ISSN 1981-1969 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Diretrizes para autores

O Jornal de Políticas Educacionais aceita trabalhos que tratem de temas relacionados à política educacional, planejamento e gestão educacional e escolar, financiamento da educação e da escola, avaliação educacional, estudos comparados em política educacional, epistemologia da política educacional, entre outros temas atinentes ao campo da política e da gestão educacional.

Antes de submeter o artigo, o/a(s) autor/a(es/as) deve(m) preencher todos os campos de identificação, incluindo ORCID e biografia, informando a titulação, instituição em que realizou a última formação, local de trabalho, cidade e estado de residência.

Os artigos devem ser inéditos e encaminhados após revisão de língua portuguesa e estrangeira (abstract e resumen). Não serão aceitas traduções realizadas por tradutor on-line. São aceitos artigos em português, inglês ou espanhol. A revisão linguística é de inteira responsabilidade do/a (s) autor/a (es/as).

A submissão deverá ser realizada pelo seguinte endereço (https://revistas.ufpr.br/jpe), utilizando o TEMPLATE (https://revistas.ufpr.br/jpe/about/editorialPolicies#custom-1)

O Jornal de Políticas Educacionais reserva-se o direito de não publicar trabalho(s) de mesmo(s) autor(es) em um ano entre a publicação de texto(s) escrito(s) pelo(s) mesmo(s) autor(es) e o início de um novo processo de submissão, salvo em números especiais.

O texto do artigo deverá atender aos princípios éticos apontados no Documento Ética e Pesquisa em Educação. (http://www.anped.org.br/news/comissao-da-anped-apresenta-documento-etica-e-pesquisa-em-educacao-subsidios).

 

Normas de formatação de artigos, resenhas, traduções

A submissão deverá ser realizada pelo seguinte endereço (https://revistas.ufpr.br/jpe), utilizando o TEMPLATE.

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (.doc, Modo de Compatibilidade).
  • Cada artigo deverá ter entre 30.000 e 45.000 caracteres (com espaços), incluindo resumo, abstract, resumen, referências, ilustrações, gráficos, mapas e tabelas.
  • Título em negrito, em português, inglês e espanhol, letra Cambria, tamanho 14, com a primeira letra da frase em maiúsculo.
  • O resumo deverá conter no máximo 230 (duzentas e trinta) palavras e de três a cinco palavras-chave, em letra Cambria, tamanho 10, espaço simples e deverá ser apresentado em português, inglês e espanhol. Não serão aceitas traduções realizadas por tradutor on-line. o resumo deve explicitar claramente o objetivo, a metodologia e as conclusões do artigo.
  • O texto deverá ser apresentado em letra Cambria, tamanho 12, espaço 1,5, papel A4, margens de 2,5 cm, paginação no canto inferior direito.
  • As notas de rodapé deverão ser utilizadas para esclarecimentos absolutamente necessários e todos os destaques no texto deverão ser feitos em itálico (negrito só será utilizado no título, subtítulos e referências).
  • Os autores mencionados no artigo deverão ser citados entre parênteses no corpo do texto, com o ano da publicação da obra e, quando for o caso, com a(s) página(s) citada(s). Ex.: (CALKINS, 1950, p.161). As referências deverão seguir as normas da ABNT.
  • É obrigatória a remoção de qualquer identificação de autoria e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, para assegurar a avaliação cega por pares. Artigos com qualquer identificação não serão aceitos para o processo de avaliação.

Em arquivo separado, submetido como documento suplementar, deverão ser encaminhados: título do trabalho em português, inglês e espanhol. Em caso de financiamento da pesquisa, a instituição financiadora deverá ser mencionada em nota de rodapé vinculada ao título em português. O arquivo deve conter também: Nome(s) completo(s) do(s) autor(es). Além de informação de Titulação/área. Vinculação institucional. Cidade, UF. País. Orcid: E-mail. Em caso de publicação com vários autores, os nomes deverão ser indicados conforme ordem de precedência.

As resenhas poderão ter, no máximo, 5 (cinco) páginas e o título será a referência bibliográfica completa da obra resenhada. Ex.: BOURDIEU, Pierre. El ofício de científico: ciência de La ciencia y reflexividade. Barcelona: Anagrama, 2003. Palavras-chave e resumo não são necessários. A resenha precisa ser realizada por terceiros, nunca pelo(a) próprio(a) pesquisador(a) autor(a) ou coautor(a) da obra resenhada.

As traduções deverão vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto. Deve acompanhar, como documento complementar, uma carta ao editor do Jornal de Políticas Educacionais autorizando sua publicação.

 

Normas para submissão de Dossiês Temáticos

A submissão de Dossiês Temáticos deve observar as seguintes orientações:

  • A temática da proposta deve estar em consonância com o escopo da revista.
  • Os proponentes devem enviar proposta aos editores pelo email (jpe@ufpr.br) contendo justificativa e indicação de pelo menos seis artigos a serem publicados (título, resumo e autores).
  • Os dossiês devem ter entre 6 e 8 artigos, sendo necessariamente dois de autores vinculados a instituições estrangeiras. Os artigos de autores estrangeiros podem ser em coautoria com brasileiros.
  • Os artigos que compõem o dossiê devem seguir os critérios de submissão e ser enviados conforme template.
  • A critério dos organizadores pode-se realizar chamada ampla para publicação na respectiva seção temática

 

Processo de avaliação

Os textos recebidos serão encaminhados a 2 (dois) pareceristas ad hoc. Caso ocorram pareceres divergentes, será enviado para um terceiro avaliador. Somente serão apreciados os textos que obedecerem as normas.

O Jornal de Políticas Educacionais adota a seguinte política de avaliação:

1 - Registro do recebimento do artigo ou resenha via sistema de submissão online.

2 - Avaliação, pela Equipe Editorial, quanto à pertinência do artigo ou resenha em relação à linha editorial e escopo da revista.

Critérios da avaliação preliminar:

a) O artigo deverá apresentar uma contribuição original para o campo de pesquisa;

b) O artigo ou resenha deve, necessariamente, enquadrar-se na linha editorial da revista: o tema do artigo ou tema do livro resenhado deve estar relacionado à política educacional; possuir um potencial para servir de referência para outros estudos e pesquisas;

c) Apresentar correção de linguagem;

d) Atender as normas da ABNT para citação, referências bibliográficas, resumo, entre outras;

e) Evidenciar o cumprimento de questões éticas da pesquisa, preferencialmente de modo explícito, por meio da indicação da aprovação por Comitê de Ética, quando for o caso.

3 - Encaminhamento para pareceristas.

4 - Análise e confrontação dos pareceres:

4.1 - Os artigos ou resenhas com pareceres favoráveis são encaminhados para a coordenação da Equipe Editorial que encaminhará ao (s) autor (es) os pareceres e as solicitações de correções indicadas pelos pareceristas e pela Equipe Editorial (com relação ao resumo, abstract, normalização, etc).

4.2 - Os artigos ou resenhas com um parecer favorável e outro contrário são encaminhados para um terceiro parecerista.

4.3 - Os artigos com dois pareceres contrários serão recusados.

4.4 - O aceite final e o agendamento da publicação do artigo ou resenha ocorrerão apenas após o recebimento do texto reformulado.

Após o aceite definitivo, os artigos são encaminhados para revisão final de Língua Portuguesa, elaboração de abstracts e resumo em espanhol e normalização.

4.5 - Os artigos submetidos são avaliados por pares acadêmicos, aos quais se garante o anonimato (blind peer review).

4.6 - A revista utiliza o iThenticate - Similarity Crosscheck (sistema de controle de plágio). Os artigos são submetidos ao referido software de controle de plágio no processo de avaliação do artigo.

4.7 – O Jornal de Políticas Educacionais é editado com recursos do Núcleo de Políicas Educacionais e não há cobrança de taxas para processamento ou publicação de artigos (no submission charges).

A avaliação dos trabalhos submetidos no JPE segue os principais critérios adotados:

  • Adequação da temática ao escopo da revista, atualidade/originalidade e contribuição para a área.
  • Apresentação do Resumo contendo objetivo, procedimento metodológico e resultado(s).
  • Clareza na introdução do artigo, apresentação do objeto, dos objetivos e da estrutura do artigo.
  • Coerência e coesão na estrutura do texto, considerando-se o procedimento teórico-metodológico e o objetivo anunciado.
  • Consistência teórica e rigor conceitual e argumentativo.
  • Conclusões finais do que é apresentado nos objetivos e no procedimento teórico-metodológico.
  • Qualidade da redação e adequação do texto aos padrões da Língua Portuguesa.

A aceitação do material para a publicação implica a transferência de direitos autorais para o periódico. Assegura-se ao Jornal de Políticas Educacionais o direito à divulgação da informação e os direitos editoriais, na forma da Lei.

 

Políticas de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.

 

Contato

Jornal de Políticas Educacionais Universidade Federal do Paraná Núcleo de Política Educacionais– NuPE/UFPR

Avenida Sete de Setembro, 2645. 2º andar, Sala 213. CEP: 80.230-010 – Curitiba – PR – Brasil.

E-mail: jpe@ufpr.br

 

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