ISSN 1413-2478 versão impressa
ISSN 1809-449X versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A Revista Brasileira de Educação aceita para publicação artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem de educação, resultantes prioritariamente de pesquisas, assim como estudos , teóricos que contribuam para o avanço do conhecimento sobre o tema abordado e fomentem a realização de novos estudos e pesquisas.


São publicados também documentos, resenhas e notas de leitura. Na seção Documentos, são divulgados textos coletivos elaborados pela ANPEd ou por associações afins, bem como documentos recentes (leis, pareceres, normalizações), emanados de órgãos governamentais e que abordem questões de interesse para a área educacional. Textos que tratem de temas polêmicos ou que debatam algum assunto, com defesa de posicionamentos, são publicados na seção Espaço Aberto.

A publicação de artigos está condicionada a dois pareceres de membros do Conselho Editorial ou colaboradores ad hoc. Em caso de divergência, é solicitado um terceiro parecer. Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pela Comissão Editorial.

A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à educação e à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.

 

Forma e preparação de manuscritos

Os artigos devem ter no mínimo 40 mil e no máximo 70 mil caracteres com espaços, incluindo referências bibliográficas e notas (contar com Ferramentas do processador de textos - Word ou Star Office, por exemplo).

As Resenhas não devem ultrapassar 10 mil caracteres com espaços e as Notas de leitura, 5 mil caracteres. É indispensável a indicação da referência bibliográfica completa da obra resenhada ou comentada. A digitação e a formatação devem obedecer à mesma orientação dada para os artigos.

Os textos a serem publicados na seção Espaço Aberto devem obedecer ao limite de 50 mil caracteres e atender aos demais requisitos dos artigos.

Os artigos e outros textos para publicação devem ser digitados em um dos programas de edição de texto em formato padrão para PC (exceto Carta Certa e Fácil).

As menções a autores, no correr do texto, devem subordinar-se à forma (Autor, data) ou (Autor, data, p.), como nos exemplos: (Silva, 1989) ou (Silva, 1989, p. 95). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data, por exemplo: (Garcia, 1995a), (Garcia, 1995b) etc.

As Referências bibliográficas devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT. Matérias que não contenham as referências bibliográficas ou que as apresentem de forma incorreta não serão consideradas para exame e publicação. Observa-se que as bibliotecárias das universidades estão aptas a oferecer orientações relativas ao seu uso correto. Exemplos da aplicação das normas da ABNT encontram-se ao final destas Normas.

As notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecer no pé de página (usar comando automático do processador de textos: Inserir/Notas).

Todos os artigos devem conter, ao final, resumo (em português) e abstract (em inglês) que não ultrapassem 1.000 caracteres cada, com indicação de pelo menos três palavras-chave e key-words.

Ao final do texto, o autor deve também fornecer dados relativos a sua maior titulação, instituição e área em que atua, últimas duas ou três publicações ou publicações mais importantes, título da pesquisa que está desenvolvendo, bem como indicar o endereço eletrônico e o endereço completo, para correspondência.

Quadros, gráficos, mapas, imagens etc. devem ser apresentados em folhas separadas do texto (indicando-se os locais em que devem ser inseridos), devendo ser numerados e titulados e apresentar indicação das fontes que lhes correspondem. Sempre que possível, deverão ser confeccionados para sua reprodução direta.

A Revista não se obriga a devolver os originais das colaborações enviadas.

Orientação para a formatação dos textos

1. Digitar todo o texto na fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinha simples, sem fontes ou atributos diferentes para títulos e seções.

2. Utilizar negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.

3. Para ênfase ou destaque, no interior do texto, utilizar apenas itálico; assinalar os parágrafos com um único toque de tabulação e dar Enter apenas no final do parágrafo.

4. Separar títulos de seções, nome do autor etc. do texto principal com um duplo Enter.

5. Para as transcrições, usar a mesma Times New Roman, fonte 11, separadas do texto principal com duplo Enter e introduzidas com dois toques de tabulação.

Orientações para a aplicação das Normas da ABNT

1. Livros: sobrenome do autor (Maiúscula)/VÍRGULA/Seguido do nome (Maiúscula e Minúscula)/VÍRGULA/Data (entre parênteses)/PONTO/Título da obra (em itálico)/DOIS PONTOS (se houver subtítulo)/Subtítulo (se houver)/ PONTO/Edição,de forma abreviada e se não for a primeira/PONTO/Local da publicação/ DOIS PONTOS, ESPAÇO/Nome do tradutor (quando houver)/PONTO.
Exemplo: APPLE, Michael W., (1989). Educação e poder. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas. Tradução de Maria Cristina Monteiro.

2. Artigos: sobrenome do autor (Maiúscula)/VÍRGULA/Seguido do nome (Maiúscula e Minúscula)/VÍRGULA/Data (entre parênteses)/ PONTO/Título do artigo/PONTO/Título do periódico (em itálico)/VÍRGULA/Volume do periódico/
VÍRGULA/Número do periódico/VÍRGULA/Páginas correspondentes ao artigo/PONTO.
Exemplo: MACHADO, L.R.S., (1985). Cidadania e trabalho no ensino de segundo grau. Em Aberto, v. 4, nº 28, p. 35-8.

3. Coletâneas: sobrenome do autor do capítulo (Maiúscula)/ VÍRGULA/Seguido do nome (Maiúscula e Minúscula)/VÍRGULA/Data,entre parênteses/PONTO/Título do capítulo/PONTO/Escrever "In:"/ Sobrenome do organizador (Maiúscula)/VÍRGULA/Iniciais do nome do organizador (SE HOUVER OUTRO ORGANIZADOR, REPETIR ESTA OPERAÇÃO SEPARANDO OS NOMES ATRAVÉS DE VÍRGULA)/ Escrever, quando for o caso, "(org.)"/PONTO/Título da coletânea (em itálico)/DOIS PONTOS (se houver subtítulo)/Subtítulo (se houver)/ PONTO/Edição, de forma abreviada e se não for a primeira/PONTO/Local da publicação/DOIS PONTOS, ESPAÇO/Nome da editora/PONTO/ Nome do tradutor, quando houver/ PONTO.
Exemplo: ROMÃO, José E., (1994). Alfabetizar para libertar. In: GADOTTI, M., TORRES, C.A. (orgs.). Educação popular: utopia latino-americana. São Paulo: Cortez.

4. Teses acadêmicas: sobrenome do autor (Maiúscula)/VÍRGULA/ Seguido do nome (Maiúscula e Minúscula)/VÍRGULA/Data, entre parênteses/PONTO/Título da obra (em itálico)/DOIS PONTOS (se houver subtítulo)/Subtítulo (se houver)/ PONTO/Grau acadêmico a que se refere/PONTO/Instituição onde foi apresentada/VÍRGULA/Tipo de reprodução/PONTO.
Exemplo: DI GIORGI, Cristiano Amaral Garboggini, (1992). Utopia da educação popular : o paradigma da educação popular e a escola pública. Tese de doutorado. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

 

 

Envio de manuscritos

A Revista Brasileira de Educação recebe artigos para análise e eventual publicação.
Pedimos que encaminhe seu artigo por meio do link http://submission.scielo.br/index.php/rbedu/index

1. Acesse o seu cadastro. Caso não possua, crie um cadastro no site.
2. Clique em Página do Usuário
3. Clique em Autor
4. Aparecerá a opção para envio de artigos.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

 

Rua Visconde de Santa Isabel, 20 Grupo 206-208 - Vila Isabel
20570-120 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel.: +55 21 2576-1447 / +55 21 2265-5521
Fax.: +55 21 3879-5511

rbe@anped.org.br