ISSN 0100-3143 versão impressa
ISSN 2175-6236 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Orientações a colaboradores

1. Educação & Realidade aceita para publicação artigos relacionados à Educação, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre práticas concretas ou debates polêmicos e atualizados na área. Os textos, em português ou espanhol, devem ser inéditos, de autores/as brasileiros/as ou estrangeiros/as. Relatos de pesquisa devem ser transformados em textos para publicação em revista científica, conforme padrão de Educação & Realidade.

2. A seleção dos artigos para publicação toma como referência sua contribuição à Educação, dentro da linha editorial da revista; também a originalidade do tema ou do tratamento dado ao assunto, a consistência e o rigor da abordagem teórica e a qualidade do texto.

3. Os originais devem ser encaminhados pelo site da revista (http://seer.ufrgs.br/ educacaoerealidade/about/submissions). Pede-se que os textos sejam justificados, digitados em espaço 1,5, em fonte Times New Roman, corpo 12. As citações com mais de três linhas devem vir sempre em novo parágrafo, em corpo 10, sem aspas e endentadas.

4. Solicita-se que o nome dos autores não apareça no corpo do artigo. Pede-se também a eliminação de trechos que prejudiquem a garantia de anonimato na avaliação e de dados de identificação nas propriedades do documento.

5. Todos os dados de identificação dos autores deverão ser digitados diretamente nos campos apropriados da página de cadastramento do artigo e do/a(s) autor/a(s) no sistema, incluindo nome completo do/a autor/a ou autores, endereço postal, telefone e e-mail para contato com os leitores, com uma breve descrição do currículo (no máximo três linhas) e filiação institucional. Esses dados não devem constar do arquivo Word (ou compatível) enviado pelo portal.

6. Os textos devem ser salvos no formato Word ou compatível, com enter apenas no fim dos parágrafos e após títulos, subtítulos etc. Os destaques que se fizerem necessários devem ser feitos em itálico.

7. Os artigos deverão ter entre 35.000 e 60.000 caracteres (incluindo os espaços), formatados para folha A4, incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas. Devem vir acompanhados de uma folha de rosto na qual, obrigatoriamente, devem constar resumo e abstract (entre 550 e 750 caracteres, incluindo os espaços) e palavras-chave (no máximo 5) em português e keywords em inglês. Os títulos devem ter no máximo 75 caracteres, incluindo os espaços, e também devem ser traduzidos para o inglês. A folha de rosto não pode conter nenhuma identificação dos autores.

8. Alguns itens a serem observados na digitação dos textos: aspas duplas somente para citações diretas no corpo de texto; itálico para palavras com emprego não convencional e para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações.

9. As citações devem obedecer à forma (Sobrenome do Autor, ano) ou (Sobrenome do Autor, ano, p. xx). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (Sobrenome do Autor, anoa, p. xx).

10. As referências bibliográficas deverão conter exclusivamente os autores e os textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas da ABNT disponíveis no site http://www.ufrgs.br/faced/setores/biblioteca/ referencias.html. Quando for o caso, sempre indicar o nome do tradutor após o título do livro
ou artigo. Abaixo, alguns exemplos de como proceder:


Livros:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Livro: subtítulo. Local
de publicação: Editora, ano de publicação.

Capítulos de livros:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Capítulo: subtítulo. In:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Livro. Local de publicação:
Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final.

Periódicos:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Artigo: subtítulo. Título
do Periódico, Local de publicação, Instituição, número do volume, número do fascículo,
páginas inicial e final do artigo, mês e ano de publicação.

Teses e dissertações:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título: subtítulo. Ano. Número
de folhas. Dissertação ou Tese (Mestrado em ou Doutorado em) – Nome do Programa,
Nome da Universidade, Local, Ano.

Documento eletrônico:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviaturas. Título. Edição. Local: ano. N°
de pág. ou vol. (série) (se houver) Disponível em:. Acesso em: dia mês (abreviado) ano.

11. Solicitamos que as normas acima sejam cuidadosamente seguidas; caso contrário, os textos enviados não serão considerados para avaliação.

12. O processo de avaliação dos artigos enviados à Educação & Realidade obedece ao seguinte fluxo:


a) Análise quanto à forma: nessa fase, os artigos são submetidos à leitura de ao menos dois dos editores e são avaliados quanto a sua adequação aos critérios gerais da Revista Educação& Realidade e à linha editorial.

Assim, são devolvidos aos autores os artigos que:

1) configuram- se como relatos de experiência;

2) configuram-se unicamente como revisão bibliográfica;

3) configuram-se notadamente como simples recorte de uma dissertação ou tese, sem a
devida adaptação;

4) apresentam-se sob a forma de projeto ou relatório de pesquisa;

5) não
apresentam uma análise suficientemente aprofundada da temática que se propõe a discutir;

6) não centram sua problemática, nem de forma indireta, no campo da Educação;

7) possuem excessivos erros de redação, bem como de estruturação do texto, a ponto de dificultar a compreensão das partes ou mesmo do todo;

8) são meramente descritivos e não apresentam uma análise da problemática abordada;

9) não possuem a forma de artigo científico usualmente praticada nos periódicos de Educação;

10) não cumprem as normas da Revista Educação& Realidade para submissão dos artigos (formatação, citações, referências...). Tais trabalhos serão devolvidos aos autores com a sugestão de que sejam reformulados, para efeito de nova submissão e avaliação pela Revista Educação & Realidade, noutra oportunidade. Os trabalhos que não se enquadram em nenhuma das características acima serão considerados aptos para a fase seguinte.

b) Análise por pares quanto ao mérito: nessa segunda fase, a Editoria da Revista Educação& Realidade encaminha o artigo sem a identificação do autor a, no mínimo, dois pareceristas da área temática específica do trabalho (membros do conselho editorial ou convidados ad hoc), de dois estados diferentes ou do exterior.

Para a seleção dos pareceristas e das áreas temáticas, são consideradas as classificações da tabela de áreas do CNPq e o conjunto de informações acessíveis na plataforma Lattes.

Os pareceristas podem aceitar plenamente o artigo, aceitar solicitando reformulações ou recusar o artigo. Qualquer uma das hipóteses é justificada por um parecer descritivo. Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é devolvido ao autor. Quando os dois pareceristas aceitam o trabalho, ele passa à fase seguinte.

Por fim, quando um ou os dois pareceristas solicitam reformulações, o trabalho é devolvido ao autor, solicitando que o mesmo considere os pareceres e reformule o artigo no prazo de trinta dias. Quando o autor reenvia o texto reformulado, segundo as sugestões dos pareceristas, ele é reavaliado e passa à fase final.


c) Revisão e adequação do trabalho às normas da Revista Educação & Realidade: uma vez aceito para publicação, o trabalho é submetido a uma revisão de linguagem e a uma normalização. O trabalho é encaminhado ao autor com as sugestões de correções e adequações, para que seja finalmente encaminhado pela Editoria para a publicação.


13. Educação & Realidade também publica resenhas críticas. A resenha deve atender às seguintes orientações: referir-se à obra relacionada à Educação; redação em português ou espanhol; ser inédita; conter a identificação completa da obra; extensão de 14.000 a 17.000 caracteres (com espaços), incluindo, se houver, referências; citações e referências bibliográficas atendendo as mesmas normas dos artigos (itens 8 a 10, acima); conter descrição do conteúdo da obra, sendo fiel a suas ideias principais, a seus fundamentos, a sua metodologia etc., bem como análise crítica, ou seja, um diálogo do autor da resenha com a obra; apresentar qualidade textual em termos de estilo e linguagem acadêmica. Os editores encaminharão a resenha para avaliação por pares quanto ao mérito quando o texto atender a todas as orientações ora especificadas.

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]

 


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

 

© 2019 Revista Educação & Realidade

Faculdade de Educação – UFRGS
Av. Paulo Gama, s/nº – Prédio 12201 – Sala 902
Porto Alegre – RS – Brasil 90046-900
Tel.: (51) 3308 3268
Fax: (51) 3308 3985


educreal@ufrgs.br