ISSN 2526-7647 versão on-line |
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A Revista Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica é um periódico científico de publicação contínua vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente (GEPEDI), da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Dirigida a pesquisadores, professores e estudantes da área de Educação, a revista tem como objetivo fomentar a investigação e o debate acadêmico sobre os processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento; a formação de professores e as práticas de ensino; aspectos históricos, biográficos, fundamentos epistemológicos e metodológicos do ensino, sob uma perspectiva materialista dialética. Além de ser um instrumento de divulgação científica, a Obutchénie busca publicar pesquisas e textos acadêmicos nas áreas de Didática e Psicologia Pedagógica e promover o intercâmbio com instituições nacionais e internacionais que desenvolvem pesquisas afins. |
A Revista Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, com E-ISSN 2526-7647, criada em 2017 como publicação periódica do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente (GEPEDI), está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia. A Revista é editada em volumes anuais com publicações contínuas disponibilizadas apenas pela Internet no endereço: http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie. |
A Revista tem como eixo central a análise dos processos de ensino-aprendizagem-desenvolvimento fundamentados na perspectiva dialético-materialista, configurando-se como espaço privilegiado para a divulgação de pesquisas acadêmicas que abordem as múltiplas dimensões da Didática - tanto em sua vertente geral quanto nas didáticas específicas - e os avanços da Psicologia Pedagógica. Seu escopo editorial abarca ainda estudos sobre formação docente, investigações acerca das práticas de ensino em diferentes contextos educacionais, análises históricas e biográficas relevantes para o campo educacional, além de reflexões rigorosas sobre os fundamentos epistemológicos e metodológicos que sustentam as práticas educativas à luz desta abordagem teórica. |
Processo de avaliação pelos pares
A Revista conta com um grupo de especialistas de notório saber nas áreas de didática e psicologia pedagógica, sob a base teórica do materialismo dialético. Os originais serão submetidos à aprovação de avaliadores que sejam doutores, reconhecidos nos temas tratados, vinculados a instituições nacionais e internacionais. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria. O processo de seleção de artigos envolve a avaliação de dois ou três doutores no assunto, na condição de pareceristas "ad hoc" e dos membros da diretoria. O tempo médio de avaliação dos artigos desde sua submissão até a aprovação final é de 2 meses. |
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