ISSN 2175-8042 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Foco e escopo


No âmbito do pluralismo de ideias e da interdisciplinaridade na produção do conhecimento na Educação Física e áreas afins, o projeto editorial da Motrivivência visa à difusão de estudos que tematizam questões referentes à cultura corporal, em interface com as ciências humanas e sociais, notadamente abordagens socioculturais, filosóficas e pedagógicas.

 

Processo de avaliação pelos pares


Motrivivência adota avaliação inter-pares (peer-to-peer) em sistema duplo-cego. Após análise preliminar de pertinência temática e normalização, pela comissão editorial, os textos submetidos são avaliados inicialmente por dois pareceristas selecionados da comissão permanente ou ad hoc.

Um parecer de aprovação e um de rejeição implica que o texto será encaminhado a um terceiro revisor, para desempate. Dois pareceres de rejeição, ou ainda, um parecer de rejeição e um de correções obrigatórias, determinam a rejeição do artigo. Com base nos pareceres, a comissão editorial emitirá aos autores um dos seguintes conceitos: aprovado para publicação, correções obrigatórias, rejeitado para publicação (arquivado).

A partir da adoção do sistema de publicação contínua, os textos aprovados são imediatamente editorados juntamente com os autores (preenchimento de templates, envio de declarações, etc.) e, na sequência, publicados.

 

Seções


Artigos Originais: restrita à publicação de artigos decorrentes de pesquisas a respeito de temáticas relevantes da Educação Física ou de natureza multidisciplinar, desde que pertinente ao escopo da revista e às demandas da produção do conhecimento na área.

Porta Aberta: Aceita textos de variados formatos, como: artigos de revisão, ensaios, resenhas, entrevistas, resumos expandidos de teses/dissertações, relatos de experiências fundamentados, etc.

Seção Temática: no formato de dossiê sobre tema escolhido e divulgado pela comissão editorial, a seção publica textos de submissão espontânea (aprovados) e/ou sob demanda (encomenda). Respeitada a temática indicada, o formato dos textos pode ser: artigos originais ou de revisão, ensaio, entrevista ou transcrição de palestras.

 

Preparação de manuscritos


Os manuscritos enviados para a revista devem ser inéditos e não podem estar sendo avaliados por outro periódico simultaneamente. As contribuições devem estar alinhadas com o foco e escopo editorial da Motrivivência, redigidas em português ou espanhol, e submetidas a uma das seções já referidas. 

Antes de ser submetido, o texto deve passar por revisão técnica de Português (ou Espanhol, se for submetido nessa língua) quanto à sintaxe, concordância e semântica. Textos que não atenderem a estes critérios serão devolvidos aos respectivos autores após análise de normalização.

Os artigos devem ser submetidos em formato doc (Word) em modelo A4, contendo até 15 páginas em espaço simples, fonte Times New Roman, tamanho 12; todas as margens de 2,5 cm.

A composição do texto deve conter, nessa ordem: título (subtítulo, se houver); resumo, com até 150 palavras; entre 3 e cinco palavras-chaves; a seguir, título, resumo e palavras em inglês e espanhol (ou português, se a submissão for em espanhol).  Esses resumos também devem ter, cada um, até 150 palavras.

Após esses metadados, é desenvolvido texto propriamente dito, seguido das referências. Todos os endereços de URL no texto e nas referências (Ex.: http://www.ibict.br) devem estar ativos.
Para mais informações, sugerimos consultar em https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/about/submissions#authorGuidelines

Observações:

a) Nenhuma nota de rodapé deve ser associada ao título. O resumo não deve conter citação ou referência. Para as palavras-chave, recomendamos a utilização dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), disponível em: http://decs.bvs.br.

b) No arquivo em formato Word não devem constar os nomes dos autores ou qualquer outra forma de identificação dos mesmos no texto.

c) para a redação do texto, observar as normas da ABNT referentes à apresentação de citações em documentos (NBR 10.520/2002), apresentação de originais (NBR 12256), norma para datar (NBR 5892), numeração progressiva das seções de um documento (6024/2003), resumos (NBR 6028/2003) e referências (NBR 6023/2003) e suas atualizações, bem como a norma de apresentação tabular do IBGE.

d) Motrivivência adota, na lista de referências, o uso do nome e sobrenome dos autores por extenso. Recomendamos que as referências sejam feitas pelo sistema MORE, da BU/ UFSC, disponível em http://www.more.ufsc.br/.


 

Conduta ética e procedimentos


Motrivivência tem como instrumento os fluxogramas COPE para apurar fatos e determinar as ações necessárias na resolução dos casos. Também adota os procedimentos de registro de retratação e manifestação de preocupação do Scielo, que tem como base orientações de comitês internacionais especializados na ética em pesquisa.

Antes de serem enviados para a avaliação pelos pareceristas, os artigos passam por análise de normalização, sendo submetidos a software para detecção de possíveis plágios. Desta forma, é possível que os autores recebam eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido.

Os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos e, caso utilizem artigos de outros autores ou de si mesmos, eles devem ser devidamente citados. Praticar plágio ou autoplágio em todas as suas formas é inadmissível. Caso um plágio ou autoplagio seja identificado, o manuscrito será sumariamente arquivado.

Autoria e coautoria: indicação de coautoria num manuscrito limita-se apenas a quem: a) contribuiu intelectual, direta e substancialmente na concepção da pesquisa/artigo (aquisição, análise ou interpretação dos dados do estudo); b) participou na construção das versões preliminares ou revisão crítica do conteúdo do artigo; c) aprova a versão final do artigo a ser publicado; d) responsabiliza-se pela exatidão e integridade do artigo. Em caso de coautoria, a ordem dos autores será rigorosamente a mesma da inserção dos nomes nos metadados, na plataforma. Em nenhuma hipótese será permitido acrescentar ou retirar nome de coautor depois que o texto for encaminhado para avaliação.

 

Envio de manuscritos


As submissões serão exclusivamente on-line, na plataforma da revista em https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/about/submissions#onlineSubmissions. As seções Artigos e Porta Aberta são de fluxo contínuo de submissão. A Seção Temática só recebe colaborações à medida que a chamada anual é divulgada e conforme o prazo nela estabelecido.

Para fazer uma submissão, todos os coautores devem estar cadastrados no sistema, com os metadados devidamente preenchidos. No mínimo, o responsável pela submissão precisará estar inscrito como autor no sistema.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Portal de Periódicos
Biblioteca Central
Campus Universitário Reitor João David F. Lima, Florianópolis - SC
CEP: 88040-900


portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br