ISSN 1983-9278 versão online
ISSN 1517-1949 versão impressa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Foco e Escopo


EccoS - Revista Científica é uma publicação científica trimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Nove de Julho (Uninove). Fundada em 1999, tem como objetivo estimular e disseminar reflexões sobre temas educacionais e intercambiar com outras publicações do mesmo campo científico ou de áreas afins. A revista publica artigos originais em quatro idiomas: português, inglês, francês e espanhol.


 

Políticas de Seção


A revista publica em todas as suas edições dossiês temáticos, cuja chamada de trabalhos é feita antecipadamente e divulgada na página inicial da revista. Cada dossiê inclui de 8 a 10 artigos. Para a organização dos dossiês, podem ser convidados investigadores externos ou ser feita a avaliação de propostas externas recebidas. Além dos dossiês, a revista publica artigos de natureza geral em um total de 8 a 12 artigos e resenhas críticas de obras sobre educação ou temáticas afins de relevância interdisciplinar publicadas no último ano.


 

Processo de Avaliação dos Pares


As colaborações submetidas são avaliadas, primeiramente, quanto ao seu caráter científico e seu alinhamento em relação às diretrizes aos autores, ao foco e ao escopo da revista.

Todos os artigos submetidos à revista passam pela verificação do programa CopySpider. Trata-se de um software аnti-plágio (detector de plágio).

Quando o trabalho submetido não for adequado à política editorial da revista, este será arquivado e a decisão será comunicada aos autores.

Caso seja verificada a pertinência e o caráter de originalidade, a avaliação prossegue no sistema de revisão por pares duplo-cego (processo de peer review), a cargo dos parecerias ad hoc especialistas designados em função do tema do artigo. Os pareceristas são professores e pesquisadores associados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino nacionais ou estrangeiras.

Para publicação, é necessária dupla aprovação. Havendo divergência entre os pareceres, os textos serão encaminhados a um terceiro parecerista.

Os pareceristas podem aceitar o artigo, solicitar revisões, ou rejeitar. Qualquer uma das hipóteses é justificada por um parecer descritivo. Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é arquivado. Quando os dois pareceristas aceitam o trabalho, ele passa à fase seguinte. Por fim, quando um ou os dois pareceristas solicitam reformulações, o trabalho é devolvido ao autor, solicitando que o mesmo considere os pareceres e reformule o artigo. Quando o autor reenvia o texto reformulado, segundo as sugestões dos pareceristas, ele é reavaliado.

Os artigos aceitos para publicação poderão sofrer revisões editoriais para facilitar sua clareza e entendimento sem alterar seu conteúdo.

O tempo médio entre a submissão do artigo e a publicação, mediado pelo processo de avaliação é de, aproximadamente, 6 meses.

Cabe aos editores a decisão sobre a edição onde o artigo será publicado.


 

Diretrizes para Autores


Submissão de trabalhos, aspectos éticos e direitos autorais

Os textos poderão ser submetidos à análise dos Editores da EccoS – Revista Científica, nos seguintes idiomas: português, inglês, espanhol e francês.

As resenhas devem corresponder a obras recentes de, no máximo, um ano em relação ao ano de sua publicação.

Os trabalhos submetidos à Comissão Editorial serão avaliados em relação ao mérito científico, adequação às orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) às instruções editoriais contidas neste documento.

Os textos enviados deverão ser originais e inéditos e que não seja simultaneamente postulado em outras revistas ou órgãos editoriais. Textos já veiculados em eventos científicos realizados fora do país não poderão ultrapassar um ano de sua divulgação e devem ter essa data explicitada. A Comissão Editorial não aceitará artigos ou resenhas que tenham sido submetidos, simultaneamente, a outras publicações, nacionais ou estrangeiras.

Os autores devem submeter o texto à revisão ortográfica, gramatical e normativa antes de apresentá-lo à revista.

Todos os artigos submetidos à revista passam pela verificação do programa CopySpider (software detector de plágio).

Se a pesquisa que deu origem ao artigo envolver seres humanos, é necessário declarar que as abordagens e os instrumentos metodológicos utilizados obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica em Ciências Humanas.

À Comissão Editorial reserva-se o direito de aceitar ou não os trabalhos a ela enviados e, eventualmente, sugerir modificações ao(s) autor(es), a fim de adequar os textos à publicação.

Para cada artigo exige-se que pelo menos um dos autores tenha o título de doutor. Os artigos devem conter, no máximo, 3 (três) autores. A autoria deve ser limitada a aqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. O autor deve se assegurar que todos os coautores adequados e nenhum inadequado estão incluídos no artigo, e que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do documento e concordaram em sua apresentação para publicação.

Todos os autores precisam ser identificados na plataforma de submissão online da revista. Todos os campos do perfil dos autores devem ser preenchidos: nome (sem abreviação), instituição de vínculo (sem sigla), país e resumo da biografia (titulação, instituição, área de atuação, departamento).

Informar o número de Registro ORCID® (Open Researcher and Contributor ID) de todos os autores. Caso não possua, fazer o cadastro através do link: https://orcid.org/register. O registro é gratuito.

Para submeter texto é necessário estar cadastrado como autor na plataforma virtual da revista: http://www4.uninove.br/ojs/index.php/eccos/login 

Cada autor só poderá ter um manuscrito em tramitação, entre o início da submissão e a publicação final. Será observado um intervalo de um ano entre a publicação de textos escritos pelo mesmo autor e o início de um novo processo de submissão.

O texto enviado não deve conter identificação do(s) autor(es).  Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo.

Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

Os autores do documento devem excluir do texto seus nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé.

Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

Os trabalhos enviados devem vir acompanhados, em arquivo separado, de formulário de autorização (conforme modelo disponível na página virtual do periódico) sobre a exclusividade de publicação do artigo pela EccoS – Revista Científica, e pela cedência de direitos do autor.

A instituição e/ou quaisquer dos organismos editoriais desta publicação não se responsabilizam pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, sendo esses de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

Todos os trabalhos serão submetidos à avaliação de, pelo menos, dois pareceristas, garantidos o sigilo e o anonimato tanto do(s) autor(es) quanto dos especialistas dos pareceres (blind peer review).

O tempo médio entre a submissão do artigo e a publicação, mediado pelo processo de avaliação é de, aproximadamente, 6 meses.

As sínteses dos pareceres, em caso de aceite condicionado ou recusa, serão encaminhadas ao(s) respectivo (s) autor(es) via plataforma da revista.

Os trabalhos devem ser submetidos exclusivamente por meio da plataforma disponível no endereço eletrônico da revista Eccos.

 

Normas básicas de formatação

Os textos devem ser elaborados conforme as instruções a seguir:

1) Digitados no Editor Word (.doc); fonte Times New Roman; tamanho 12; alinhamento à esquerda; espaçamento 1,5.

2) Os artigos devem ter entre 14 mil e 48 mil toques (considerados caracteres e espaços), e as resenhas, entre 3,5 mil e 10 mil toques (considerados caracteres e espaços).

3) Os artigos devem apresentar necessariamente os seguintes quesitos, nesta ordem:

a) Título (diferenciar maiúscula/minúscula);
b) Title: Título do artigo em língua inglesa;
c) Resumo (entre cem e 250 palavras).

O resumo deverá ter os principais indicadores do desenvolvimento do artigo. Obrigatoriamente, deverá conter o objeto de pesquisa, a questão de pesquisa, o modelo teórico utilizado como fundamentação, a abordagem metodológica, as categorias fundamentais e algumas das conclusões do estudo realizado, seja de caráter empírico ou meramente teórico.

d) palavras-chave (máximo cinco, em ordem alfabética, iniciadas com letra maiúscula, separadas e finalizadas por ponto);
e) abstract: versão do resumo, em inglês;
f) key-words: versão das palavras-chave, em inglês, (manter a ordem alfabética da versão em língua portuguesa);
OBS.:  Artigos redigidos em língua estrangeira devem inserir também a versão em português do título, do resumo e das palavras-chave.
g) Nos indicativos de seção os números são separados por 1 (um) espaço em branco.
h) Ao final, obrigatoriamente, devem ser registradas as referências de todos os autores citados no texto, apenas eles, com as informações completas. A revista adota o sistema autor-data. O recurso tipográfico utilizado para destacar o título deverá ser itálico (dúvidas consultar ABNT NBR 10520 e 6023 respectivamente).

4) As notas explicativas (não usar notas de rodapé), devem surgir no final do texto (antes das referências), com numeração sequencial em algarismos arábicos.

5) As unidades de medidas devem seguir os padrões do Sistema Internacional de Unidades (SI), elaborado pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) [www.bipm.org].  Em casos excepcionais, a unidade adotada deve ser seguida da unidade expressa no SI, entre parênteses.

6) As palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico e os neologismos ou acepções incomuns, em fonte normal e entre “aspas”.

7) Os trabalhos que exijam publicação de gráficos, quadros, tabelas ou quaisquer tipos de ilustração devem apresentar as respectivas legendas, incluindo a fonte (crédito de autoria da imagem). Os arquivos devem ser inseridos no corpo do texto e encaminhados separadamente e, sempre que possível, no formato original do programa de elaboração (por exemplo:  EPS, JPG, TIF, XLS). As imagens devem ter alta definição (mínimo de 300 dots per inchs [DPIs]). Mapas ou micrografias devem ser representados com as respectivas marcas de escala.

Identificação das ilustrações (figuras, gráficos, quadros e imagens) - ABNT NBR 6022:2002 - Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação – item 6.6.

  1. São indicados na parte inferior

b. exceção das tabelas que seguem IBGE

8) Sempre que envolve imagens nas publicações da Universidade Nove de Julho é necessário autorização: do fotografado e do fotógrafo. Foto com menor tem que ter autorização dos pais também. Para requerer os formulários nos envie um e-mail.

Normas para citações e referências

As normas para citações nos textos a serem publicados na Eccos - Revista Científica deverão seguir as determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Referências - ABNT NBR 6023:2018 - Informação e documentação - Referências – Elaboração – item 6.

  1. Alinhadas à esquerda, espaço simples

Para acesso consultar as normas na página da Biblioteca.

Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;
O texto enviado não contem identificação do(s) autor(es);

O arquivo para submissão está em formato Microsoft Word;

A submissão atende a todos os aspectos normativos descritos em "Diretrizes para autores".

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons.

 

Universidade Nove de Julho (Uninove)

Rua Vergueiro, nº 235/249, 12º andar, Liberdade
01504-001 São Paulo (SP), Brasil
Telefone: (11) 3385-9191


eccos@uninove.br