ISSN 1517-9702 versão impressa
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Educação e Pesquisa é um periódico da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP. Desde 2018, é editado de forma contínua em volume único anual. Na avaliação Qualis Capes (2017-2020), Educação e Pesquisa manteve sua classificação como A1 na área de Educação. O título abreviado do periódico é Educ. Pesqui., forma que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas. |
Publicado desde 1975, ainda com o nome de Revista da Faculdade de Educação, inicialmente o periódico tinha como objetivo principal a divulgação de trabalhos produzidos por docentes da FEUSP. Já a partir de 1996, iniciou-se a publicação de artigos de autoria de pesquisadores de outras instituições, inclusive estrangeiras. Nesse momento também se recompõe seu Conselho Editorial, que passou a contar com pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, ao lado de professores da própria faculdade. Em 1999, seu projeto editorial foi atualizado, tendo como referência os padrões vigentes para as publicações científicas internacionais. O periódico passou a ser divulgado também em versão eletrônica e foi incluído na biblioteca SciELO, com acesso aberto ao público. Isso ampliou a difusão das edições, bem como o intercâmbio com pesquisadores nacionais e estrangeiros, e permitiu a sua indexação nas principais bases de dados. Passa a ser denominado, a partir de então, Educação e Pesquisa. Até 2004, o periódico Educação e Pesquisa era publicado semestralmente, quando passou a ter periodicidade quadrimestral. Em 2010 adota a periodicidade trimestral, e atualmente publica em fluxo contínuo, em volume único anual. Dessa forma, os trabalhos aprovados e editados têm sua inserção imediata em volume específico do periódico, o que contribui para a agilidade nos processos de edição e publicização dos trabalhos aprovados para publicação. Desde 2010, utiliza o sistema SciELO Submission na recepção e tramitação do processo de avaliação dos artigos. Isso contribuiu para a profissionalização de seu processo de submissão de artigos. O periódico é indexado nas principais bases de dados internacionais e nacionais, o que amplia significativamente a difusão das edições, bem como o intercâmbio com pesquisadores nacionais e estrangeiros. Isso faz de Educação e Pesquisa um dos principais periódicos do campo educacional brasileiro, qualificado como A1 pelo sistema de avaliação da CAPES. A abrangência do escopo das produções divulgadas por Educação e Pesquisa talvez seja uma de suas características principais, considerando as contribuições que oferece ao divulgar resultados relevantes de pesquisas produzidas nas mais diferentes áreas do campo educacional. Em seu funcionamento, busca-se garantir que a composição da Comissão Editorial, bem como do Conselho Editorial e do corpo de pareceristas responda o mais qualificadamente à especificidade do periódico. Editores responsáveis pelo periódico desde sua criação:
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Conformidade com a ciência aberta
O periódico Educação e Pesquisa recebe e avalia produções originais do campo educacional que estejam em conformidade com as práticas de comunicação da Ciência Aberta. Os originais submetidos ao periódico devem ser inéditos (em meio impresso ou eletrônico) embora arquivos disponibilizados previamente em servidores de preprints mantidos por instituições públicas e que não cobrem por sua publicação sejam aceitos para avaliação. Não é permitida a submissão simultânea para nenhum outro periódico, durante o processo de avaliação ou publicação. Solicita-se que a autoria disponibilize todos os conteúdos (dados, códigos de programa e outros materiais) subjacentes ao texto do manuscrito anteriormente ou no momento da publicação. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas. Essa solicitação tem dois principais objetivos: facilitar a avaliação do manuscrito e, se aprovado, contribuir para a preservação e reuso dos conteúdos e a reprodutibilidade das pesquisas. Trabalhos publicados em anais de reuniões científicas são aceitos no momento da submissão, desde que a versão submetida tenha claras e substanciais modificações, de modo a oferecer uma proporção significativa de elementos inéditos que justifiquem nova publicação. A decisão sobre a publicação dos manuscritos cabe à Comissão Editorial, com base na avaliação de pareceristas ad hoc. Este periódico segue o modelo Gold Open Access. Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Formulario-de-Conformidade-Ciencia-Aberta.docx |
As políticas editoriais de Educação e Pesquisa foram estabelecidas em conformidade com as diretrizes definidas pelo Committee on Publication Ethics (COPE) e pela Scientific Eletronic Library Online (SciELO), com o que é apontado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo manual de boas práticas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O periódico resguarda seu processo editorial de interesses comerciais ou financeiros. A autoria deve atender às exigências de originalidade, dar os devidos créditos às fontes de dados, pesquisas e obras intelectuais de qualquer natureza utilizadas no texto e garantir que todas as citações e referências estejam devidamente explicitadas, conforme a normalização bibliográfica da ABNT (Associação brasileira de normas técnicas), NBR 10520 e NBR 6023. Cabe à autoria do manuscrito a verificação, registro e obtenção das devidas autorizações de uso ou da cessão de direitos autorais, quando for o caso. O processo inicial de avaliação é feito pela utilização do sistema “i-Thenticate”, pelo qual se verifica similaridades nos manuscritos submetidos, antes de enviá-los para avaliação de pareceristas. Outras ferramentas de detecção de similaridades podem ser usadas, a critério do periódico. Na hipótese de constatação de similaridade, plágio ou autoplágio, o manuscrito será sumariamente rejeitado. Durante todo o processo, a equipe editorial orienta-se por princípios de imparcialidade, integridade e confidencialidade nos processos de tramitação, avaliação e decisão, buscando cumprir os prazos estabelecidos pelo periódico. Para garantir o atendimento às boas práticas da pesquisa, Educação e Pesquisa solicita, no momento da submissão de manuscritos ao periódico, que a autoria declare: aceitar a responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito; aprovação da pesquisa, quando realizada com seres humanos, por Comissão ou Comitê de Ética em Pesquisa; e inexistência de conflitos de interesse com o resultado apresentado no manuscrito, informando a instituição à qual a autoria esteja vinculada ou que tenha colaborado na execução do estudo. Quanto ao uso de Inteligência Artificial (IA) em alguma etapa da produção do artigo, Educação e Pesquisa solicita, no momento da submissão dos manuscritos ao periódico, que a autoria declare se houve utilização de IA durante a conceitualização do estudo; no processo metodológico; durante a coleta e/ou interpretação dos dados ou em alguma etapa da elaboração do manuscrito e, em caso afirmativo de uso de IA, a descrição de qual(is) tipo(s) de IA foi(foram) utilizada(s). Para isso, deve ocorrer o acesso ao formulário de declaração de uso de IA e seu envio como documento complementar da submissão. Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo gere dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, a autoria deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. O processo editorial de Educação e Pesquisa utiliza mecanismos para se isentar de conflitos de interesse. Assim, a escolha do editor que cuida da tramitação de um manuscrito leva em consideração as relações pessoais e profissionais entre esta pessoa e as pessoas autoras do texto. |
Educação e Pesquisa publica artigos inéditos advindos de pesquisa da área de educação, que estejam escritos em português, espanhol ou inglês, resultantes de estudos de caráter teórico ou empírico, ou de revisões da literatura. Os artigos devem estabelecer diálogo consistente com o campo educacional, pelo detalhamento do trabalho conceitual e metodológico, pela explicitação dos processos analíticos, bem como pela relevância das contribuições para o desenvolvimento dos conhecimentos em Educação. |
Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO. Utiliza o sistema LOCKSS - PKP Preservation Network como estratégia de preservação digital do conteúdo por meio da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP. Também utiliza o DOI como identificador digital de objetos, além de vinculação da publicação ao ORCiD dos autores. |
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Versões on-line |
E24 Educação e Pesquisa: Revista da Faculdade de Educação da USP = Education and Research / São Paulo: FE/USP, 1975. Contínua e somente on-line a partir de 2018. ISSN: 1517-9702 (Impresso)
CDD 22ª ed. 37 |
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