ISSN 1517-9702 versão impressa
ISSN 1678-4634 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Instruções para autores

Para submeter um artigo é necessário ter registro na página de submissão da revista e fazer o login no sistema. Não há exigência quanto a uma titulação mínima para a submissão de artigos.

 

Tipos de documentos aceitos

Artigo original
Artigo de revisão

 

Métodos e estatísticas

Quando utilizados, os métodos estatísticos precisam ser descritos com o pormenor necessário para permitir o acesso aos dados originais e a verificação dos resultados apresentados por pessoa versada no assunto; ao mesmo tempo, deve-se evitar linguagem excessivamente técnica e apresentá-los com suficiente clareza de modo a favorecer a compreensão por pessoa não especializada. Tal solicitação à autoria  requer providências como procurar, sempre que possível, quantificar os resultados e apresentá-los com os correspondentes indicadores de erro de medição ou de incerteza (por exemplo, intervalos de confiança); evitar basear-se apenas em testes de inferência estatística, que não veiculam informação quantitativa relevante; discutir a elegibilidade das unidades de experimentação; fornecer informação pormenorizada sobre a aleatorização e sobre as observações; discutir a razoabilidade dos resultados e relatar possíveis limitações do método utilizado; especificar os programas informáticos utilizados; restringir quadros e figuras à quantidade necessária para explicitar a fundamentação do artigo e sua solidez; evitar quadros com muitos tópicos e duplicação de dados; definir termos estatísticos, abreviaturas e símbolos utilizados no artigo.

 

Contribuição da autoria

Entende-se como pessoa autora quem tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento, análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se que a autoria não ultrapasse o número total de quatro pessoas. Caso a quantidade seja maior do que essa, deve-se informar à secretaria e à editoria-chefe o grau de participação individual. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número da autoria e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente. O periódico sugere utilizar a estrutura de taxonomia do CREDiT:
https://casrai.org/credit/

 

Preparação do manuscrito

No ato da submissão de um artigo, a identificação da autoria e a filiação institucional serão preenchidas em espaços próprios do Sistema SciELO e não devem constar do corpo do texto. As informações autorais serão registradas à parte, como metadados, e acessadas apenas pela editoria.

A autoria que tenha seus artigos publicados em plataformas preprint deve preencher um formulário no qual informa que esta publicação foi realizada, indicando o repositório.

A autoria de manuscrito se compromete, no caso da produção de versão do artigo para uma língua diferente daquela em que foi previamente submetido para avaliação em Educação e Pesquisa, que ela será realizada com base no texto final revisado e editado pela Comissão Editorial do periódico.

Na redação do artigo, devem ser observadas as seguintes orientações:

  • texto pode ser apresentado em português, espanhol ou inglês, fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5. Os originais deverão ser submetidos em extensão .DOC ou .DOCX (Word for Windows). Todas as páginas do original devem estar numeradas sequencialmente. O texto deve contar, ainda, com o mínimo de 35.000 e o máximo de 50.000 caracteres, considerados os espaços e as referências, excluindo o resumo.
  • Quando for o caso, o contexto geográfico de realização da pesquisa empírica deve ser informado no título ou no resumo
  • resumo deve conter entre 200 e 250 palavras e explicitar, em caráter informativo e sem enumeração de tópicos, os seguintes itens: tema geral e problema da pesquisa; objetivos metodologia utilizada; principais resultados e conclusões. Recomenda-se o uso de parágrafo único, voz ativa e na terceira pessoa do singular, frases concisas e afirmativas. Devem-se evitar: neologismos, citações bibliográficas, símbolos e contrações que não sejam de uso corrente, bem como fórmulas, equações, diagramas etc. que não sejam absolutamente necessários. A revista não solicita versão do resumo em inglês na entrega dos originais. O título, resumo e palavras-chave deverão ser vertidos para inglês após aprovação e edição do original.
  • As palavras-chave devem ser de 3 a 5.
  • Os agradecimentos e dados de financiamento devem ser citados em nota de rodapé e sem quaisquer referências, diretas ou indiretas, à autoria.

 

Formato de envio dos artigos

  • Título
  • Resumo (Os resumos devem ser claros, facilmente legíveis)
  • Palavras-chave (3 a 5 palavras)
  • Nome das pessoas autoras (o arquivo submetido não deve estar identificado, o nome das pessoas e suas afiliações devem vir em arquivo separado).
  • Afiliação institucional completa
  • ORCID das pessoas autoras
  • E-mail das pessoas autoras com destaque para o contato principal
  • Informar sobre financiamento dos artigos
  • Declaração informando que a pesquisa foi aprovada por um comitê de ética institucional
  • Nota sobre disponibilidade dos dados da pesquisa

 

Elementos digitais

  • Figuras (fotos, desenhos e mapas), tabelas, quadros e gráficos e figuras (fotos, desenhos e mapas) devem estar numerados em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem, sempre referidos no corpo do texto e encabeçados por seu respectivo título. Imediatamente abaixo das figuras devem constar suas respectivas legendas textuais e ter título informado sempre antes de cada um dos itens. Depois de cada item é necessário registrar sua fonte. Quando o material for original da pesquisa, deve-se fazer a indicação com a redação “Fonte: dados da pesquisa.” ou “Fonte: elaboração própria.” Os mapas devem conter escalas e legendas gráficas.
  • Tabelas, quadros e gráficos devem ser encaminhados em seus arquivos originais, sempre referidos no corpo do texto. O periódico não aceita tabelas e quadros em formato de imagem, apenas arquivos editáveis. O mesmo ocorre com os gráficos. Neste caso, mesmo que contenham imagens, partes textuais e/ou numéricas devem ser passíveis de edição.
  • As imagens devem vir em formato JPG com resolução a partir de 300 dpi e ser apresentadas em dimensões que permitam sua ampliação ou redução sem que a legibilidade seja prejudicada, sempre referidos no corpo do texto. Todas as imagens devem ser enviadas também separadamente (quando requisitadas), em seus arquivos originais. O nome de cada arquivo deve corresponder ao nome da imagem (por exemplo: Gráfico 1).
  • O periódico não aceita fórmulas matemáticas em formato de imagem. Todas as fórmulas devem ser criadas a partir de editores como Word ou Excel e enviadas ao periódico nestes formatos.

 

Citações e referências

  • Notas de rodapé de caráter explicativo devem ser usadas com parcimônia, apenas quando estritamente necessárias para a compreensão do texto. As notas devem estar numeradas em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem no texto.
  • Citações no corpo do texto devem obedecer à norma técnica NBR 10520 de 19 de julho de 2023, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e cumprir os seguintes critérios:
  1. Citações textuais de até três linhas devem ser incorporadas ao parágrafo, transcritas entre aspas e acompanhadas pelas seguintes informações entre parênteses: sobrenome do autor da citação, ano da publicação e número da página;
  2. Citações textuais de mais de três linhas devem estar em parágrafo isolado, com recuo de 4 cm na margem esquerda, tamanho 11 e sem aspas;
  • Referências devem obedecer à norma técnica NBR 6023, de 14 de novembro de 2018, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Apenas as obras citadas ao longo do texto devem figurar na bibliografia, a qual deve constar, sob o título de Referências, ao final do artigo e em página separada.

Exemplos:

JESUS, Denise Meyrelles de et al. Avaliação e educação especial: diálogos sobre diagnósticos, planejamento e rendimento escolar nas salas de recursos multifuncionais. In: MENDES, Enicéia Gonçalves; CIA, Fabiana; D'AFFONSECA, Sabrina Mazzo (org.). Inclusão escolar e a avaliação do público-alvo da educação especial. São Carlos: ABPEE, 2015. p. 327-348.

MENDES Enicéia Gonçalves; MATURANA, Ana Paula Pacheco Moraes. O apoio à escolarização de estudantes com deficiência intelectual: salas de recursos multifuncionais e/ou instituições especializadas? Revista Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 1-23, jul./dez. 2016.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2007.

 

Documentos suplementares

Educação e Pesquisa solicita que todas as informações de autoria (vínculo institucional, biografia, grupos de pesquisa etc.) sejam enviadas em um documento word separado, nomeado “sobre a autoria”.

Caso haja termo de aprovação de comitê de ética, o documento também deve ser enviado como material suplementar.

Artigos publicados em preprint devem incluir o Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta, disponível no site do SciELO.

Artigos ou pesquisas que tenham utilizado alguma ferramenta IA devem notificar e especificar seu uso através do Formulário de declaração de uso de IA.

 

Condições para submissão

Todos os artigos resultantes de pesquisas originais devem ser submetidos com uma nota de rodapé, na página inicial sobre a "Disponibilidade de dados", informando que o conjunto de dados está disponível publicamente, e como acessá-los. Os dados devem estar sempre disponíveis para eventual consulta, observadas as restrições ao acesso público impostas pelas características materiais dos dados e/ou por seu modo de produção.

É necessário que se indique na nota, o nível de acesso definido para o recurso aos dados, como já mencionado no item Dados Abertos.

Recomenda-se que os dados, instrumentos metodológicos e/ou materiais de análises subjacentes ao artigo e utilizados na concepção e realização da pesquisa sejam adequadamente citados no texto e listados na seção de referências, se possível remetendo-se à sua localização em repositório e com um identificador persistente como o DOI.

Educação e Pesquisa não aceita tramitar simultaneamente dois artigos de mesma autoria, seja individual ou coletiva. Ou seja, até que um artigo seja publicado, outro não pode ser enviado para avaliação, mesmo que os artigos tenham coautorias diferentes. Se alguém integrante da autoria já tem artigo em tramitação, deve aguardar o fim do processo para realizar nova submissão.

 

Declaração de ciência e concordância com as regras de submissão

Como parte do processo de submissão, a autoria é obrigada a verificar a conformidade da submissão, em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O artigo é inédito e não foi submetido, concomitantemente, a outra publicação.
  2. A autoria e eventual coautoria conhecem e declaram concordar com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos.
  3. O título do artigo tem até 15 palavras.
  4. O texto está dentro dos limites de tamanho: entre 35.000 e 50.000 caracteres (contando os espaços e as referências), excluído o resumo.
  5. O resumo está dentro dos limites de tamanho: de 200 a 250 palavras.
  6. As referências estão de acordo com a norma NBR 6023 e NBR 10520 da ABNT.
  7. Não existem identificações da autoria, ou da(s) instituição(ões) a que pertence(m) o(s) autor(es), no texto que será enviado para as avaliações externa de pareceristas (as informações autorais ficarão registradas apenas como METADADOS, acessados somente pelos editores).
  8. A autoria fica ciente de que, caso seu artigo seja aprovado, deverá enviar posteriormente resumo, título e palavras-chave vertidos para o inglês. Bem como a versão completa do artigo, caso indicado pela Comissão Editorial. Os custos com a versão e/ou revisão do inglês serão de responsabilidade da autoria.
  9. A autoria confirma que a coautoria, quando for o caso, está ciente(s) e notificada da submissão do artigo e que, após a submissão, não é permitida a inclusão ou exclusão de coautoria.
  10. A autoria confirma que preencheu e anexou o formulário SciELO-Preprints de Conformidade com a Ciência Aberta junto aos arquivos submetidos para avaliação.
  11. A autoria está ciente de que não é permitido submeter novo artigo de sua autoria para avaliação enquanto participar de processo editorial em andamento.
  12. Escolha duas ou mais áreas do CNPq  e inclua no campo "Mensagem à editoria", clique aqui para baixar a lista de áreas do CNPq
  13. Os Dados da Pesquisa, quando não estiverem disponíveis no artigo, devem constar em repositórios institucionais, com acesso livre. A informação deve aparecer em nota de rodapé, indicando o site e/ou link para acesso.

 

Declaração de financiamento

Educação e Pesquisa, por ser uma publicação institucional da Faculdade de Educação da USP, anualmente recebe aporte financeiro da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD - USP) mediante a sua inscrição em editais promovidos pelo Programa de Apoio às Revista USP. Também tem pleiteado recursos financeiros para agências nacionais de fomento à pesquisa e à educação superior (CAPES e CNPq). Esses recursos são, em geral, destinados ao custeio dos serviços de revisão gramatical e linguística e do serviço de Marcação XML dos artigos aprovados. Esses serviços são executados por terceiros, através de contratação e de acordo com as regras definidas pela legislação específica para a aquisição de bens e, ou,  contratação de serviços.

Além disso, a Faculdade de Educação da USP (FEUSP) oferece apoio institucional por meio de disponibilização de espaço físico e profissionais para a Secretaria do periódico que, assim, conta com sala estruturada e uma Equipe Técnica composta de dois funcionários, responsáveis pelos serviços técnicos e operacionais demandados pela revista.

 

Informações adicionais

O prazo para resposta às submissões (aceitação ou recusa) é, em média, de seis meses, porém varia conforme a complexidade das avaliações e de eventuais modificações sugeridas e realizadas. As datas de recebimento e aprovação de cada colaboração serão informadas no texto publicado. Cabe à Comissão Editorial definir, a cada volume da revista, os critérios para reunir os artigos já aprovados.

 

Contato

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Av. da Universidade, 308 - Biblioteca, 2º andar, sala 205, Cep: 05508-040
São Paulo, SP, Brasil,
Tel./Fax.: (55 11) 30913520
E-mail: revedu@usp.br

 

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