ISSN 0101-9031 versão impressa |
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A Revista Educação (Santa Maria. Online) tem como escopo a publicação de trabalhos inéditos e originais na área de Educação, resultantes de pesquisas científicas e reflexões teóricas sobre práticas e políticas educacionais. Sendo o público-alvo estudantes, professores, pesquisadores da área da educação, além do público interessado na área em geral. Compreende-se por trabalhos os artigos decorrentes de pesquisas teóricas ou empíricas, de experiências pedagógicas e de elaboração de resenhas. São publicados, também, entrevistas. A revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outras revistas ou para livros. Os artigos podem ser publicados em Português, Inglês e Espanhol e, excepcionalmente, pode-se publicar em Italiano, Francês e Alemão. Os trabalhos submetidos via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/OJS) serão enviados ao Presidente da Comissão Editorial, que os submeterá ao Conselho Editorial, para verificação da adequação à política editorial da revista e das exigências normativas. Se estiver dentro das normas, o trabalho será encaminhado, sem identificação, a no mínimo dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo. |
ÉTICA NA PUBLICAÇÃO INTERNACIONAL E DECLARAÇÃO DE NEGLIGÊNCIA A Revista Educação (UFSM), ISSN eletrônico 1984 6444, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração científica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na Educação. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Em cada número, aceita-se, no máximo, uma tradução. |
A Revista adota o sistema CrossRef para identificação de plágio. Princípios Éticos e procedimentos para evitar más práticas na produção científica
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Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. O relator deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo. Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Revista. |
Forma e preparação de manuscritos
A Revista Educação (Santa Maria. Online) destina-se à publicação de trabalhos inéditos e originais na área da Educação, resultantes de pesquisas e práticas educativas refletidas teoricamente. Compreendem-se por trabalhos os artigos decorrentes de pesquisas teóricas ou empíricas, de experiências pedagógicas e de elaboração de resenhas. A Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outras revistas ou para livros, nem artigos publicados em anais de eventos científicos. A Revista adota o modelo de Publicação Contínua, através da publicação dos artigos anuais em uma única edição. A Revista é organizada em seções: Demanda Contínua, Resenha, Seção Especial e Dossiê. O processo de submissão e avaliação de artigos encaminhados à Revista é recebido através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/OJS), acessado por meio do Site da Revista. Para isso, a pessoa que fará a submissão precisa se cadastrar no site da Revista. Em seu cadastro, é preciso assinalar a opção "Autor" no local denominado "Cadastrar como" para que consiga, posteriormente, submeter seu texto. Se já realizou seu cadastro apenas como Leitor, entre com seu login e senha e clique em "Perfil", no canto superior direito da tela. Neste momento, será possível editar seu perfil, assinalando "Autor" no item indicado como "Papéis". Assim que finalizar seu cadastro como autor, entre com seu login e senha e acesse a aba "Página do usuário", na parte superior do site. Clicando em "Página do usuário", aparecerá na tela uma linha constando "Autor" e um link para "Nova submissão", para que possa submeter seu texto à Revista. Para finalizar a submissão, é preciso seguir os 5 passos. A publicação de um artigo implica na cessão integral dos direitos autorais à Educação (UFSM) – Revista do Centro de Educação/Universidade Federal de Santa Maria, para divulgação por meio eletrônico – internet. A comissão editorial reserva-se o direito de não publicar artigos de mesma autoria em interstícios inferiores a um volume anual publicado. Um mesmo autor não pode enviar um artigo para avaliação se já tiver algum sendo avaliado pela Revista. Não é cobrada taxa para submissão nem publicação de artigos. Alguns autores que terão os artigos aprovados poderão ser convidados a publicar o artigo também na versão em inglês, neste caso, as traduções são de inteira responsabilidade dos autores e os artigos deverão vir acompanhados de um atestado do tradutor, bem como a informação do nome do tradutor e endereço eletrônico. Alguns artigos aprovados, redigidos em língua portuguesa, poderão também ser publicados, a convite da Comissão Editorial da Revista, em língua inglesa. Nestes casos, as traduções serão de responsabilidade dos autores dos artigos, que deverão apresentar um atestado com os dados do tradutor responsável. A Revista Educação (Santa Maria. Online) possui um modelo para o envio dos arquivos, o qual pode ser encontrado abaixo. É obrigatório seu uso para a adequação do artigo às normas da Revista. O arquivo enviado precisa estar em um destes formatos; não aceitamos o arquivo em pdf.
1. A Revista Educação (UFSM) publica artigos originais e inéditos, referentes à área da Educação, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Os artigos deverão lhe ser destinados com exclusividade. 2. Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias: artigos de estudos teóricos, resultados de pesquisas, ensaios e resenhas. 3. Os trabalhos deverão ser enviados ao Editor Chefe, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/OJS), que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas. Os artigos serão encaminhados, sem identificação, a no mínimo dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa, será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo. 4. A Revista, através do editor chefe/seção ou do gerente, notificará o autor principal se o artigo foi aprovado para publicação ou rejeitado. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo dos pareceres, sem a identificação dos avaliadores. 5. Os artigos que são resultados de pesquisas que envolvem seres humanos (entrevistas, experimentações, etc.) devem indicar o respeito aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Quando houver a permissão para a identificação do sujeito e ou uso de imagens, é preciso informar em nota. É preciso garantir o anonimato aos participantes da pesquisa e, se necessário, às instituições que assim o solicitarem. Em caso de artigos internacionais, os autores também devem declarar a adoção de procedimentos éticos de produção de dados com seres humanos. Todas as pesquisas desta seção, que envolvam seres humanos, devem vir acompanhadas da aprovação pelo Comitê de Ética, e ser submetido como documento suplementar. 7. Os textos dos artigos deverão ter uma extensão entre 4500 a 7000 palavras, não contados os resumos e as referências. 8. Os textos de resenha deverão entre 1500 a 2000 palavras. Essa produção deverá apresentar o comentário sobre uma obra recente, ou relançamento de algum clássico no campo da Educação. O autor deverá situar o campo a que a obra pertence, apresentar as principais ideias do autor e apresentar uma apreciação crítica, referindo sua contribuição para o contexto teórico e prático da Educação. 9. Os artigos deverão ser encaminhados eletronicamente pelo SEER/OJS, https://periodicos.ufsm.br/reveducacao. Figuras deverão vir junto do texto, em formato JPEG. Tabelas ou quadros deverão ser elaboradas através da própria ferramenta de tabelas do Microsoft Word, com dimensões adequadas, contendo título e fonte. 10. O(s) nome(s) de todo (s) o(s) autor(es) e o título do artigo deve(m) ser incluído(s), por extenso e caixa baixa através dos formulários de metadados, preenchendo atentamente todas as informações solicitadas. Os autores deverão indicar e-mail para divulgação no artigo. Também deverão colocar maior nível de titulação, afiliação institucional, função profissional na instituição de origem, cidade, estado e país. Destaca-se que pelo menos um dos autores deve ter título de Doutorado. No item URL, deve ser disponibilizado o link do currículo Lattes, bem como do Orcid. 11. Os artigos escritos em Português deverão apresentar, junto com o título, resumo e palavras-chave na língua em que foi escrito, título, resumo e palavras-chave em Inglês e, também, título, resumo e palavras-chave em Espanhol. Os artigos escritos em Inglês deverão apresentar, junto com o título, resumo e palavras-chave na língua em que foi escrito, título, resumo e palavras-chave em Português e título, resumo e palavras-chave em Espanhol. Os artigos escritos em, Italiano, Francês e Alemão deverão apresentar, junto com o título, resumo e palavras-chave na língua em que foi escrito, título, resumo e palavras-chave em Português, Inglês e Espanhol. 12. O texto deverá apresentar, inicialmente, os resumos entre 150 a 250 palavras. O resumo não deverá ser redigido na primeira pessoa e deverá conter o foco temático, objetivo, método, resultados e conclusões do trabalho. Deverão ser indicadas três palavras-chave. 13. O número de autores por artigo é de, no máximo, cinco; após o terceiro, os dois últimos autores terão que declarar qual função exerceram em documento anexado como complementar no momento da submissão do artigo. 14. Os textos devem ser escritos de forma clara e fluente. O autor deverá cuidar para não utilizar referências que possam identificá-lo no processo de avaliação, como “em meus trabalhos anteriores, em minha tese, em minha dissertação”, etc. Se o trabalho for aceito, essas informações poderão constar na versão final do artigo. 15. Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios: 1) relevância e abrangência do tema; 2) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema; 3) qualidade da estrutura teórica e metodológica do trabalho; 4) conclusão e contribuição para área da Educação. 16. As citações devem seguir a NBR 10520, de agosto de 2002, da ABNT, a qual determina que: 17. Os conceitos e afirmações contidas nos artigos serão de inteira responsabilidade do(s) autor(es). 18. A revisão ortográfica e gramatical é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do artigo. 19. As referências deverão ser redigidas segundo as normas da ABNT NBR 6023 de 2018. Incluir somente obras mencionadas no texto. 20. Aceitamos também referências redigidas nas normas da American Psychological Association (APA). |
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