ISSN 2447-746X versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Diretrizes para autores


Dossiê
Conjunto de artigos abordando temáticas inovadoras e de relevância para o Patrimônio Histórico Educativo e Cultural, uma vez que o Patrimônio Cultural, material e imaterial, tanto na constituição como na difusão, envolve ações educativas. O conjunto de textos que o compõe, no mínimo 05 artigos aprovados por pareceristas, deve ter caráter interinstitucional, possuir no mínimo um artigo internacional e trazer apresentação do (s) organizador (es). O dossiê deve ser proposto por pesquisador(es) doutor(es), na condição de organizador(es). Em caso de não haver aprovação do número mínimo de artigos para a composição de um dossiê, os textos aprovados pelos pareceristas poderão ser publicados na seção “Artigo” com anuência dos (as) autores (as). O Dossiê poderá ser proposto por pesquisadores (as) da comunidade acadêmica ou por chamada aberta pelos (as) editores (as). Os artigos do dossiê deverão ser submetidos pelo sistema seguindo as normas de publicação da Revista.

Artigo
A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à temática do Patrimônio Histórico-Educativo, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência da abordagem teórico-metodológica.  A Comissão Editorial pode vir a publicar artigo produzido a convite, com o intuito de contribuir com algum debate mais premente da área. Esse artigo será objeto de avaliação apenas pela Comissão Editorial.
Neste sentido, serão aceitos artigos em português, em espanhol, em inglês ou em francês.
O artigo pode ter no máximo quatro autores e deve conter as seguintes seções: introdução, desenvolvimento e conclusão. 
O artigo anexado à submissão deve estar salvo em Word for Windows. Não serão aceitas submissões em outros formatos, por exemplo em PDF.
Em caso de dúvidas sobre como fazer a submissão de artigos acesse as instruções na aba "TUTORIAL".
O texto deve ter a seguinte configuração:

Títulos: em português, em inglês, em espanhol e em francês.
Resumos: os resumos (em português, inglês, espanhol e francês) devem ter, no máximo,  800 caracteres, com espaços.
Palavras-chave: 3 (três) palavras-chave, em português, em inglês, em espanhol e em francês, separadas entre si por ponto.
Artigos: os artigos devem ter a extensão de 20.000 a 60.000 caracteres, com espaços (sem contar o resumo) - cerca de 10 a 30 paginas
Fonte: "Times New Roman"
Tamanho da fonte:
- do texto: 12
- do título do artigo: 12 (apenas a inicial do título e nomes próprios em maiúsculo e em negrito)
- da nota de rodapé: 10
- utilizada em título e fonte bibliográfica de ilustrações: 10
- para citações longas: 10
Tamanho de folha: A4
Margens: superior: 3,0 cm
Esquerda: 3,0 cm
Inferior: 2,0 cm
Direita:  2,0 cm
Alinhamento do texto: Justificado
Espaços entre as linhas: 1,5cm
Recuo de início de parágrafo: 1,5 cm
Recuo de citação longa: 4 cm

As notas devem ter caráter explicativo e serão enumeradas consecutivamente dentro do texto, no formato de notas de rodapé.

As citações literais de até 3 linhas serão integradas ao parágrafo, colocadas entre aspas (NÃO utilizar itálico) e seguidas pelo sobrenome do autor do referido texto, ano de publicação e página ou páginas do texto citado, entre parênteses (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p. xx-xx). Quando o autor citado integra a frase, só o ano e a página serão colocados entre parênteses (ano, p. xx).

As citações de mais de três linhas serão destacadas no texto em parágrafo especial, deixando um espaço de 4cm à esquerda.

As referências sem citações literais devem ser incorporadas ao texto, entre parênteses, indicando o sobrenome do autor e o ano da publicação (SOBRENOME DO AUTOR, ano).

As ilustrações, figuras e tabelas devem estar no corpo do texto impresso e conter legendas (figuras e ilustrações) ou enunciados (tabelas) e fontes utilizadas. As figuras devem ser acompanhadas, sempre que possível, dos originais, ou então digitalizadas com resolução mínima de 300 dpi e salvas em arquivos à parte.

As referências bibliográficas devem estar de acordo com ABNT NBR 6023, devendo-se registrar nas referências somente os autores citados no corpo do texto. Deve ser utilizado o sistema alfabético para as referências, que serão reunidas no final do artigo, de acordo com os exemplos a seguir:
- Livro completo de um só autor:
SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.
- Livro completo de dois ou três autores:
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.
- Livro de mais de três autores:
SOBRENOME, Nome et al. Título em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.
- Capítulo/Artigo em livro:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: SOBRENOME, Nome (Ed./Org./Coord.). Título em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.
- Artigos em Revistas:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou negrito. Nome da Revista em negrito, local, volume, número, página(s), data (mês e ano).
- Dissertações e Teses:
SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou tese em negrito. Ano. Número de páginas. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em xxx [área]) - Nome da Instituição por extenso (Faculdade, Universidade), local.
- Artigos em jornais:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou negrito. Nome do jornal em negrito. Local, data, Caderno/Seção, página(s).
- Publicação em meio eletrônico:
SOBRENOME, Nome. Título da matéria ou artigo. Título da publicação (site, revista em negrito), local, número, data (mês e ano). Disponível em: .......... [endereço eletrônico]. Acesso em: dia mês ano.
A publicação e os comentários a respeito de documentos inéditos seguirão as normas especificadas para os artigos.
As traduções devem vir acompanhadas de autorização do autor.
Caso o trabalho/pesquisa e/ou experiência didática tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.
Os artigos podem sofrer alterações editoriais não substanciais (paragrafações, correções gramaticais, adequações estilísticas e editoriais).
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Ridphe_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo. Não há qualquer remuneração pelos trabalhos publicados.
Os editores e/ou quaisquer indivíduos ou instituições vinculadas à Ridphe_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo não se responsabilizam pelas opiniões, ideias, conceitos e posicionamentos expressos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
O(s) autor(es) é(são) responsável(is) pela adequação dos textos às normas ortográficas e gramaticais e às normas de publicação, bem como à submissão aos respectivos comitês de ética e respeito às normativas referentes ao tema, e não cabe à Ridphe_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo qualquer responsabilidade sobre tais questões.

Registro no ORCID


Como forma de padronização de autoria, o Comitê Editorial da RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da submissão.
O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register. Ao se cadastrar se deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão “http://”, no seu cadastro logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097 ). Aos metadados que não possuírem o registro do ORCID não será possível o prosseguimento ao processo de avaliação. É obrigatório o registro ORCID de todos os autores.

 

Artigo


Política padrão de seção.

Resenha


A resenha deve estar acompanhada de referência bibliográfica do livro resenhado, nome do autor da resenha e nome da instituição. Pode ser dado um título à resenha.
A resenha deve ter extensão de 5.000 a 15.000 caracteres com espaços (cerca de 3 páginas a 6 páginas). 
Somente serão aceitas resenhas de livros publicados há no máximo quatro anos ou que tenham valor histórico para a área da revista e que estejam diretamente vinculados ao tema tratado pela revista.

Documento


Nessa seção são divulgados textos de fontes manuscritas, impressas, oficiais e de outras procedências, bem como, documentos outros nos mais variados suportes, iconográficos, tridimensionais, que abordem questões de interesse para a área temática da revista e que com elas possam dialogar.
O documento deve acompanhar título, ano e fonte do documento, nome do apresentador além de breve apresentação e/ou discussão do mesmo.

Declaração de direito autoral


Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.
A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Licença utilizada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.

Política de privacidade


Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

© 2019 Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

UNICAMP/FE 
Grupo de Pesquisa Civilis/RIDPHE
Sala Civilis/RIDPHE
Av. Bertrand Russell, 801 - Sala 15, BL F
Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas, SP, Brasil
CEP 13083-865

 


revistaridphe.r@gmail.com