ISSN 2448-3583 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Apresentação dos trabalhos

ATENÇÃO!!! Após seu cadastro, clique no seu login localizado no canto superior à direita da tela. Em seguida, selecione PERFIL e preencha os campos URL (endereço do seu Lattes); Minicurrículo (de 3 a 5 linhas) e, principalmente, crie ou associe seu ORCID.

A responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito é do(s) autor(es), ou seja, a Educação & Formação não se responsabiliza pelos dados, opiniões e conteúdo. 

O tempo para avaliação das submissões será no máximo de até 6 (seis) meses. Esse intervalo vai variar a depender da disponibilidade e agilidade dos pareceristas.

Ao enviar o artigo para a revista, o autor compromete-se a não o encaminhar para outro(s) veículo(s) de publicação pelo prazo de seis meses, a contar da data do envio, tempo destinado a avaliação do artigo.

As propostas devem ser submetidas via internet, pelo endereço: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/index

Antes do envio do artigo, deve-se conferir se todos os autores estão cadastrados na plataforma da revista com seus respectivos metadados inseridos.  Importa esclarecer que é obrigatório o preenchimento dos seguintes campos: nome completo, e-mail, país, URL do LATTES (em caso de brasileiros), ORCID, afiliação institucional e minicurrículo. 

Clique no link para ver as orientações de preenchimento do CADASTRO ou baixe o tutorial.

Clique no Modelo de Formatação (TEMPLATE) para selecionar o formato desejado, baixar o arquivo e editá-lo.

Os artigos devem ser encaminhados em arquivo Word for Windows, versão 6.0 ou superior, com extensão (.doc), em fonte Arial, tamanho 12, em folha de formato A4, com espaçamento 1,5 entre linhas, margens superior, inferior e laterais de 2,5 cm. Os artigos devem ter a extensão mínima de 12 e máxima de 18 páginas, salvo excepcionalidades devidamente justificadas. Deve-se considerar que, após a diagramação, os textos podem aumentar o número de páginas.

No texto não deve conter qualquer identificação do autor e coautores. Esses dados, assim como vínculo institucional, formação e e-mail compõem os metadados, que devem ser preenchidos total e corretamente no momento do cadastro do autor para a continuidade do processo de submissão do artigo.

Os manuscritos poderão possuir no máximo três autores(as), igualmente responsáveis pelo artigo, salvo excepcionalidades justificadas, sendo pelo menos um com título de doutor(a). É estritamente necessário informar as contribuições de cada autor no ato da submissão, opção "comentários ao editor". Adota-se o sistema de especificação CRediT, que considera 14 diferentes papéis de autoria ou contribuições: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização. O Guia SciELO de Uso da Especificação CRediT detalha a aplicação de cada contribuição.

Não publicamos artigos puramente teóricos (revisão bibliográfica) ou relatos de experiência, os artigos de revisão devem ser de natureza: revisão sistemática de literatura, estado da questão ou estado da arte.

OBS: A Revista Educação & Formação não publica artigo de um(a) mesmo(a) autor(a) com intervalo menor que um ano, ou seja, os autores só poderão submeter artigos após um ano da última publicação. Para autores vinculados à UECE, esse intervalo é maior, ou seja, só poderão submeter artigos após três anos da última publicação.

Os artigos devem conter preferencialmente introduçãometodologia bem definida, resultadosdiscussão e considerações finais.

título deve vir em português, inglês e espanhol, com caixa baixa, centralizado, negrito e letra inicial em maiúscula. Ele deve possuir um máximo de 15 palavras.

Os resumos devem ter no mínimo 100 e no máximo 150 palavras, vir em três idiomas - português, inglês e espanhol - acompanhados de palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco). A fonte será Arial, tamanho 11, com espaçamento entre linhas simples.

OBS: As palavras-chave devem constar no Thesaurus Brasileiro da Educação:
http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/pesquisa_thesauro.php?resolution2=1024_1

As referências devem seguir as normas da ABNT e inseridas tanto no sistema da revista, durante a submissão do artigo, quanto no arquivo do Word ou em outro editor de texto. Recomenda-se a utilização de referencial teórico atualizado, pelo menos 50% das referências devem ser dos últimos 5 (cinco) anos.

As notas devem ser usadas, somente quando estritamente necessário para algum esclarecimento, no fim do texto. Seus textos devem ser sucintos, corpo 10, alinhados à esquerda com espaçamento simples. Elas devem ser apresentadas em algarismos arábicos, com numeração única e consecutiva para todo o artigo.

No caso de pesquisas envolvendo seres humanos, que seja encaminhado, em documento suplementar, os Termos de Consentimento Livre e Esclarecidos – TCLE, correspondentes aos sujeitos da pesquisa ou o parecer de aprovação do comitê de ética. Em conformidade com as boas práticas da ciência aberta, informamos que é necessário mencionar quaisquer conflito de interesses existentes, bem como inserir o referenciamento e a disponibilização dos dados utilizados e gerados pela pesquisa, código de programa de processamentos de dados e outros materiais subjacentes ao texto para efeitos de avaliação, reuso e reprodutibilidade.

OBS: A Revista Educação & Formação incentiva e permite a publicação dos dados de pesquisa (opcional aos autores) - entrevistas, documentos escritos, planos de aula, fontes imagéticas, etc. Esses dados são publicados em sua forma original, tal como encaminhado pelos autores, e recebem DOI exclusivo, o que permite a sua reutilização com a devida citação/referencia ao/s autor/es que produziu/ram tais dados.

 

Propostas de Dossiê/Número temático

A Revista Educação & Formação recebe proposta de dossiê, compostos de 5 (cinco) a 8 (oito) artigos que respeitem as normas supracitadas e se adequem as seguintes orientações:

- Todos os artigos devem possuir estreita relação com o título/temática proposta;
- O dossiê deve apresentar representação de autores de diversas regiões, sendo considerado um máximo de 2 (dois) textos de uma mesma instituição;
- A proposta deve incluir um mínimo de 2 (dois) artigos internacionais.

 

Ilustrações

As tabelas, quadros e gráficos devem ser inseridas no corpo do texto com títulos e legendas em acordo com a ABNT. As figuras devem ser evitadas.

 

Citações

As citações no texto devem utilizar o sistema autor-data e seguir as normas da ABNT para esse sistema.

Em citações diretas ou literais o nome do autor fora de parênteses tem apenas a inicial maiúscula e dentro de parênteses, todas as letras maiúsculas (AUTOR, data, página). Para citações de até três linhas, usam-se aspas, sem itálico. Citações com mais de três linhas, são recuadas 4 cm da margem esquerda, fonte menor, espaçamento simples, sem aspas e sem itálico.

Em citações indiretas, se o nome do autor estiver inserido no texto, usa-se apenas a inicial maiúscula com a data entre parênteses. Caso o nome do autor venha entre parênteses, todas as letras em maiúscula e a data, sem a necessidade de colocar a página.

 

Declaração de Direito Autoral

CC BY
Este trabalho está licenciado com a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:

A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Política de Privacidade

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Av. Doutor Silas Munguba, 1700
Campus do Itaperi – 1º andar
CEP: 60714-903 – Fortaleza-Ceará-Brasil
Tel.: (85) 3101-9918

email
redufor@gmail.com