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1. A Revista publica quadrimestralmente manuscritos nas seções de artigos, ensaios teóricos, resenhas, entrevistas, resumos de dissertações e teses, traduções, relatos de experiência e documentos de entidades.
2. As submissões e as publicações são gratuitas, estando estas últimas condicionadas à aprovação* por pareceristas e ao cumprimento de recomendações que porventura sejam indicadas.
3. O manuscrito submetido à avaliação deve atender às seguintes diretrizes:
a) estar em conformidade com o foco e escopo da Revista;
b) ser resultado de pesquisas ou estudos teóricos ou debates polêmicos ou experiências vinculadas ao campo das políticas educacionais;
c) ter número máximo de 4 (quatro) autores/as, sendo que pelo menos um/a dele/a deve ter titulação de Doutor/a;
d) obedecer ao interstício mínimo de um ano entre a publicação de um e outro manuscrito por um(a) mesmo(a) autor(a) ou coautor(a) na Revista;
e) primar pelo rigor, clareza e densidade argumentativa;
f) estar de acordo com os templates/modelos das seções da revista.
4. O artigo deve ser submetido por um dos(as) autor(as) na página da revista: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/about/submissions
5. Tendo em vista evitar práticas de publicação de natureza endógena, será permitido, no máximo, a publicação um artigo por número da Revista, de autores/as vinculados/as à Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
5.1. Diante da submissão e aprovação de mais de um artigo, serão assumidos os seguintes critérios para definir a escala de publicação, nesta ordem:
a) Prioridade para um(a) dos(as) organizadores(as) do dossiê, caso seja vinculado(a) à UFU.
b) Maior prazo da última publicação do(a) autor(a) na Revista;
c) Ordem progressiva da data da submissão.
6. O texto deve ser encaminhado com a realização prévia de revisão ortográfica e gramatical e adequação às seguintes normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou de outro sistema reconhecido pela comunidade científica internacional:
ABNT NBR 6022:2018 - Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação
ABNT NBR 6028:2021 - Informação e documentação - Resumo – Apresentação
ABNT NBR 10520:2023 - Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação
ABNT NBR 6023:2020 - Informação e documentação - Referências - Elaboração
ABNT NBR 6024:2012 -Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento – Apresentação
7. Não serão aceitos trabalhos encaminhados concomitantemente para mais de uma revista. Artigos publicados em outros países e de relevância para o contexto educacional brasileiro poderão ser traduzidos e publicados a partir de indicação do Comitê Editorial.
8. Na submissão solicita-se o envio de DOIS arquivos do artigo:
a. Versão com identificação de todos/as os/as autores/as, atendendo à ordem de autoria e coautoria, com os respectivos dados de identificação em nota de rodapé (ver template): maior titulação; vínculo institucional atual por extenso, cidade na qual a instituição está localizada, estado, país, e-mail; endereço de currículo na Plataforma Lattes; ORCID. Esta versão será considerada pela equipe editorial na 1ª fase de avaliação.
b. Versão sem identificação dos/as autores/as, que serão avaliados pelos/as pareceristas ad hoc garantindo, assim, a política de anonimato. Recomenda-se suprimir todos os dados que podem identificar a autoria desta versão.
9. Idiomas
A Revista aceita submissões de texto em português, espanhol, francês ou inglês.
10. Traduções
O(a) autor(a) do artigo, aprovado para publicação, deverá enviar a versão integral do texto traduzido para o inglês, para a publicação bilíngue. No caso de originais redigidos em inglês, espanhol ou francês, a versão integral do texto traduzida em português.
11. Formatação: o manuscrito deverá estar em formato de arquivo eletrônico do Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, escrito em fonte Bell MT, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5, justificado em folha no formato A4. Margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm. Formatação específica para:
a. Artigo/Ensaio Teórico/Relato de Experiência
b. Resenha/Resumo de Teses e Dissertações
c. Entrevista
a) Orientações para Artigo, Ensaio Teórico e Relato de Experiência
OBS. os templates estão disponibilizados nos links apenas para visulaização. Baixe-o e salve sua versão (Baixar-Template-Portugues) - (Baixar-Template - English)
Manuscritos para essa seção devem conter entre 15 e 20 páginas, incluídas as referências. Sugere-se que na Introdução constem o tema; a delimitação do assunto estudado; a justificativa da escolha do tema; o problema e o objetivo geral do estudo. Deve-se, também, apresentar, de forma sucinta, a metodologia e a síntese dos resultados.
Resumo e Palavras-chave do manuscrito devem ser escritos em fonte Bell MT, tamanho 12, com espaçamento entre linhas simples; o texto deve ser justificado, sem recuo de parágrafo. Deve possuir entre 100 a 250 palavras, com as indicações “Resumo” e “Palavras-chave” em negrito. Devem ser listadas no mínimo três (3) e no máximo cinco (5) palavras-chave. As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave, seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. É recomendável que elas identifiquem o conteúdo do manuscrito e, sempre que possível, que sejam pesquisadas no Thesauro em educação.
O resumo do artigo redigido em português, deverá apresentar título, resumo e palavras-chave traduzidos para o inglês e para o espanhol. No caso de artigos redigidos em inglês, francês e espanhol, o título, resumo e palavras-chave deverão ser traduzidos também para o português
b) Orientações para Resenha/Resumo de Teses e Dissertações - (Baixar Template-portugues)
Aceitam-se resenhas de obras clássicas e contemporâneas, bem como de teses de doutoramento. A resenha deve ter de 5 a 8 páginas, apresentar uma descrição do conteúdo da obra ou do trabalho, elucidando os principais pressupostos e fundamentos teórico-metodológicos do texto original; também, deve conter o posicionamento do resenhista diante das contribuições teóricas e sociais do estudo relatado, além de possíveis apreciações de outras naturezas e críticas ao enfoque sustentado pelo(a) autor(a) do trabalho original.
c) Orientações para Entrevista - (Baixar Template-portugues)
A entrevista deve conter de 8 a 15 páginas. Sugere-se que se iniciem com uma breve introdução, em que se apresenta o/a entrevistado/a, indicando-se os principais objetivos pelos quais foi realizada a entrevista, além do local e da data de sua realização.
12. Ilustrações (ABNT NBR14724/2011). Qualquer que seja o tipo de ilustração, a identificação deve aparecer na parte superior, precedida pela sua designação (desenho, esquema, gráfico, quadro, fotografia, imagem, figura, entre outras), número de ordem (algarismos arábicos), travessão e título. Deve ser inserida próxima ao trecho que faz referência a ela. Título e fonte da ilustração devem estar alinhados à margem esquerda da ilustração. Na parte inferior, deve constar a fonte (mesmo que seja produção do(a) próprio(a) autor(a)), legenda e notas. A fonte deve ser informada no formato de citação, tamanho da fonte 11, se for o caso, com a referência completa mencionada na lista de referências.
13. Citações (ABNT NBR10520/2023). As citações devem obedecer à forma (Sobrenome do Autor, ano) para citações indiretas ou (Sobrenome do Autor, ano, p. xx) para citações diretas. Diferentes títulos do mesmo autor, se publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (Sobrenome do Autor, ano a, p. xx) e de forma idêntica nas referências. Cada citação deve corresponder a uma referência completa na lista de referências ao final do trabalho.
14. Nota de Rodapé. Estas devem ser restritas a notas explicativas, apresentadas ao final das páginas, redigidas em fonte Bell MT, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples, com alinhamento justificado. Sugerem-se textos sucintos (de no máximo 500 caracteres, considerando-se os espaços). No caso de mais de uma nota na mesma página, ela aparece na sequência, sem recuo e sem espaço entre elas.
15. Referências
As referências devem ser ordenadas alfabeticamente (ABNT NBR 6023/2018, itens 6.3 e 6.7). Devem ainda ser organizadas em espaço simples entre linhas, alinhadas à margem esquerda da página e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples. Devem ser ordenadas em uma única lista, padronizadas quanto ao recurso tipográfico utilizado para destacar o título* e serem uniformes em todas as referências quanto à indicação de outro(s) sobrenome(s) e do prenome** (abreviados ou não) dos autores. |
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