ISSN 1517-1949 versão impressa
ISSN 1983-9278 versão on-line

SOBRE A REVISTA

 

Informações básicas


Eccos é a revista científica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-Uninove) que, ao longo de sua trajetória histórica, iniciada em 1999, destina-se a divulgar trabalhos das ciências da educação e das ciências correlatas, referenciados nas “temáticas geradoras” definidas periodicamente por seu Conselho Editorial.

Tem garantido a diversidade institucional de autores reconhecidos na área de educação, evitando sempre a indesejável endogenia.

A revista é composta por dossiês temáticos, artigos originais sob a forma de ensaios, ou resultantes de pesquisas cientificamente consolidadas, e resenhas. Tem priorizando os trabalhos produzidos em co-autoria, de modo a estimular o intercâmbio e cooperação interinstitucional.

Tem contado com a colaboração de pesquisadores e pesquisadoras de universidades e instituições de pesquisa de todas as regiões do Brasil, bem como de países da Europa, Estados Unidos, Ásia e África.

Eccos está registrada em inúmeras e qualificadas  bases de indexação, nacionais e estrangeiras.

Tem provocado, com suas publicações, ampla e profunda repercussão na comunidade científico-acadêmica, evidenciando uma progressiva expansão de sua credibilidade.

Eccos  segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

Eccos é avaliada como Qualis-Capes como A3

Periodicidade: Fluxo contínuo dividido em 4 números por ano (a partir de julho de 2020).

e-ISSN: 1983-9278
ISSN: 1517-1949


 

Foco e escopo


EccoS  é a publicação de difusão científico-acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-UNINOVE).

Publicada desde 1999, a Revista vem difundindo textos originais produzidos no campo das ciências sociais e das humanidades, com foco na área de educação.

Desde sua primeira edição, tem procurado publicar textos científicos e acadêmicos expressivos (ensaios ou resultados de pesquisas empíricas) sobre matérias da educação, buscando manter a colaboração de uma grande variedade de autores e de autoras, das mais diversas instituições de educação e pesquisa, nacionais e estrangeiras. 

De início, a periodicidade de EccoS foi semestral, com apenas dois números por ano. A partir de 2012, tornou-se quadrimestral, portanto, com três números anuais, e, em 2019, conseguiu tornar-se trimestral, com quatro edições anuais. Finalmente, a partir de julho de 2020, tornou-se mais um periódico brasileiro da área de educação com periodicidade em fluxo contínuo, de acordo com as recomendações dos indexadores mais reconhecidos na área. Em 2014, passara a ser editada, preferencialmente, na versão online, podendo ser impressa em ocasiões especiais.

No sentido de manter-se em dia com as reflexões sobre os problemas mais significativas das conjunturas da atualidade e dos avanços da ciência pedagógica, EccoS encomenda textos referenciais de autores de renome nas áreas de conhecimento mencionadas, para publicá-los sob a forma de dossiês, além dos artigos e resenhas colhidos em demandas espontâneas. A partir de 2020, passa a publicar os resumos das teses de doutorado e dos trabalhos de pesquisa do estágio pós-doutoral defendidos no Programa.

EccoS tem como meta contribuir para a difusão de trabalhos acadêmicos e científicos que se inscrevem no campo das ciências da educação, oferecendo acesso livre e imediato a todo o seu conteúdo pelo portal www.revistaeccos.org.br, sob a diretriz da ampla e irrestrita socialização do conhecimento.

Ao longo de sua história, EccoS  tem buscado garantir a diversidade institucional de seus autores e a presença de pesquisadores de distintas instituições de todas as regiões do Brasil, bem como de renomadas IES estrangeiras, evitando a endogenia.

Mais recentemente, decidiu-se que, além da língua oficial de EccoS, o Português, os textos poderiam ser submetidos e publicados em outros idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês e italiano. Os textos dos artigos e das resenhas são submetidos, exclusivamente, por meio do portal da Revista.

Para submeter artigos, clique em:
https://periodicos.uninove.br/eccos/about/submissions#onlineSubmissions

Para acessar os números anteriores, clique em:
https://periodicos.uninove.br/eccos/issue/archive


 

Fontes de indexação


  • BBE – Biografia Brasileira de Educação ( Brasil, INEP)
  • DIADORIM – Direito de políticas e editoriais das revistas cientificas brasileiras.
  • DOAJ – Directory of Open Acess Journals
  • EBSCO HOST -  Research Databases
  • ERIHPLUS – European Reference Index For The Humanities And Social Sciences
  • Google Scolar
  • Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • OAJ.net – Open Academic Jounals Index
  • Proquest
  • Redalyc -  Scientific Information System Rede de revistas científicas
  • Redib – Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
  • Sumários – Sumários de Revistas Brasileiras .org
  • Portal de Periódicos Capes – Ministério da Educação
  • LatinREV

 

Políticas de seção


Entrevista

☑ Submissões abertas

☑ Indexado

□ Avaliado pelos pares

Artigos

☑ Submissões abertas

☑ Indexado

☑ Avaliado pelos pares

Resenhas

☑ Submissões abertas

☑ Indexado

□ Avaliado pelos pares


 

Processo de avaliação pelos pares


Os textos (artigos e resenhas) submetidos aos editais são avaliados, primeiramente, quanto a seu caráter cientificamente consolidado, a sua relevância social e a seu alinhamento às diretrizes de EccoS.

Todos os artigos submetidos passam pela verificação do programa Oxsico – um software detector de plágio – que, se constatado o plágio, serão tomadas as providências legais em vigor.

Quando o trabalho submetido não for original, nem adequado e oportuno à política editorial de EccoS, será arquivado.

Verificada a originalidade, a adequação e a oportunidade do texto submetido, a avaliação prossegue no sistema de revisão por pares duplo-cego (peer review), a cargo dos pareceristas ad hoc – especialistas designados em função da temática e/ou dos referenciais teóricos do trabalho submetido –, sendo que, em geral, os pareceristas são professores e pesquisadores associados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de educação superior (IES) nacionais ou estrangeiras.

Depois de examinar, criteriosamente, o artigo ou a resenha submetida, o parecerista deve concluir seu respectivo parecer analítico-crítico com uma das seguintes recomendações:

a) aceitar;
b) aceitar com correções ou modificações;
c) rejeitar.

Para aceitação, são necessários, no mínimo, dois pareceres favoráveis, sendo que, no caso de divergência entre os pareceres, os textos submetidos poderão ser encaminhados a um terceiro parecerista, a critério do(s) editor(es).

Quando um ou os dois pareceristas solicitarem reformulações, o trabalho é devolvido ao autor, para que o mesmo considere os pareceres e reformule o texto, que, reformulado, deverá ser reenviado para reavaliação.

O trabalho não aceito é arquivado; o trabalho aceito passa à fase da edição.

Os artigos aceitos para publicação poderão sofrer revisões editoriais para facilitar sua clareza e entendimento, sem alteração de seu conteúdo.

Os editores decidirão em que edição e em que parte da Revista o artigo será publicado.


 

Taxa de processamento de artigos


Eccos Revista Científica não cobra qualquer tipo de taxa dos autores para:

  • Submissão
  • Avaliação 
  • Publicação

 

Declaração de direito autoral


Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
  • O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
  • A cessão dos direitos autorais da publicação deste artigo à EccoS Revista Científica;
  • A indexação deste artigo em bases de dados nacionais e internacionais, diretórios, bibliotecas digitais e bases bibliométricas em que a Revista estiver e vir a estar inserida;
  • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
  • É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
  • Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html

 

Política anti-plágio


Todos os artigos encaminhados à EccoS – Revista Científica, passarão pela verificação de similaridade do Oxsico.

A Revista segue as normas internacionais relativas aos trabalhos plagiados. Rejeita, em absoluto, todas as formas de plágio e só publica artigos com a garantia, por parte dos autores, da originalidade dos seus trabalhos.

Os editores estarão atentos aos processos de autoplágio e farão, sempre que julguem oportuno, recomendações aos autores.

No caso de algum autor apresentar à EccoS – Revista Científica, um trabalho total ou parcialmente plagiado, ser-lhe-á vedado, definitivamente, o acesso à possibilidade de publicação. Esta diretiva será, obrigatoriamente, transmitida aos autores e ser-lhes-á garantido o direito de resposta.


 

Preservação digital


EccoS - Revista Científica  se preocupa com o acesso ao conteúdo a longo prazo. Utilizamos o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes permitindo  às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.


 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Universidade Nove de Julho (Uninove)
Rua Vergueiro, nº 235/249, 12º andar, Liberdade
01504-001 São Paulo (SP), Brasil
Telefone: (11) 3385-9191


eccos@uninove.br