ISSN 2237-9460 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Foco e política


Seu projeto editorial visa contribuir para a difusão do conhecimento na área da educação, por meio de temáticas regionais, nacionais e internacionais.
Publica trabalhos originais, referentes à área da Educação sob diferentes campos da pesquisa como: Estudos em Formação Docente, Práticas Pedagógicas, Políticas e Gestão Educacional, dentre outras temáticas da Educação. São aceitos trabalhos em português, inglês e espanhol, na forma de conferências, artigos e resenhas.
A Revista, inicialmente, analisa os originais submetidos quanto à adequação a linha editorial e diretrizes, após essa triagem submete os trabalhos ao Conselho Editorial ou ao corpo de pareceristas ad hoc que decidem em caráter sigiloso, de acordo com critérios previamente estabelecidos, sobre a conveniência da aceitação dos textos para publicação. No caso de um parecer favorável e de um desfavorável, será indicado a um terceiro parecerista da área, incluindo a própria Comissão Editorial.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.


 

Forma e preparação de manuscritos


Diretrizes para Autores

A Revista Exitus não cobra taxas de processamento, submissão e publicação de artigos de autores nacionais e internacionais.
1. A Revista Exitus ISSN 2237-9460 (online), indexada em: Edubase - Base Nacional de Periódicos em Educação (BD) FE/UNICAMP, Diadorin, BASE, Latindex, Sumários.org,  publica trabalhos originais, referentes à área da Educação sob diferentes campos da pesquisa como: Estudos em Formação docente, Práticas pedagógicas, Políticas e Gestão Educacional, dentre outras temáticas da Educação.
2.  É publicada trimestralmente pela Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA, sendo que o lançamento de cada número ocorre respectivamente nos meses de janeiro, abril, julho e outubro de cada ano. O material aceito e não publicado imediatamente poderá ser publicado em números posteriores, ficando a critério dos editores a melhor inserção do material na revista.
3.  Serão aceitos Artigos que cumpram as normas da Revista especificadas abaixo:
a. Somente serão considerados para publicação artigos referentes a pesquisa teórica e/ou empírica e relatos de práticas educativas.
b. Os trabalhos deverão ser submetidos através do seguinte endereço:
http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus
c. Os textos dos artigos deverão ter de 20 a 25 páginas, as quais devem vir numeradas, escritos em português, inglês ou espanhol, incluídas as referências e as notas. Cada artigo poderá ter no máximo três (3) autores, sendo pelo menos um com título de doutor(a). Número maior que 3 autores deverão apresentar justificativa a ser apreciada pelo Comitê Editorial da Exitus. 
d. Os artigos deverão conter: título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol (resumo, palavras-chave, abstract, keywords, resumen, palavras claves), introdução, conclusão/considerações finais e referências. A coordenação e o Comitê Editorial da Revista Exitus, disponibilizou arquivo com a estrutura do artigo para facilitar a editoração. Documentos que não estiverem de acordo com o Template não serão aceitos. Para acessá-lo, basta clicar no link a seguir e realizar o download: Template Revista Exitus.
e. O texto deverá ser digitado no editor Microsoft Word, fonte Century Gothic 12, espaço 1,5. Deverá ser formatado em A4 e as margens do texto deverão ser: inferior, superior e direita 2,5 cm e esquerda de 2,5 cm.
f. O(s) nome(s) do(s) autor(es), por extenso, vínculo com a instituição (cidade e país), ORCID e e-mail, deverão ser colocados em arquivo separado (Doc. Suplementar), para assegurar o anonimato no processo de avaliação.
g. O resumo (abstract e resumen), não excedendo 250 palavras, deverá conter informações sucintas sobre o artigo. Até três palavras-chave deverão ser acrescentadas ao final, tanto do resumo como do abstract e do resumen.
h. O(s) autor(es) deve(m) ter o cuidado de não utilizar(em) referências que possam identificá-lo(s) no processo de avaliação.
i. A utilização de notas de rodapé deve ser apenas para alguma informação de caráter explicativo.
j. As citações devem seguir as normas da ABNT em vigor.
k. O(s) autor(es) deve(m) realizar cuidadosa revisão gramatical do texto antes de seu envio.
l. O(s) autor(es) ao submeter(em) artigos à Revista EXITUS concordam em ceder os direitos autorais para a mesma em regime de exclusividade e originalidade do texto, sendo necessária a autorização expressa da mesma para publicação em outro veículo.
m. Os autores e co-autores de artigos e resenhas publicados na Revista Exitus terão um prazo de, no mínimo, um ano para nova publicação na revista.
n. Não será oferecida qualquer remuneração para os autores dos trabalhos.

Referências

Devem ser organizadas em ordem alfabética, alinhados à esquerda e seguir as normas da ABNT. Listar todos os autores do trabalho. Os títulos dos periódicos deverão ser completos e não abreviados. Incluir somente as obras mencionadas no trabalho. Alguns modelos de referências bibliográficas:

Artigos
MOREIRA, A. F. B.; KRAMER, S. Contemporaneidade, educação e tecnologia. Educação e Sociedade, v. 28, n. 100, p. 1037-1057, 2007.
DOURADO, L. F. Políticas e gestão da educação no Brasil: múltiplas regulações e controle. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 27, n. 1, p. 53-65, 2011.

Anais
RIBEIRO, R. S. F. A saúde mental do trabalhador e a educação como forma de cuidado. In: SIMPOSIO DO LAGE, 7., 2009, Campinas. Anais... Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2009. p. 73-80.

Livros
CUNHA, L. A. Educação, estado e democracia no Brasil. São Paulo: Cortez, 1991.
BRASIL, W. Ciência e educação superior na Amazônia. Porto Velho: Edufro, 2007.

Capítulo de livro
LONGHI, A. J. Dialogo na diversidade. In: GOERGEN, P. (Org.). Educação e dialogo. Maringá: Eduem, 2010. p. 83-115.

Tese
COLARES, A. A. Colonização, catequese e educação no Grão-Pará. 2003. 186f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2003.

Obs.: Demais referências aqui não exemplificadas deverão atender a norma da ABNT NBR 6023/2002.

Resenhas

Para o envio das resenhas, deverão ser seguidos os mesmos critérios especificados para os artigos, obedecendo as seguintes alterações:
1. Serão aceitas resenhas de livros inéditos, clássicos, recentes ou de pouca divulgação.
2. Os arquivos devem ser submetidos em extensão “doc.”, “.docx.” ou “rtf.”.
3. A resenha deverá ter no máximo 6 páginas.
4. A resenha deve ter título diferente do título do livro resenhado.

A resenha deve ter no seu início uma ficha técnica do livro resenhado, contendo os dados necessários (título, autor, editora, cidade, ano, número de páginas, ISBN, etc.).

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

 

Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA
Av. Marechal Rondon, S/N, Caranazal
68070-040 - Santarém/PA/Brasil
Tel: +55 93 2101-3643


revistaicedufopa@gmail.com