ISSN 1518-0743 versão impressa
ISSN 2526-8449 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Diretrizes aos autores

A revista Linguagens, Educação e Sociedade (LES) publica dossiês, artigos, resenhas e entrevistas inéditos, escritos em Português, Inglês, Francês ou em Espanhol, cujos autores sejam professores e pesquisadores com pós­-graduação em educação, de acordo com os padrões editoriais da revista.

A revista exige o grau mínimo de doutor para autores interessados na submissão de artigos. No caso de autoria coletiva, pelo menos um dos autores deve possuir tal titulação. A submissão de artigo é limitada a um artigo na condição de autor ou coautor no intervalo de tempo de 02 (dois) anos.

Os trabalhos devem ser enviados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER), ao endereço: <https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/about/submissions>. Os artigos devem ser submetidos diretamente no site da revista no template disponível,  em versão Word for Windows.

O texto deve conter entre 20 e 30 páginas, incluindo as referências, resumo, abstract e resumen. A estrutura do artigo, o resumo, as citações diretas e indiretas, as referências, imagens, quadros e tabelas devem obedecer às normas da ABNT, em vigor. Para resenha o número de laudas fica entre cinco e oito, incluindo referências e notas e até dez laudas para entrevistas. 

Durante a submissão do texto, o autor precisa enviar dois arquivos em formato word: 1) arquivo do texto completo com a identificação dos autores; e 2) o outro arquivo sem a identificação, que será enviado aos avaliadores, mantendo o anonimato dos autores. Aceitação de mais de três autores, somente com justificativa.

Para a submissão de trabalhos na revista Linguagens, Educação e Sociedade é imprescindível que os usuários efetuem o cadastro no sistema da revista e realizem corretamente o preenchimento de todos os campos. O preenchimento incompleto do cadastro e dos metadados durante o processo de submissão implicará na rejeição do artigo, pois compromete o processo de indexação dos textos nas bases de dados.

Os metadados (o termo “metadados” refere-se ao preenchimento de alguns campos no momento da submissão do documento) deverão ser preenchidos com nome(s) do(s) autor(es), instituição a que pertence, e-mail, endereço postal, telefone(s) do(s) autor(es) e títulos do artigo e dos resumos na língua original do artigo, em espanhol e em inglês. O autor deve também fazer uma breve descrição no item biografia, que será incluída no final do artigo. É obrigatória a inserção do ORCID do autor no formulário de submissão.

Os artigos devem seguir o disposto na NBR 6022 e na NBR 6028 da ABNT, versão atual, com a seguinte estrutura: título, autoria (nome do autor, vinculação institucional, qualificação, e-mail, ORCID); resumo, palavras-chave, abstract, keywords, resumen, palabras clave; texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) e elementos pós-textuais: referências, apêndices e anexos. Referências e citações devem seguir as normas específicas da ABNT, em vigor, conforme o modelo disponível no site: Template. Os manuscritos submetidos fora dos padrões do template da revista serão arquivados. 

O resumo (250 palavras aproximadamente) deve sintetizar o tema, o(s) objetivo(s), o problema, referências teóricas, a metodologia, resultado(s) e as conclusões do artigo.

Para citações, organizações e referências, os colaboradores devem observar as normas em vigor da ABNT. No caso de citações diretas recomenda-se a utilização do sistema autor, data e página e nas indiretas o sistema autor-data. As citações de até três linhas devem ser incorporadas ao parágrafo e entre aspas. As citações superiores a três linhas devem ser apresentadas em parágrafo específico, recuadas 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 10 e espaçamento simples entre linhas.

As menções de autores no texto subordinar-se-ão as Normas Técnicas da ABNT  NBR 10520, julho 2023. Exemplos:

Nesse caso, 
[...] não é possível mais afirmar que o trabalho pedagógico se reduz ao trabalho docente nas escolas. A ação pedagógica não se resume a ações docentes, de modo que, se todo trabalho docente é trabalho pedagógico, nem todo trabalho pedagógico é trabalho docente (Libâneo, 1999, p. 09).

Referências citadas no texto devem ser listadas em item espe­cífico e no final do trabalho, em ordem alfabética, segundo as normas da ABNT/ NBR 6023, em vigor.

Exemplos:

a)     Livro (um só autor):
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
b)     Livro (até três autores):
ALVES-MAZZOTTI, A.J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método cien­tífico nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2002.
 c)     Livros (mais de três autores):
RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
 d)     Capítulo de livro:
CHARLOT, B. Formação de professores: a pesquisa e a política educacional. In: PIMENTA. S. G.; GHEDIN, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 89-108.
 e)     Artigo de periódico:
IBIAPINA, I. M. L de M.; FERREIRA, M. S. A. pesquisa colabo­rativa na perspectiva sócio histórica. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, PI, n. 12, p. 26-38, jan./jun. 2005.
 f)      Artigo de jornais:
GOIS, A.; CONSTANTINO. L. No Rio, instituições cortam profes­sores. Folha de S. Paulo, São Paulo, 22 jan. 2006. Cotidiano, caderno 3, p. C 3.866
g)     Artigo de periódico (eletrônico):
IBIAPINA, I. M. L de M.; FERREIRA, M. S. A pesquisa colaborativa na perspectiva sócio histórica. Linguagens, Educação e Socieda­de, Teresina, PI, n. 12, p. 26-38, 2005. Disponível em:<http:// www.ufpi.br>mestreduc/ Revista.htm. Acesso em: 20 dez. 2005.
 h)     Decreto e Leis:
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Fede­rativa do Brasil. Brasília.DF: Senado, 1988.
 Dissertações e teses:
BRITO, A. E. Saberes da prática docente alfabetizadora: os sentidos revelados e ressignificados no saber-fazer. 2003. 184 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.
Trabalho publicado em eventos científicos:
ANDRÉ, M. E. D. A. de. Entre propostas uma proposta pra o ensino de didática. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, VIII, 1996, Florianópolis. Anais .... Floria­nópolis: EDUFSC, 1998. p. 49.

IMPORTANTE!

  • A correção gramatical é responsabilidade exclusiva do(s) autor (es), constituindo-se critério básico para a aceitação do artigo.
  • O conteúdo de cada texto é de inteira responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor (es).
  • Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.
  • O Conselho Editorial se reserva o direito de recusar o artigo ao qual foram solicitadas ressalvas, caso essas ressalvas não atendam às solicitações feitas pelos árbitros;
  • Os trabalhos submetidos à revista passarão por uma rigorosa análise de plágio. A revista LES se reserva o direito de rejeitar artigos que contenham plágio/similaridade ou significativo autoplágio (a utilização de trabalhos anteriores do(a) mesmo(a) autor(a) publicados em outros periódicos e sem a devida referência);
  • As submissões que não atenderem aos critérios de publicação descritos acima poderão ser imediatamente arquivadas.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • Ao realizar o seu cadastro, clique no seu login localizado no canto superior à direita da tela. Em seguida, selecione PERFIL e preencha os campos URL (endereço do seu Lattes); Minicurrículo (de 3 a 5 linhas) e, principalmente crie ou associe seu ORCID.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O artigo é de inteira responsabilidade dos autores e todos eles são, igualmente, os únicos responsáveis pelo conteúdo veiculado.

 

Processo de avaliação pelos pares

A avaliação dos manuscritos submetidos será realizada em três fases, utilizando-se da plataforma Open Journal Systems (OJS). A primeira fase visa analisar se os manuscritos estão alinhados com o escopo e foco da revista e se atendem as normas de submissão, de formatação e de não identificação da autoria, conforme orientações disponíveis na seção Diretrizes aos Autores. Essa fase será realizada pelo editor-chefe ou pelos editores de seção.

Na segunda fase, os textos serão submetidos no programa de controle de plágio e autoplágio, com a finalidade de avaliar o ineditismo do texto. Na terceira fase, os manuscritos serão enviados, sem identificação, respeitando o sistema duplo-cego de avaliação, para no mínimo dois pareceristas indicados pelos editores de seção ou pelo editor-chefe. Em caso de discordância entre os dois pareceres, o trabalho é encaminhado para um terceiro avaliador.

Após essa fase do processo de avaliação, os autores serão notificados com o recebimento dos pareceres ad hoc emitidos. A decisão dos editores de seção ou do editor-chefe poderá resultar em três situações: 1) Aceitar (o manuscrito pode ser publicado conforme apresentado); 2) Correções obrigatórias (quando o manuscrito necessita de revisões, sejam elas pequenas ou mais profundas, que envolvam, por exemplo, problemas de forma ou conteúdo, ou que apresente a falta de alguma referência ou apresente algum trecho pouco compreensível; 3) Rejeitar (essa decisão é indicada para aquele manuscrito que precisa ser totalmente modificado para que se torne publicável, ou seja, quando as alterações necessárias são complexas ou profundas).

Os manuscritos aceitos para publicação deverão estar, necessariamente, em conformidade com as diretrizes que orientam a submissão de trabalhos. Cabe aos editores de seção ou ao editor-chefe condicionar a aprovação dos manuscritos para publicação às modificações especificadas em pareceres emitidos pelos pareceristas.

Os trabalhos enviados para alterações deverão ser devolvidos no prazo definido pelo editor, caso contrário, serão arquivados. As modificações introduzidas no texto deverão ser grifadas para efeito de verificação pelo avaliadores, que realiza a conferência do atendimento ou não das alterações solicitadas, decidindo de maneira final pela publicação ou não do artigo.

 

Declaração de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Universidade Federal do Piauí
Campus Universitário Ministro Petrônio Portella
Centro de Ciências da Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd
Bairro: Ininga, CEP: 64049-550, Teresina - PI
Tel.: (86) 99904-5883


revistales.ppged@ufpi.edu.br