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- Revista Educação em Questão é um periódico do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É um periódico (on-line), de acesso aberto e fluxo contínuo de publicação, em quatro edições anuais com artigos originais e inéditos na área de Educação (área de conhecimento delimitada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES), resultantes de pesquisas científicas, além de resenhas de livros.
- O artigo, em consonância com o que prescrevem estas Normas Gerais, é configurado para papel A4, observando as seguintes indicações: digitação em Word da Microsoft margem direita/superior/inferior 2,5 cm; margem esquerda 2,5 cm; fonte Century Gothic no corpo 12, com espaçamento entre linhas 1,5 cm. Nas citações (a partir de quatro linhas), o espaçamento é simples e a fonte, 11.
- O artigo original einédito (português, espanhol e inglês), entre 20 e 25 laudas, deve incluir o Resumo em português, espanhol e inglês com 15 (quinze) linhas ou 150 (cento e cinquenta) palavras, com indicação de 4 (quatro) palavras-chave em cada idioma; o espaçamento entre linhas 1,5 cm e a fonte 12.
- O período para submeter o artigo à Revista Educação em Questão é de 1º de março a 1º de outubro.
- O artigo original e inédito em língua portuguesa aprovado será publicado, concomitantemente, em língua inglesa e/ou em língua espanhola.
- A autoria do artigo aprovado em língua portuguesa deve enviar, em seguida, a versão em inglês e/ou espanhol, além do nome do tradutor(a) e do e-mail, que constarão ao final do artigo.
- No início do artigo aprovado − antes de cada resumo − figurará o título (negrito e caixa baixa), em português, inglês e espanhol, instituição e país.
- O(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), titulação, instituição de trabalho, cidade e país, vínculo(s) a programa de pós-graduação, e-mail e Orcid devem ser enviados, separadamente, submetido no Portal da Revista (conforme o Tutorial).
- O título deverá conter, no máximo, 150 (cento e cinquenta) caracteres com espaço.
- A citação dos autores citados, a partir de quatro linhas, deve ser recuada e seguida do sobrenome do(s) autor(es), ano e página.
- Nas referências, registar, somente, os autores citados no artigo, devendo escrever o nome completo dos autores e do(s)
tradutor(es).
- As notas devem ter caráter unicamente explicativo e constar no final do texto, antes das referências. Cada nota explicativa deverá conter, no máximo, 400 (quatrocentos) caracteres.
- As figuras e imagens constantes no artigo devem ser de alta resolução.
- No artigo, os quadros e gráficos devem constar em fonte 11, o espaçamento deve ser simples, a base em branco, o título na parte de cima e em caixa baixa, os subtítulos e demais registros em caixa baixa e deve haver indicação da fonte da pesquisa.
- Cada artigo poderá ter até 3 (três) autores, preferencialmente pertencentes a grupos de pesquisas. Exige-se que pelo menos dois (2) autores tenham o título de doutor. Recomenda-se que um (1) destes, com igual título, seja de uma instituição universitária de outro país.
- O artigo, resultante de dissertação de mestrado e de tese de doutorado, poderá ter, no máximo, 2 (dois) autores.
- A avaliação do artigo pelos pareceristas incide na consistência do título (com relação ao conhecimento produzido); na consistência do resumo (apresentando, necessariamente, objetivo, fundamentação teórica, procedimento metodológico e resultados); na consistência interna do trabalho (com relação ao objetivo, à fundamentação teórica e/ou procedimento metodológico e aos resultados); na qualidade do conhecimento educacional produzido (com relação à densidade analítica, às evidências ou provas das afirmações apresentadas e às ideias conclusivo-analíticas); na qualidade do conhecimento educacional produzido (com relação à estruturação e à articulação das partes do artigo); na pertinência da conclusão do trabalho (referente ao objetivo e ao referencial teórico, ao procedimento metodológico e ideias às conclusivo-analíticas); na pertinência da argumentação e da coerência textual; na atualidade da bibliografia concernente ao artigo; na adequação da escrita à norma culta da língua portuguesa; na relevância acadêmica e científica (com relação aos padrões de uma pesquisa científica) e na originalidade do artigo para a área de Educação.
- A avaliação do artigo do tipo duplo-cega ficará a cargo de 2 (dois) pareceristas. No caso de pareceres contraditórios, serão solicitados outros pareceres. Os artigos não aprovados pelos pareceristas serão arquivados em Submissões Arquivadas do Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN (https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/index).
- A resenha de 3 (três) a 4 (quatro) laudas deverá incluir o título (negrito e caixa baixa) em português, inglês e espanhol e a referência do livro resenhado.
- Cada resenha poderá ter, no máximo, 3 (três) autores.
- A avaliação da resenha pelo parecerista reside na sua clareza informativa, crítica e crítico-informativa; na apresentação do conhecimento produzido para a área de Educação; na consistência da exposição sintética do conhecimento do livro resenhado; na adequação da escrita à norma culta da língua portuguesa e, ainda, nas Normas da Revista Educação em Questão.
- A avaliação da resenha do tipo duplo-cega ficará a cargo de 1 (um) parecerista.
- O artigo e a resenha, submetidos à Revista Educação em Questão, serão, primeiramente, apreciados pelo Conselho Editorial, que analisa sua adequação às Normas e à Política Editorial da Revista (incluindo a originalidade e o ineditismo do artigo) e decide por seu envio aos pareceristas para avaliação do tipo cega ou sua devolução. Todas as fases do processo de submissão e de avaliação do artigo são acompanhadas pelo Conselho Editorial e Consultivo da Revista, que decide pelos possíveis casos divergentes em relação às Normas da Revista.
- O ineditismo do artigo e da resenha será analisado com base em uma ferramenta de antiplágio (CopySpider).
- Os pareceres, emitidos pelos avaliadores, devem ser apreciados pelo Conselho Editorial e Consultivo da Revista Educação em Questão, que informa, imediatamente, ao (s) autor (es).
- O tempo estimado para o envio dos pareceres ao(s) autor(es) é de, aproximadamente, 35 (trinta e cinco) dias.
- No artigo e resenha, submetidos à Revista Educação em Questão, o (s) autor(es) pode(m) acompanhar todas as fases: aceitação ou rejeição imediata; envio para pareceristas; pareceres emitidos e enviados para seus autores, além da publicação no site do Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN (https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/index).
- A política de ética e de boas práticas, na produção e na publicação da Revista Educação em Questão, deve considerar: i) O Código do Comitê de Ética em Publicações (Committe on Publication Ethics – COPE – (https://publicationethics.org/resources/guidelines); ii) As Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, 2011 (http://www.gov.br/cnpq/pt-br/composicao/comissao-de-integridade/diretrizes); iii) E-books Ética e Pesquisa em Educação e textos divulgados pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesqusa em Educação – ANPEd (http://www.anped.org.br/site/etica-na-pesquisa); iv) A Resolução do Conselho Nacional de Saúde n° 510, de 7 de abril de 2016 – dispõe sobre normas aplicáveis às pesquisas em Ciências Humanas e Sociais – (http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf); v) A Declaração de Avaliação de Pesquisa – DORA (https://sfdora.org/read/pt-br/) e os padrões de acessibilidade de documentos digitais do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central “Zila Mamede” (http://lacessibilidade.bczm.ufrn.br).
- À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Educação em Questão utiliza a licença de Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License, que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.
- Os autores e coautores de artigos e resenhas, publicados na Revista Educação em Questão, terão um prazo de 1 (um) ano para que possam submeter novos trabalhos para publicação.
- O procedimento para submissão de artigo e de resenha no Portal da Revista Educação em Questão (https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao) – em Acesso (parte superior do lado direito) – deve seguir todas orientações do Tutorial no próprio Portal (submissão de Artigo e Resenha).
- As menções de autores no texto subordinar-se-ão às Normas Técnicas da ABNT – NBR 10520 (segunda edição) de 19 julho 2023. Exemplos: Teixeira (1952, p. 70); (Teixeira, 1952) e (Teixeira, 1952, p. 71).
- As referências obedecem às Normas Técnicas da ABNT – NBR 6023 (segunda edição) 14 nov. 2018. Exemplos:
Artigo em Periódico
ARAÚJO, Marta Maria de; VIEIRA, Cristina Coimbra. As especialidades convenientes à educação de mulheres no Brasil (séculos XIX e XX). Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 20, n. 67, p. 1493-1512, out./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.067.ds01 (Dossiê – Educação, Formação e (Auto) Formação).
DISCURSO de posse do professor Anísio Teixeira no Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 17, n. 46, p. 69-79, abr./jun. 1952. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.17i46.
Livros
BOTO, Carlota. A liturgia escolar na idade moderna. Campinas: Papirus, 2017.
FERRAROTTI, Franco. História e histórias de vida. O método biográfico nas ciências sociais. Tradução: Carlos Eduardo Galvão Braga e Maria da Conceição Passeggi. Natal: EDUFRN, 2014.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 11. ed. Tradução: Roberto Machado. São Paulo: Paz e Terra, 2021. 432p. ORNELLAS, Maria de Lourdes Soares; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Pesquisas em representações: fronteiras discursivas do sujeito psicossocial. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.
SANTOS, Heloisa Helena Meirelles dos. Esther Pedreira de Mello, uma mulher (in)visível. Curitiba: Appris, 2017.
Capítulo de Livro
GATTI, Giseli Cristina do Vale; INÁCIO FILHO, Geraldo; GATTI JÚNIOR, Décio. In: DALLABRIDA, Noberto; SOUZA, Rosa Fátima de (org.). Entre o ginásio de elite e o colégio popular: estudos sobre o ensino secundário no Brasil (1931-1961). Uberlândia: EDUFU, 2014.
Tese de Doutorado
FERNANDES, Hercília Maria. Aprender e apreender no Jardim-Escola (Caicó, Rio Grande do Norte, 1960-1993). 2018, 367f. (Tese de Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018.
Dissertação de Mestrado
MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura. Livros das Ciências da Educação, bibliotecas e a engenhosidade da bibliotecária Zila da Costa Mamede (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1959-1980). 2015. 181f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós- Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Monografia
MOREIRA, Keila Cruz. Grupos escolares – modelo cultural de organização (superior) da instrução primária (Natal, 1908-1913). Natal, 1997, 59 f. Monografia (Especialização em Educação) – Programa de Pós- Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1997.
Trabalho de Congresso Publicado online
ARAÚJO, Marta Maria de; MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura. A educação (auto)formativa de bibliotecárias (Zila da Costa Mamede, 1936- 1985). In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, 6., 2014, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2014. 1 Online.
Correspondência
CAPANEMA FILHO, Gustavo [Correspondência]. Destinatário Presidente GeTÚlio Dornelles Vargas. Rio de Janeiro, 14 nov. 1935. 1 Carta.
Entrevista
ANTONIO. Entrevista. Natal (Rio Grande do Norte), 5 maio. 2010.
Matéria de Jornal
BARBOSA, Edgar. Colégio e ginásio. A República, Natal, p. 3, 16 abr. 1942.
Documento Escolar
PELO ENSINO. Visitas escolares. Grupos Escolares “Senador Guerra” de Caicó e “Capitão Mor Galvão” de Currais Novos. A República, Natal, p. 1, 14 ago. 1920.
Constituições do Brasil
BRASIL. [Constituição (1946)]. Constituição dos Estados Unidos do Brasil. Brasília: Senado Federal e Ministério de Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos, 2001. (Aliomar Baleeiro e Barbosa Lima Sobrinho – Organizadores, v. 5).
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal e Ministério de Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos, 2002. (Caio Tácito – Organizador, v. 7).
Constituições do Rio Grande do Norte
RIO GRANDE DO NORTE. [Constituição (1936)]. Constituição do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Imprensa Oficial, 1936.
RIO GRANDE DO NORTE. [Constituição (1947)]. Constituição do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: D.E.I. 1947.
Mensagens Governamentais
BRASIL. Mensagem apresentada ao Congresso Nacional pelo Presidente da RePÚblica, GeTÚlio Dornelles Vargas na abertura da sessão legislativa de 1951. A educação nas mensagens presidenciais. Brasília: MEC/INEP, 1987. (v. 1, 1890-1986).
BRASIL. Mensagem apresentada ao Congresso Nacional pelo Presidente da RePÚblica, Juscelino Kubitschek de Oliveira na abertura da sessão legislativa de 1957. A educação nas mensagens presidenciais. Brasília: MEC/INEP, 1987. (v. 2, 1890-1986).
Legislação Educacional
BRASIL. Decreto nº 20.772, de 11 de dezembro de 1931. Autoriza o Convênio entre a União e as unidades da federação, para o desenvolvimento e padronização das estatísticas educacionais. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930- 1939/htm. Acesso em: 13 fev. 2018.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 1, 23 dez. 1996.
Testamento
SILVA, Caetano de Souza. Testamento. Caicó/Freguesia da Gloriosa Senhora Sant’Ana, 1890. (Documento manuscrito de 22 de julho de 1890, sob a guarda do Laboratório de Documentação Histórica do Centro de Ensino Superior do Seridó/LABORDOC − Caicó).
Testamentos e Autos de Contas
NASCIMENTO, Joaquina Maria do. Testamento e autos de contas. Vila do Príncipe /Freguesia da Gloriosa Senhora Sant’Ana, 1850. (Documento manuscrito de 20 de agosto de 1850, sob a guarda do Laboratório de Documentação Histórica do Centro de Ensino Superior do Seridó/LABORDOC − Caicó).
Revista Educação em Questão
Centro de Educação
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