eccos –  Revista Científica esteja indexada todas as informações relativas a trabalhos que, eventualmente, possam ter sido publicados com imprecisões ou afirmações distorcidas ou enganosas.
A Eccos – Revista Científica seguirá as suas normas e política editoriais, não se desviando dos seus objetivos prioritários: fomentar a pesquisa na área da educação e contribuir para o debate democrático em nível nacional e internacional sobre todas as temáticas relacionadas com a educação, pressionando, por meio das pesquisas que divulga, a melhoria das práticas educacionais.

12 Independência editorial
Os editores da Eccos – Revista Científica regem-se pelos princípios de democraticidade, garantindo a divulgação de trabalhos científicos baseados no rigor, qualidade científica e originalidade, independentemente das opções políticas e ideológicas dos seus autores. Os editores seguirão e cumprirão o princípio de independência editorial.

13 Relações dos editores com o conselho editorial
O conselho editorial da Eccos – Revista Científica é constituído por membros de reconhecido mérito acadêmico, pertencentes a instituições de educação superior nacionais e internacionais. Neste sentido, os editores garantem que procederão à consulta do conselho editorial e terão em consideração as suas críticas, comentários e propostas, tendo em vista a melhoria da qualidade científica da revista. Esta consulta será feita anualmente.

14 Conflitos de interesses
Os conflitos que, eventualmente, possam surgir entre editores, autores, revisores e leitores e que não possam ser solucionados, apenas, com a intervenção dos editores, serão solucionados, por uma comissão que terá a participação do diretor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) ao qual pertence a revista. Esta comissão, após avaliação e decisão, elaborará uma resposta que será transmitida aos interessados.

15 Cumprimento do Código de Ética
Os editores farão todos os esforços no sentido do cumprimento do presente Código de Ética que, após a sua publicação, entrará imediatamente em vigor.

Deveres do Publisher
Estamos empenhados em garantir que a obtenção de verbas de publicidade, reimpressão ou outra receita comercial não tem qualquer impacto ou influência sobre as decisões editoriais.
Os nossos artigos são revisados para garantir a qualidade das publicações científicas e também somos usuários do Oxsico (software para identificação de plágio).

Esta Política de Ética é baseada em recomendações do COPE Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Revistas

 

Política anti-plágio


Todos os artigos encaminhados à EccoS – Revista Científica, passarão pela verificação de similaridade do Oxsico.

A Revista segue as normas internacionais relativas aos trabalhos plagiados. Rejeita, em absoluto, todas as formas de plágio e só publica artigos com a garantia, por parte dos autores, da originalidade dos seus trabalhos.

Os editores estarão atentos aos processos de autoplágio e farão, sempre que julguem oportuno, recomendações aos autores.

No caso de algum autor apresentar à EccoS – Revista Científica, um trabalho total ou parcialmente plagiado, ser-lhe-á vedado, definitivamente, o acesso à possibilidade de publicação. Esta diretiva será, obrigatoriamente, transmitida aos autores e ser-lhes-á garantido o direito de resposta.


 

Preservação digital


EccoS - Revista Científica  se preocupa com o acesso ao conteúdo a longo prazo. Utilizamos o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes permitindo  às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.


 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

 

Universidade Nove de Julho (Uninove)
Rua Vergueiro, nº 235/249, 12º andar, Liberdade
01504-001 São Paulo (SP), Brasil
Telefone: (11) 3385-9191


eccos@uninove.br