|
Dossiê
Conjunto de artigos abordando temáticas inovadoras e de relevância para o Patrimônio Histórico Educativo e Cultural, uma vez que o Patrimônio Cultural, material e imaterial, tanto na constituição como na difusão, envolve ações educativas. O conjunto de textos que o compõe, no mínimo 05 artigos aprovados por pareceristas, deve ter caráter interinstitucional, possuir no mínimo um artigo internacional e trazer apresentação do (s) organizador (es). O dossiê deve ser proposto por pesquisador(es) doutor(es), na condição de organizador(es). Em caso de não haver aprovação do número mínimo de artigos para a composição de um dossiê, os textos aprovados pelos pareceristas poderão ser publicados na seção “Artigo” com anuência dos (as) autores (as). O Dossiê poderá ser proposto por pesquisadores (as) da comunidade acadêmica ou por chamada aberta pelos (as) editores (as). Os artigos do dossiê deverão ser submetidos pelo sistema seguindo as normas de publicação da Revista. Artigo
A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à temática do Patrimônio Histórico-Educativo, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência da abordagem teórico-metodológica. A Comissão Editorial pode vir a publicar artigo produzido a convite, com o intuito de contribuir com algum debate mais premente da área. Esse artigo será objeto de avaliação apenas pela Comissão Editorial.
Neste sentido, serão aceitos artigos em português, em espanhol, em inglês ou em francês.
O artigo pode ter no máximo quatro autores e deve conter as seguintes seções: introdução, desenvolvimento e conclusão.
O artigo anexado à submissão deve estar salvo em Word for Windows. Não serão aceitas submissões em outros formatos, por exemplo em PDF.
Em caso de dúvidas sobre como fazer a submissão de artigos acesse as instruções na aba "TUTORIAL".
O texto deve ter a seguinte configuração: Títulos: em português, em inglês, em espanhol e em francês.
Resumos: os resumos (em português, inglês, espanhol e francês) devem ter, no máximo, 800 caracteres, com espaços.
Palavras-chave: 3 (três) palavras-chave, em português, em inglês, em espanhol e em francês, separadas entre si por ponto.
Artigos: os artigos devem ter a extensão de 20.000 a 60.000 caracteres, com espaços (sem contar o resumo) - cerca de 10 a 30 paginas
Fonte: "Times New Roman"
Tamanho da fonte:
- do texto: 12
- do título do artigo: 12 (apenas a inicial do título e nomes próprios em maiúsculo e em negrito)
- da nota de rodapé: 10
- utilizada em título e fonte bibliográfica de ilustrações: 10
- para citações longas: 10
Tamanho de folha: A4
Margens: superior: 3,0 cm
Esquerda: 3,0 cm
Inferior: 2,0 cm
Direita: 2,0 cm
Alinhamento do texto: Justificado
Espaços entre as linhas: 1,5cm
Recuo de início de parágrafo: 1,5 cm
Recuo de citação longa: 4 cm
As notas devem ter caráter explicativo e serão enumeradas consecutivamente dentro do texto, no formato de notas de rodapé.
As citações literais de até 3 linhas serão integradas ao parágrafo, colocadas entre aspas (NÃO utilizar itálico) e seguidas pelo sobrenome do autor do referido texto, ano de publicação e página ou páginas do texto citado, entre parênteses (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p. xx-xx). Quando o autor citado integra a frase, só o ano e a página serão colocados entre parênteses (ano, p. xx).
As citações de mais de três linhas serão destacadas no texto em parágrafo especial, deixando um espaço de 4cm à esquerda.
As referências sem citações literais devem ser incorporadas ao texto, entre parênteses, indicando o sobrenome do autor e o ano da publicação (SOBRENOME DO AUTOR, ano).
As ilustrações, figuras e tabelas devem estar no corpo do texto impresso e conter legendas (figuras e ilustrações) ou enunciados (tabelas) e fontes utilizadas. As figuras devem ser acompanhadas, sempre que possível, dos originais, ou então digitalizadas com resolução mínima de 300 dpi e salvas em arquivos à parte.
As referências bibliográficas devem estar de acordo com ABNT NBR 6023, devendo-se registrar nas referências somente os autores citados no corpo do texto. Deve ser utilizado o sistema alfabético para as referências, que serão reunidas no final do artigo, de acordo com os exemplos a seguir:
- Livro completo de um só autor:
SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.
- Livro completo de dois ou três autores:
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.
- Livro de mais de três autores:
SOBRENOME, Nome et al. Título em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.
- Capítulo/Artigo em livro:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: SOBRENOME, Nome (Ed./Org./Coord.). Título em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.
- Artigos em Revistas:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou negrito. Nome da Revista em negrito, local, volume, número, página(s), data (mês e ano).
- Dissertações e Teses:
SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou tese em negrito. Ano. Número de páginas. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em xxx [área]) - Nome da Instituição por extenso (Faculdade, Universidade), local.
- Artigos em jornais:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou negrito. Nome do jornal em negrito. Local, data, Caderno/Seção, página(s).
- Publicação em meio eletrônico:
SOBRENOME, Nome. Título da matéria ou artigo. Título da publicação (site, revista em negrito), local, número, data (mês e ano). Disponível em: .......... [endereço eletrônico]. Acesso em: dia mês ano.
A publicação e os comentários a respeito de documentos inéditos seguirão as normas especificadas para os artigos.
As traduções devem vir acompanhadas de autorização do autor.
Caso o trabalho/pesquisa e/ou experiência didática tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.
Os artigos podem sofrer alterações editoriais não substanciais (paragrafações, correções gramaticais, adequações estilísticas e editoriais).
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Ridphe_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo. Não há qualquer remuneração pelos trabalhos publicados.
Os editores e/ou quaisquer indivíduos ou instituições vinculadas à Ridphe_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo não se responsabilizam pelas opiniões, ideias, conceitos e posicionamentos expressos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
O(s) autor(es) é(são) responsável(is) pela adequação dos textos às normas ortográficas e gramaticais e às normas de publicação, bem como à submissão aos respectivos comitês de ética e respeito às normativas referentes ao tema, e não cabe à Ridphe_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo qualquer responsabilidade sobre tais questões. |
|