ISSN 2238-8346 versão on-line

SOBRE A REVISTA

 

Breve histórico

A Revista Educação e Políticas em Debate (REPOD) foi fundada em 2011, com a primeira publicação em 2012. É uma Revista Eletrônica vinculada à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Desde sua origem sua política editorial reconhece a legitimidade do dissenso, da polêmica e da diversidade de concepções e matrizes teóricas como algo próprio e inerente aos espaços democráticos. A filosofia, as políticas e as práticas da Revista estão ancoradas nos princípios da pluralidade, da liberdade e autonomia intelectual, priorizando os efeitos e contributos de cada produção singular para a produção coletiva das sínteses e das novas antíteses. As interlocuções com países latino-americanos e europeus, por meio de publicações assim como de indexações em base de dados internacionais têm possibilitado o alargamento de horizontes e alcances da Revista viabilizando intercâmbios dialógicos com análises e estudos pautados pelo rigor e consistência, além de garantir visibilidade de nossa produção.

 

Foco e escopo

A Revista tem como objetivo proporcionar a pesquisadores, docentes e discentes de graduação e pós-graduação de diferentes instituições nacionais e internacionais a divulgação de resultados de pesquisas e experiências que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema. As abordagens temáticas veiculadas pelo periódico são destinadas principalmente aos estudiosos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros da área de políticas educacionais, mas também aos demais interessados pela área de educação e humanidades em geral.

 

Política de acesso livre

A REPOD não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - Article processing), nem para sua disponibilização aos autores e demais leitores.

 

Outras informações

Revista Educação e Políticas em Debate publica dossiês temáticos voltados para as Políticas Públicas de Educação, organizados por pesquisadores(as) que se dedicam à investigação em tela no dossiê, com contribuições nacionais, de diferentes regiões do país, e internacionais. De tal modo, os artigos devem guardar estreita relação com o campo temático. A cada número de edição, a Revista contará, ainda, com artigos de temas livres, publicados na seção Demanda Contínua. Em ambas as seções, a equipe editorial realiza o acompanhamento, de forma diligente, de todas as etapas da editoração, visando garantir a preservação do rigor ético no processo de difusão do conhecimento.

A Revista publica manuscritos nas seções de artigos, ensaios teóricos, resenhas, entrevistas, resumos de dissertações e teses, traduções, relatos de experiência e documentos de entidades. A Revista aceita submissões de texto em português, espanhol, francês ou inglês.

Os textos enviados às seções da revista são avaliados quanto à política de identificação de plágio e autoplágio; ao mérito em processo de avaliação anônima, com revisão cega por pares e quanto à condição para publicação dos artigos que envolve a entrega do artigo em versão final com as demandas solicitadas no parecer editorial, versão integral do texto traduzida para o inglês, declaração de autoria e de responsabilidade e declaração de revisão ortográfica de língua portuguesa do manuscrito e dos resumos de línguas estrangeiras.

A Revista está integrada ao Portal de Periódicos UFU, com suporte e financiamento da referida instituição e de fundações como a FAPEMIG e CNPq, mediante editais destinados ao fortalecimento dos periódicos acadêmicos.

O Periódico está classificado no estrato A3 do Qualis/Capes.

 

Propriedade intelectual/Direitos autorais

A REPOD adota a licença Creative Commons CC BY-NC-ND 4.0

Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para publicações posteriores, sempre fazendo constar a edição original (título original, Revista Educação e Políticas em Debate, volume, número, páginas). Todos os artigos publicados na Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo ao Periódico.

 

Patrocinadores

Atualmente a Revista dispõe de recurso obtido junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), por meio da chamada FAPEMIG 08/2023, Processo: APQ-05174-23. Regularmente a REPOD conta com custos incorporados às despesas correntes da UFU, por meio da Faculdade de Educação (Faced) e da Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu). Destaca-se, ainda, que a Revista não cobra dos/as autores/as para o processamento e a publicação dos manuscritos, assim como, disponibiliza o acesso livre e imediato do seu conteúdo aos leitores.

 

Periodicidade

Publicação Quadrimestral

 

Indexadores, diretórios e repositórios

  • Bielefeld University Library - BASE
  • Sistema Regional de Información en línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal - Latindex
  • Catálogo 2.0 Latindex
  • Diadorim - Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia - IBICT
  • Directory of Research Journal Indexing – DRJI
  • Directory of Open Access Journals - DOAJ
  • EDUBASE
  • Googles academics
  • Jornal4Free - J4F
  • Revistas de Livre Acesso - LivRe
  • Portal de Periódicos da CAPES
  • Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico - REDIB
  • Scientific & Scholarly Research Database - SCILIT
  • Sumários de Revistas Brasileiras - Sumários.org
  • World Catalog - Worldcat

 

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