ISSN 1981-1969 versão on-line |
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O Jornal de Políticas Educacionais aceita trabalhos que tratem de temas relacionados à política educacional, planejamento e gestão educacional e escolar, financiamento da educação e da escola, avaliação educacional, estudos comparados em política educacional, epistemologia da política educacional, entre outros temas atinentes ao campo da política e da gestão educacional. Antes de submeter o artigo, o/a(s) autor/a(es/as) deve(m) preencher todos os campos de identificação, incluindo ORCID e biografia, informando a titulação, instituição em que realizou a última formação, local de trabalho, cidade e estado de residência. Os artigos devem ser inéditos e encaminhados após revisão de língua portuguesa e estrangeira (abstract e resumen). Não serão aceitas traduções realizadas por tradutor on-line. São aceitos artigos em português, inglês ou espanhol. A revisão linguística é de inteira responsabilidade do/a (s) autor/a (es/as). A submissão deverá ser realizada pelo seguinte endereço (https://revistas.ufpr.br/jpe), utilizando o TEMPLATE (https://revistas.ufpr.br/jpe/about/editorialPolicies#custom-1) O Jornal de Políticas Educacionais reserva-se o direito de não publicar trabalho(s) de mesmo(s) autor(es) em um ano entre a publicação de texto(s) escrito(s) pelo(s) mesmo(s) autor(es) e o início de um novo processo de submissão, salvo em números especiais. O texto do artigo deverá atender aos princípios éticos apontados no Documento Ética e Pesquisa em Educação. (http://www.anped.org.br/news/comissao-da-anped-apresenta-documento-etica-e-pesquisa-em-educacao-subsidios). |
Normas de formatação de artigos, resenhas, traduções
A submissão deverá ser realizada pelo seguinte endereço (https://revistas.ufpr.br/jpe), utilizando o TEMPLATE.
Em arquivo separado, submetido como documento suplementar, deverão ser encaminhados: título do trabalho em português, inglês e espanhol. Em caso de financiamento da pesquisa, a instituição financiadora deverá ser mencionada em nota de rodapé vinculada ao título em português. O arquivo deve conter também: Nome(s) completo(s) do(s) autor(es). Além de informação de Titulação/área. Vinculação institucional. Cidade, UF. País. Orcid: E-mail. Em caso de publicação com vários autores, os nomes deverão ser indicados conforme ordem de precedência. As resenhas poderão ter, no máximo, 5 (cinco) páginas e o título será a referência bibliográfica completa da obra resenhada. Ex.: BOURDIEU, Pierre. El ofício de científico: ciência de La ciencia y reflexividade. Barcelona: Anagrama, 2003. Palavras-chave e resumo não são necessários. A resenha precisa ser realizada por terceiros, nunca pelo(a) próprio(a) pesquisador(a) autor(a) ou coautor(a) da obra resenhada. As traduções deverão vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto. Deve acompanhar, como documento complementar, uma carta ao editor do Jornal de Políticas Educacionais autorizando sua publicação. |
Normas para submissão de Dossiês Temáticos
A submissão de Dossiês Temáticos deve observar as seguintes orientações:
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Os textos recebidos serão encaminhados a 2 (dois) pareceristas ad hoc. Caso ocorram pareceres divergentes, será enviado para um terceiro avaliador. Somente serão apreciados os textos que obedecerem as normas. O Jornal de Políticas Educacionais adota a seguinte política de avaliação: 1 - Registro do recebimento do artigo ou resenha via sistema de submissão online. 2 - Avaliação, pela Equipe Editorial, quanto à pertinência do artigo ou resenha em relação à linha editorial e escopo da revista. Critérios da avaliação preliminar: a) O artigo deverá apresentar uma contribuição original para o campo de pesquisa; b) O artigo ou resenha deve, necessariamente, enquadrar-se na linha editorial da revista: o tema do artigo ou tema do livro resenhado deve estar relacionado à política educacional; possuir um potencial para servir de referência para outros estudos e pesquisas; c) Apresentar correção de linguagem; d) Atender as normas da ABNT para citação, referências bibliográficas, resumo, entre outras; e) Evidenciar o cumprimento de questões éticas da pesquisa, preferencialmente de modo explícito, por meio da indicação da aprovação por Comitê de Ética, quando for o caso. 3 - Encaminhamento para pareceristas. 4 - Análise e confrontação dos pareceres: 4.1 - Os artigos ou resenhas com pareceres favoráveis são encaminhados para a coordenação da Equipe Editorial que encaminhará ao (s) autor (es) os pareceres e as solicitações de correções indicadas pelos pareceristas e pela Equipe Editorial (com relação ao resumo, abstract, normalização, etc). 4.2 - Os artigos ou resenhas com um parecer favorável e outro contrário são encaminhados para um terceiro parecerista. 4.3 - Os artigos com dois pareceres contrários serão recusados. 4.4 - O aceite final e o agendamento da publicação do artigo ou resenha ocorrerão apenas após o recebimento do texto reformulado. Após o aceite definitivo, os artigos são encaminhados para revisão final de Língua Portuguesa, elaboração de abstracts e resumo em espanhol e normalização. 4.5 - Os artigos submetidos são avaliados por pares acadêmicos, aos quais se garante o anonimato (blind peer review). 4.6 - A revista utiliza o iThenticate - Similarity Crosscheck (sistema de controle de plágio). Os artigos são submetidos ao referido software de controle de plágio no processo de avaliação do artigo. 4.7 – O Jornal de Políticas Educacionais é editado com recursos do Núcleo de Políicas Educacionais e não há cobrança de taxas para processamento ou publicação de artigos (no submission charges). A avaliação dos trabalhos submetidos no JPE segue os principais critérios adotados:
A aceitação do material para a publicação implica a transferência de direitos autorais para o periódico. Assegura-se ao Jornal de Políticas Educacionais o direito à divulgação da informação e os direitos editoriais, na forma da Lei. |
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