ISSN 1518-0743 versão impressa |
|
A revista Linguagens, Educação e Sociedade (LES) publica dossiês, artigos, resenhas e entrevistas inéditos, escritos em Português, Inglês, Francês ou em Espanhol, cujos autores sejam professores e pesquisadores com pós-graduação em educação, de acordo com os padrões editoriais da revista. A revista exige o grau mínimo de doutor para autores interessados na submissão de artigos. No caso de autoria coletiva, pelo menos um dos autores deve possuir tal titulação. A submissão de artigo é limitada a um artigo na condição de autor ou coautor no intervalo de tempo de 02 (dois) anos. Os trabalhos devem ser enviados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER), ao endereço: <https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/about/submissions>. Os artigos devem ser submetidos diretamente no site da revista no template disponível, em versão Word for Windows. O texto deve conter entre 20 e 30 páginas, incluindo as referências, resumo, abstract e resumen. A estrutura do artigo, o resumo, as citações diretas e indiretas, as referências, imagens, quadros e tabelas devem obedecer às normas da ABNT, em vigor. Para resenha o número de laudas fica entre cinco e oito, incluindo referências e notas e até dez laudas para entrevistas. Durante a submissão do texto, o autor precisa enviar dois arquivos em formato word: 1) arquivo do texto completo com a identificação dos autores; e 2) o outro arquivo sem a identificação, que será enviado aos avaliadores, mantendo o anonimato dos autores. Aceitação de mais de três autores, somente com justificativa. Para a submissão de trabalhos na revista Linguagens, Educação e Sociedade é imprescindível que os usuários efetuem o cadastro no sistema da revista e realizem corretamente o preenchimento de todos os campos. O preenchimento incompleto do cadastro e dos metadados durante o processo de submissão implicará na rejeição do artigo, pois compromete o processo de indexação dos textos nas bases de dados. Os metadados (o termo “metadados” refere-se ao preenchimento de alguns campos no momento da submissão do documento) deverão ser preenchidos com nome(s) do(s) autor(es), instituição a que pertence, e-mail, endereço postal, telefone(s) do(s) autor(es) e títulos do artigo e dos resumos na língua original do artigo, em espanhol e em inglês. O autor deve também fazer uma breve descrição no item biografia, que será incluída no final do artigo. É obrigatória a inserção do ORCID do autor no formulário de submissão. Os artigos devem seguir o disposto na NBR 6022 e na NBR 6028 da ABNT, versão atual, com a seguinte estrutura: título, autoria (nome do autor, vinculação institucional, qualificação, e-mail, ORCID); resumo, palavras-chave, abstract, keywords, resumen, palabras clave; texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) e elementos pós-textuais: referências, apêndices e anexos. Referências e citações devem seguir as normas específicas da ABNT, em vigor, conforme o modelo disponível no site: Template. Os manuscritos submetidos fora dos padrões do template da revista serão arquivados. O resumo (250 palavras aproximadamente) deve sintetizar o tema, o(s) objetivo(s), o problema, referências teóricas, a metodologia, resultado(s) e as conclusões do artigo. Para citações, organizações e referências, os colaboradores devem observar as normas em vigor da ABNT. No caso de citações diretas recomenda-se a utilização do sistema autor, data e página e nas indiretas o sistema autor-data. As citações de até três linhas devem ser incorporadas ao parágrafo e entre aspas. As citações superiores a três linhas devem ser apresentadas em parágrafo específico, recuadas 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 10 e espaçamento simples entre linhas. As menções de autores no texto subordinar-se-ão as Normas Técnicas da ABNT ─ NBR 10520, julho 2023. Exemplos: Nesse caso, Referências citadas no texto devem ser listadas em item específico e no final do trabalho, em ordem alfabética, segundo as normas da ABNT/ NBR 6023, em vigor. Exemplos: a) Livro (um só autor): IMPORTANTE!
|
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
|
Processo de avaliação pelos pares
A avaliação dos manuscritos submetidos será realizada em três fases, utilizando-se da plataforma Open Journal Systems (OJS). A primeira fase visa analisar se os manuscritos estão alinhados com o escopo e foco da revista e se atendem as normas de submissão, de formatação e de não identificação da autoria, conforme orientações disponíveis na seção Diretrizes aos Autores. Essa fase será realizada pelo editor-chefe ou pelos editores de seção. Na segunda fase, os textos serão submetidos no programa de controle de plágio e autoplágio, com a finalidade de avaliar o ineditismo do texto. Na terceira fase, os manuscritos serão enviados, sem identificação, respeitando o sistema duplo-cego de avaliação, para no mínimo dois pareceristas indicados pelos editores de seção ou pelo editor-chefe. Em caso de discordância entre os dois pareceres, o trabalho é encaminhado para um terceiro avaliador. Após essa fase do processo de avaliação, os autores serão notificados com o recebimento dos pareceres ad hoc emitidos. A decisão dos editores de seção ou do editor-chefe poderá resultar em três situações: 1) Aceitar (o manuscrito pode ser publicado conforme apresentado); 2) Correções obrigatórias (quando o manuscrito necessita de revisões, sejam elas pequenas ou mais profundas, que envolvam, por exemplo, problemas de forma ou conteúdo, ou que apresente a falta de alguma referência ou apresente algum trecho pouco compreensível; 3) Rejeitar (essa decisão é indicada para aquele manuscrito que precisa ser totalmente modificado para que se torne publicável, ou seja, quando as alterações necessárias são complexas ou profundas). Os manuscritos aceitos para publicação deverão estar, necessariamente, em conformidade com as diretrizes que orientam a submissão de trabalhos. Cabe aos editores de seção ou ao editor-chefe condicionar a aprovação dos manuscritos para publicação às modificações especificadas em pareceres emitidos pelos pareceristas. Os trabalhos enviados para alterações deverão ser devolvidos no prazo definido pelo editor, caso contrário, serão arquivados. As modificações introduzidas no texto deverão ser grifadas para efeito de verificação pelo avaliadores, que realiza a conferência do atendimento ou não das alterações solicitadas, decidindo de maneira final pela publicação ou não do artigo. |
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. |
[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado
sob uma Licença
Creative Commons
Universidade Federal do Piauí
Campus Universitário Ministro Petrônio Portella
Centro de Ciências da Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd
Bairro: Ininga, CEP: 64049-550, Teresina - PI
Tel.: (86) 99904-5883