ISSN 2238-8346 versão on-line |
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A Revista Educação e Políticas em Debate (REPOD) foi fundada em 2011, com a primeira publicação em 2012. É uma Revista Eletrônica vinculada à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Desde sua origem sua política editorial reconhece a legitimidade do dissenso, da polêmica e da diversidade de concepções e matrizes teóricas como algo próprio e inerente aos espaços democráticos. A filosofia, as políticas e as práticas da Revista estão ancoradas nos princípios da pluralidade, da liberdade e autonomia intelectual, priorizando os efeitos e contributos de cada produção singular para a produção coletiva das sínteses e das novas antíteses. As interlocuções com países latino-americanos e europeus, por meio de publicações assim como de indexações em base de dados internacionais têm possibilitado o alargamento de horizontes e alcances da Revista viabilizando intercâmbios dialógicos com análises e estudos pautados pelo rigor e consistência, além de garantir visibilidade de nossa produção. |
A Revista tem como objetivo proporcionar a pesquisadores, docentes e discentes de graduação e pós-graduação de diferentes instituições nacionais e internacionais a divulgação de resultados de pesquisas e experiências que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema. As abordagens temáticas veiculadas pelo periódico são destinadas principalmente aos estudiosos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros da área de políticas educacionais, mas também aos demais interessados pela área de educação e humanidades em geral. |
A REPOD não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - Article processing), nem para sua disponibilização aos autores e demais leitores. |
A Revista Educação e Políticas em Debate publica dossiês temáticos voltados para as Políticas Públicas de Educação, organizados por pesquisadores(as) que se dedicam à investigação em tela no dossiê, com contribuições nacionais, de diferentes regiões do país, e internacionais. De tal modo, os artigos devem guardar estreita relação com o campo temático. A cada número de edição, a Revista contará, ainda, com artigos de temas livres, publicados na seção Demanda Contínua. Em ambas as seções, a equipe editorial realiza o acompanhamento, de forma diligente, de todas as etapas da editoração, visando garantir a preservação do rigor ético no processo de difusão do conhecimento. A Revista publica manuscritos nas seções de artigos, ensaios teóricos, resenhas, entrevistas, resumos de dissertações e teses, traduções, relatos de experiência e documentos de entidades. A Revista aceita submissões de texto em português, espanhol, francês ou inglês. Os textos enviados às seções da revista são avaliados quanto à política de identificação de plágio e autoplágio; ao mérito em processo de avaliação anônima, com revisão cega por pares e quanto à condição para publicação dos artigos que envolve a entrega do artigo em versão final com as demandas solicitadas no parecer editorial, versão integral do texto traduzida para o inglês, declaração de autoria e de responsabilidade e declaração de revisão ortográfica de língua portuguesa do manuscrito e dos resumos de línguas estrangeiras. A Revista está integrada ao Portal de Periódicos UFU, com suporte e financiamento da referida instituição e de fundações como a FAPEMIG e CNPq, mediante editais destinados ao fortalecimento dos periódicos acadêmicos. O Periódico está classificado no estrato A3 do Qualis/Capes. |
Propriedade intelectual/Direitos autorais
A REPOD adota a licença Creative Commons CC BY-NC-ND 4.0 Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para publicações posteriores, sempre fazendo constar a edição original (título original, Revista Educação e Políticas em Debate, volume, número, páginas). Todos os artigos publicados na Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo ao Periódico. |
Atualmente a Revista dispõe de recurso obtido junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), por meio da chamada FAPEMIG 08/2023, Processo: APQ-05174-23. Regularmente a REPOD conta com custos incorporados às despesas correntes da UFU, por meio da Faculdade de Educação (Faced) e da Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu). Destaca-se, ainda, que a Revista não cobra dos/as autores/as para o processamento e a publicação dos manuscritos, assim como, disponibiliza o acesso livre e imediato do seu conteúdo aos leitores. |
Publicação Quadrimestral |
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