ISSN 1983-1730 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em 'Comentários ao Editor'.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está diagramado no Template indicado pela Revista.
  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Submissões.
  • O documento de cessão de direitos autorais está assinado por todos os autores.
  • Após a aprovação para publicação dos textos originais, o autor deverá enviar a versão integral em inglês para a publicação bilíngue. No caso de originais redigidos em inglês, a versão integral do texto a ser enviada deverá ser em português.

 

Diretrizes para autores

1. ENSINO EM RE-VISTA é um Periódico Científico dirigido a pesquisadores, professores e estudantes da área da Educação. Divulga artigos que versam sobre resultados de pesquisas e ensaios originais, resenhas de livros (últimos dois anos) e traduções. Publica dossiês temáticos, organizados por pesquisadores de áreas temáticas com artigos de especialistas convidados - brasileiros e estrangeiros -, abarcando assuntos de interesse e discussão atuais de diversas áreas da Educação.

2. Os textos serão julgados pelos membros do Conselho Editorial e pareceristas Ad Hoc, que emitirão parecer quanto à publicação, autorizada com a remessa dos originais e a carta de cessão de direitos autorais. Não há pagamento de direitos autorais.

3. Os pareceres de avaliação dos trabalhos serão emitidos com base nos seguintes aspectos: "Modelo de Ficha de Parecer".

4. Em textos de autoria coletiva (máximo três), os autores devem figurar em ordem decrescente de titulação. Pelo menos um dos autores deve necessariamente ter o título de doutorado. A revista não se responsabiliza por conflitos de interesse entre autores, financiadores, patrocinadores e outros eventualmente envolvidos e/ou citados nos textos.

5. A revista informará o(s) autor(es) sobre a publicação ou não de seus artigos. O processo de avaliação dos textos submetidos ao periódico (da submissão até a decisão final) é de aproximadamente 6 meses. O prazo para avaliar e publicar os textos submetidos ao periódico é de aproximadamente 1 ano.

6. A redação deve primar pela clareza, brevidade e concisão. O material deve vir devidamente revisado pelo autor. Os textos, assinados, são de inteira responsabilidade do autor.

7. A revista permite-se fazer alterações formais no texto visando à editoração final.

8. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela comissão editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.

9. O trabalho pode ser recusado por não se coadunar com a linha editorial e temática da revista.

10. O texto submetido deve conter o nome dos autores, a filiação institucional, a cidade, o estado, o país, o identificador Orcid e o e-mail dos autores. A equipe de avaliação da revista fará a exclusão da identificação dos autores, garantindo a avaliação às cegas por pares.

11. A apresentação dos Artigos deverá seguir a NBR 6022 de maio de 2018 da ABNT (Apresentação de Artigos em publicação periódica).

12. Os artigos devem ter entre 15 e 25 páginas e resenhas entre 5 e 7 páginas. Artigos e resenhas devem apresentar nome(s) completo(s) do(s) autor(s), vínculo acadêmico e profissional e endereços (físico e eletrônico) completos. Título, resumo (entre 100 e 150 palavras) e palavras-chave (máximo cinco) na língua de origem do texto, em inglês e espanhol. Trabalhos que exijam publicação de gráficos, quadros e tabelas ou qualquer tipo de ilustração devem apresentar as respectivas legendas, citando fonte completa e sua posição no texto. Os arquivos devem ser encaminhados no corpo do texto onde se deseja que seja editado.

13. O texto deve ser digitado no template "Estrutura do Texto - Template".

14. A cessão de direitos autorais "Modelo de Cessão de Direitos" deve ser assinada por todos e submetida juntamente com o artigo.

15. A revista recebe textos em qualquer época do ano escritos em português, inglês, espanhol. 

16. Após a aprovação para publicação dos textos originais, o autor deverá enviar a versão integral em inglês para a publicação bilíngue. No caso de originais redigidos em inglês, a versão integral do texto a ser enviada deverá ser em português.

17. Não será cobrado nenhum valor para a submissão de artigo assim como será publicado gratuitamente, caso seja aprovado.

18. As citações bibliográficas deverão ser de acordo com a NBR 10520 (ago./2002) da ABNT. EXEMPLOS:
   a) citação direta: "..." (FREITAS, 2002, p. 61).
   b) citação indireta: Romanelli (1996, p. 27) consideram...
   c) citação de citação: Ausubel (1977, apud SILVEIRA et al., 2002, p. 139) afirma...
   d) havendo mais de uma referência do mesmo autor no mesmo ano, usar a, b, c, imediatamente após a data (FREIRE, 1996b, p. 132)
   e) havendo mais de três autores, mencionar o primeiro seguido da expressão "et al."

19. As referências deverão ser de acordo com a NBR 6023 (nov./2018) da ABNT.

20. Quando se tratar de trabalhos (artigos de periódico, dissertações, teses, dentre outros) com DOI, este deve constar nas referências na forma de link.

EXEMPLOS:

LIVRO: CICILLINI, G. A.; NOGUEIRA, S. V. (org.). Educação escolar: políticas, saberes e práticas escolares. Uberlândia: EDUFU, 2002.

CAPÍTULO DE LIVRO: LEITE, D. Conhecimento social na sala de aula universitária e a autoformação docente. In: MOROSINI, M. C. (org.). Professor do Ensino Superior: identidade, docência e formação. Brasília, DF: Plano, 2001. p. 53-60.

ARTIGO DE PERIÓDICO: BOLDRIN, L. C. F. Cultura, Sociedade e Currículo - dimensões sócio-culturais do currículo. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 8, n. 1, p. 7-25, jul. 1999/jun. 2000.

ARTIGO DE PERIÓDICO: LAWALL, I. T. et al. Jogo didático: um recurso para resolução de problemas em aulas de Física. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 25, n. 2, p. 323-344, ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v25n2a2018-4.

TRABALHO DE CONGRESSO: RESENDE, M. R.; VIEIRA, V. M. O. A formação do professor de Matemática na modalidade a distância: a aprendizagem em discussão. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPEd, 2010. p. 1-17.

TESE e DISSERTAÇÃO: MARQUES, M. R. A. Um fino tecido de muitos fios... mudança social e reforma educacional em Minas Gerais. 2000. 247 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Gestão da Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2000.

 

Declaração de Direito Autoral

Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.

 

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