ISSN 0102-7735 versão impressa
ISSN 1981-1802 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Tutorial (submissão de artigo e resenha)

1. Acessar endereço eletrônico da Revista Educação em Questão (https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao)

2. No portal da Revista Educação em QuestãoAcesso (parte superior do lado direito)

3. Submissão
Início/Acesso
• Para autor(a) não cadastrado na Revista Educação em Questão → Não é usuário? → Registra-se aqui
• Para autor cadastrado na Revista Educação em Questão usuário e senha (inserir)
• Acesso → Clicar

4. Submissão de artigo ou resenha
• Idioma → Selecionar o idioma
• Seção → Selecionar artigo ou resenha

5. Requisitos para o envio do manuscrito
• Normas gerais da Revista Educação em Questão (assinalar todos os itens)
• Declaração de direitos autorias (assinalar)
• Concordo em cumprir (assinalar)
• Salvar → Continuar

6. Transferência do manuscrito
• Componente do artigo ou resenha → Selecionar o manuscrito (artigo ou resenha) → Enviar arquivo
• Continuar
• Revisar detalhes (opcional) → Continuar
• Finalização

7. Enviar um novo arquivo
• Componente do artigo ou resenha → Outros
• Enviar arquivo (em Word) com o nome(s) completo(s) do(s) autor(es), titulação, instituição de trabalho, cidade e país, vínculo(s) a Programa de Pós-Graduação, Grupo de Pesquisa a que pertence(m), e-mail e Orcid.
• Continuar revisar detalhes (opcional) → Continuar
• Finalização → Concluir → Salvar e continuar

8. Dados de submissão
• Título (Escrever o título e o subtítulo do artigo ou da resenha)
• Resumo do artigo (Escrever de conformidade com o do artigo)
• Coautores (quando houver)
• Artigo e resenha com apenas um autor → Salvar e continuar
• Artigo e resenha com mais de um autor → Incluir coautores
• Palavras-chave (Escrever de conformidade com as do artigo)
• Referências
• Salvar → Continuar

9. Confirmação
• Finalizar submissão → OK

 

Normas gerais de publicação

  1. Revista Educação em Questão é um periódico do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É um periódico (on-line), de acesso aberto e fluxo contínuo de publicação, em quatro edições anuais com artigos originais e inéditos na área de Educação (área de conhecimento delimitada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES), resultantes de pesquisas científicas, além de resenhas de livros.
  2. O artigo, em consonância com o que prescrevem estas Normas Gerais, é configurado para papel A4, observando as seguintes indicações: digitação em Word da Microsoft margem direita/superior/inferior 2,5 cm; margem esquerda 2,5 cm; fonte Century Gothic no corpo 12, com espaçamento entre linhas 1,5 cm. Nas citações (a partir de quatro linhas), o espaçamento é simples e a fonte, 11.
  3. O artigo original einédito (português, espanhol e inglês), entre 20 e 25 laudas, deve incluir o Resumo em português, espanhol e inglês com 15 (quinze) linhas ou 150 (cento e cinquenta) palavras, com indicação de  4 (quatro) palavras-chave em cada idioma; o espaçamento entre linhas 1,5 cm e a fonte 12.
  4. O período para submeter o artigo à Revista Educação em Questão é de 1º de março a 1º de outubro.
  5. O artigo original e inédito aprovado poderá ser publicado, concomitantemente, em língua portuguesa, em língua inglesa e/ou em língua espanhola.
  6. No início do artigo − antes de cada resumo − figurará o título (negrito e caixa baixa), em português, inglês e espanhol, instituição e país.
  7. O(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), titulação, instituição de trabalho, cidade e país, vínculo(s) a programa de pós-graduação, e-mail e Orcid devem ser enviados, separadamente, submetido no Portal da Revista (conforme o Tutorial).
  8. O título deverá conter, no máximo, 150 (cento e cinquenta) caracteres com espaço.
  9. A citação, a partir de quatro linhas, deve ser recuada e seguida do sobrenome do(s) autor(es), ano e página.
  10. O sobrenome dos autores citados devem constar no corpo do trabalho.
  11. Nas referências, registar, somente, os autores citados no artigo, devendo escrever o nome completo dos autores e dos tradutores.
  12. As notas devem ter caráter unicamente explicativo e constar no final do texto, antes das referências. Cada nota explicativa deverá conter, no máximo, 400 (quatrocentos) caracteres.
  13. As figuras e imagens constantes no artigo devem ser de alta resolução.
  14. No artigo, os quadros e gráficos devem constar em fonte 11, o espaçamento deve ser simples, a base em branco, o título na parte de cima e em caixa baixa, os subtítulos e demais registros em caixa baixa e deve haver indicação da fonte da pesquisa.
  15. Cada artigo poderá ter até 3 (três) autores, preferencialmente pertencentes a grupos de pesquisas. Exige-se que pelo menos dois (2) autores tenham o título de doutor. Recomenda-se que um (1) destes, com igual título, seja de uma instituição universitária de outro país.
  16. O artigo, resultante de dissertação de mestrado e de tese de doutorado, poderá ter, no máximo, 2 (dois) autores.
  17. A avaliação do artigo pelos pareceristas incide na consistência do título (com relação ao conhecimento produzido); na consistência do resumo (apresentando, necessariamente, objetivo, fundamentação teórica e/ou procedimento metodológico e resultados); na consistência interna do trabalho (com relação ao objetivo, à fundamentação teórica e/ou procedimento metodológico e aos resultados); na qualidade do conhecimento educacional produzido (com relação à densidade analítica, às evidências ou provas das afirmações apresentadas e às ideias conclusivo-analíticas); na qualidade do conhecimento educacional produzido (com relação à estruturação e à articulação das partes do artigo); na pertinência da conclusão do trabalho (referente ao objetivo e ao referencial teórico e/ou procedimento metodológico e ideias às conclusivo-analíticas); na pertinência da argumentação e da coerência textual; na atualidade da bibliografia concernente ao artigo; na adequação da escrita à norma culta da língua portuguesa; na relevância acadêmica e científica (com relação aos padrões de uma pesquisa científica) e na originalidade do artigo para a área de Educação.
  18. A avaliação do artigo do tipo duplo-cega ficará a cargo de 2 (dois) pareceristas. No caso de pareceres contraditórios, serão solicitados outros pareceres. Os artigos não aprovados pelos pareceristas serão arquivados em Submissões Arquivadas do Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN (https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/index).
  19. A resenha de 3 (três) a 4 (quatro) laudas deverá incluir o título (negrito e caixa baixa) em português, inglês e espanhol e a referência do livro resenhado.
  20. Cada resenha poderá ter, no máximo, 3 (três) autores.
  21. A avaliação da resenha pelo parecerista reside na sua clareza informativa, crítica e crítico-informativa; na apresentação do conhecimento produzido para a área de Educação; na consistência da exposição sintética do conhecimento do livro resenhado; na adequação da escrita à norma culta da língua portuguesa e, ainda, nas Normas da Revista Educação em Questão.
  22. A avaliação da resenha do tipo duplo-cega ficará a cargo de 1 (um) parecerista.
  23. O artigo e a resenha, submetidos à Revista Educação em Questão, serão, primeiramente, apreciados pelo Conselho Editorial, que analisa sua adequação às Normas e à Política Editorial da Revista (incluindo a originalidade e o ineditismo do artigo) e decide por seu envio aos pareceristas para avaliação do tipo cega ou sua devolução. Todas as fases do processo de submissão e de avaliação do artigo são acompanhadas pelo Conselho Editorial e Consultivo da Revista, que decide pelos possíveis casos divergentes em relação às Normas da Revista.
  24. O ineditismo do artigo e da resenha será analisado com base em uma ferramenta de antiplágio (CopySpider).
  25. Os pareceres, emitidos pelos avaliadores, devem ser apreciados pelo Conselho Editorial e Consultivo da Revista Educação em Questão, que informa, imediatamente, ao (s) autor (es).
  26. O tempo estimado para o envio dos pareceres ao(s) autor(es) é de, aproximadamente, 35 (trinta e cinco) dias.
  27. No artigo e resenha, submetidos à Revista Educação em Questão, o (s) autor(es) pode(m) acompanhar todas as fases: aceitação ou rejeição imediata; envio para pareceristas; pareceres emitidos e enviados para seus autores, além da publicação no site do Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN (https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/index).
  28. A política de ética e de boas práticas, na produção e na publicação da Revista Educação em Questão, deve considerar: i) As Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, 2011 (http://cnpq.br/diretrizes); ii) Os Protocolos da Plataforma Brasil por meio do(s) Comitês de Ética em Pesquisa (http://www.comitedeetica.saomateus.ufes.br/plataforma-brasil); iii) A Resolução do Conselho Nacional de Saúde n° 510, de 7 de abril de 2016 – dispõe sobre normas aplicáveis às pesquisas em Ciências Humanas e Sociais – (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html); iv) O Documento Preliminar: Ética na Pesquisa em Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação de 2017 (http://www.anped.org.br/sites/default/files/etica_e_pesquisa_em_educacao_texto_para_discussao_1.pdf); v) O Código de Conduta para Editores e Periódicos do Cope (https://publicationethics.org/resources/code-conduct); vi) A Declaração de Avaliação de Pesquisa – DORA (https://sfdora.org/read/pt-br/); vii) Os padrões de acessibilidade de documentos digitais do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central “Zila Mamede” (http://lacessibilidade.bczm.ufrn.br).
  29. À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Educação em Questão utiliza a licença de Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License, que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.
  30. Os autores e coautores de artigos e resenhas, publicados na Revista Educação em Questão, terão um prazo de 1 (um) ano para que possam submeter novos trabalhos para publicação.
  31. O procedimento para submissão de artigo e de resenha no Portal da Revista Educação em Questão (https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao) – em Acesso (parte superior do lado direito) – deve seguir todas orientações do Tutorial no próprio Portal (submissão de Artigo e Resenha).
  32. As menções de autores no texto subordinar-se-ão às Normas Técnicas da ABNT – NBR 10520, agosto 2002. Exemplos: Teixeira (1952, p. 70); (TEIXEIRA, 1952) e (TEIXEIRA, 1952, p. 71).
  33. As referências, no final do texto precisamobedecer às Normas Técnicas da ABNT, NBR 6023, 14 nov. 2018 (segunda edição). Exemplos:
Livros

BOTO, Carlota. A liturgia escolar na idade moderna. Campinas: Papirus, 2017.
FERRAROTTI, Franco. História e histórias de vida. O método biográfico nas ciências sociais. Tradução Carlos Eduardo Galvão Braga e Maria da Conceição Passeggi. Natal: EDUFRN, 2014.
ORNELLAS, Maria de Lourdes Soares; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Pesquisas em representações: fronteiras discursivas do sujeito psicossocial. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.
SANTOS, Heloisa Helena Meirelles dos. Esther Pedreira de Mello, uma mulher (in)visível. Curitiba: Appris, 2017.

Capítulo de Livro

GATTI, Giseli Cristina do Vale; INÁCIO FILHO, Geraldo; GATTI JÚNIOR, Décio. In: DALLABRIDA, Noberto; SOUZA, Rosa Fátima de (org.). Entre o ginásio de elite e o colégio popular: estudos sobre o ensino secundário no Brasil (1931-1961). Uberlândia: EDUFU, 2014.

Artigo em Periódico

ARAÚJO, Marta Maria de; VIEIRA, Cristina Coimbra. As especialidades convenientes à educação de mulheres no Brasil (séculos XIX e XX). Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 20, n. 67, p. 1493-1512, out./dez. 2020 (Dossiê – Educação, Formação e (Auto) Formação).
DISCURSO de posse do professor Anísio Teixeira no Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 17, n. 46, p. 69-79, abr./jun. 1952.

Tese de Doutorado

FERNANDES, Hercília Maria. Aprender e apreender no Jardim-Escola (Caicó, Rio Grande do Norte, 1960-1993). 2018, 367f. (Tese de Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018.

Dissertação de Mestrado

MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura. Livros das Ciências da Educação, bibliotecas e a engenhosidade da bibliotecária Zila da Costa Mamede (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1959-1980). 2015. 181f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós- Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.

Monografia

MOREIRA, Keila Cruz. Grupos escolares – modelo cultural de organização (superior) da instrução primária (Natal, 1908-1913). Natal, 1997, 59 f. Monografia (Especialização em Educação) – Programa de Pós- Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1997.

Trabalho de Congresso Publicado online

ARAÚJO, Marta Maria de; MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura. A educação (auto)formativa de bibliotecárias (Zila da Costa Mamede, 1936- 1985). In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, 6., 2014, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2014. 1 Online.

Correspondência

CAPANEMA FILHO, Gustavo [Correspondência]. Destinatário Presidente GeTÚlio Dornelles Vargas. Rio de Janeiro, 14 nov. 1935. 1 Carta.

Entrevista

ANTONIO. Entrevista. Natal (Rio Grande do Norte), 5 maio. 2010.

Matéria de Jornal

BARBOSA, Edgar. Colégio e ginásio. A República, Natal, p. 3, 16 abr. 1942.

Documento Escolar

PELO ENSINO. Visitas escolares. Grupos Escolares “Senador Guerra” de Caicó e “Capitão Mor Galvão” de Currais Novos. A República, Natal, p. 1, 14 ago. 1920.

Constituições do Brasil

BRASIL. [Constituição (1946)]. Constituição dos Estados Unidos do Brasil. Brasília: Senado Federal e Ministério de Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos, 2001. (Aliomar Baleeiro e Barbosa Lima Sobrinho – Organizadores, v. 5).
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal e Ministério de Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos, 2002. (Caio Tácito – Organizador, v. 7).

Constituições do Rio Grande do Norte

RIO GRANDE DO NORTE. [Constituição (1936)]. Constituição do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Imprensa Oficial, 1936.
RIO GRANDE DO NORTE. [Constituição (1947)]. Constituição do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: D.E.I. 1947.

Mensagens Governamentais

BRASIL. Mensagem apresentada ao Congresso Nacional  pelo  Presidente da RePÚblica, GeTÚlio Dornelles Vargas na abertura da sessão legislativa de 1951. A educação nas mensagens presidenciais. Brasília: MEC/INEP, 1987. (v. 1, 1890-1986).
BRASIL. Mensagem apresentada ao Congresso Nacional  pelo  Presidente da RePÚblica, Juscelino Kubitschek de Oliveira  na  abertura da sessão legislativa de 1957. A educação nas mensagens  presidenciais. Brasília: MEC/INEP, 1987. (v. 2, 1890-1986).

Legislação Educacional

BRASIL. Decreto nº 20.772, de 11 de dezembro de 1931. Autoriza o Convênio entre a União e as unidades da federação, para o desenvolvimento e padronização das estatísticas educacionais. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930- 1939/htm. Acesso em: 13 fev. 2018.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 1, 23 dez. 1996.

Testamento

SILVA, Caetano de Souza. Testamento. Caicó/Freguesia da Gloriosa Senhora Sant’Ana, 1890. (Documento manuscrito de 22 de julho de 1890, sob a guarda do Laboratório de Documentação Histórica do Centro de Ensino Superior do Seridó/LABORDOC − Caicó).

Testamentos e Autos de Contas

NASCIMENTO, Joaquina Maria do. Testamento e autos de contas. Vila do Príncipe /Freguesia da Gloriosa Senhora Sant’Ana, 1850. (Documento manuscrito de 20 de agosto de 1850, sob a guarda do Laboratório de Documentação Histórica do Centro de Ensino Superior do Seridó/LABORDOC − Caicó).

Revista Educação em Questão
Centro de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Norte | Campus Universitário Bairro: Lagoa Nova | Natal | Rio Grande do Norte | Brasil
CEP: 59078-970
E-mail: eduquestao@ce.ufrn.br
Site: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Bairro: Lagoa Nova - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil
CEP: 59078-970
Tel.: (84) 3342-2270


eduquestao@ce.ufrn.br