ISSN 1414-3518 printed version |
|
História da Educação tem como cobertura temática a área de História da Educação. Sua finalidade é, sobretudo, divulgar resultados de pesquisas realizadas por professores e estudantes de graduação e pós-graduação acerca dessa temática. Com vistas a atingir essa finalidade, são aceitos para publicação na revista:
A normalização da revista segue padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. Os textos submetidos à revista devem ser inéditos, de autores brasileiros ou estrangeiros, escritos em língua portuguesa ou espanhola. Admite-se a publicação de textos nas línguas inglesa e francesa, desde que acompanhados pela respectiva tradução. Para a publicação, os textos passam pelas seguintes etapas de avaliação.
|
Forma e preparação de manuscritos
História da Educação é apresentada em formato online. O processo de submissão, avaliação, edição e publicação é feito por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - Seer - e a forma de apresentação dos manuscritos deve atender as orientações que seguem. O arquivo deve ser enviado em formato Word for Windows, sem a inserção de sinais, símbolos, tabulações ou marcadores com as seguintes configurações:
Para artigos e ensaios, sem contar o resumo, a extensão máxima é de 60.000 caracteres, com espaços. Para resenhas, a extensão máxima é de 17.000 caracteres, com espaços. O texto, necessariamente, deve conter:
Os resumos devem ser apresentados em quatro idiomas: português, espanhol, inglês e francês. Devem ter, no máximo, cada um deles, 800 caracteres, com espaços. Os resumos devem ser acompanhados por palavras-chave, também nos quatro idiomas (português, espanhol, inglês e francês). O uso de ilustrações deve se restringir ao estritamente necessário e imprescindível. Quando for o caso, devem ter sua posição definida no texto pelo autor, com a devida numeração, titulação e apresentação das referências que lhes correspondem. As ilustrações devem ser enviadas em arquivos separados, em formato TIF ou JPEG, e com definição de 300 DPI. As citações e referências devem seguir as normas da ABNT. As notas de rodapé devem ser apresentadas ao longo do texto, com numeração consecutiva e com caráter explicativo. Em resenhas deve-se efetuar estudo de texto recentemente publicado ou de obras consideradas clássicas na área. No texto da resenha deve constar:
Os documentos devem ser transcritos, buscando-se preservar, tanto quanto possível, as características originais. Deve-se informar, pelo menos, referência bibliográfica completa e localização do mesmo (arquivo, biblioteca). A revisão gramatical e ortográfica do texto é facultada aos editores, que podem fazer tantas alterações quantas julgarem necessárias para adequar o texto ao padrão editorial revista. A colaboração para com a revista é gratuita e não implica em vínculo de qualquer natureza por parte da revista ou da Asphe. Os textos publicados representam a expressão do ponto do vista de seus autores e não a posição oficial da revista ou da Asphe. |
Para o envio de manuscritos, acesse ao link http://seer.ufrgs.br/asphe/user/register e siga as orientações do sistema eletrônico da revista. Em caso de dificuldade, entre em contato pelo e-mail: rhe.asphe@gmail.com ou pelo telefone: (55) 3221-1134. |
[Home] [About the journal] [Editorial board] [Subscriptions]
All the content of the journal, except where otherwise noted, is licensed under
a Creative
Commons License
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 Sala 610
CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS
Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil