ISSN 2447-746X versão on-line

SOBRE A REVISTA

 

Foco e escopo


Ridphe_R, Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, é uma publicação continua, on-line, da Faculdade de Educação/UNICAMP e organizada no âmbito das temáticas da Rede Iberoamericana para a Investigação e a Difusão do Patrimônio Histórico Educativo – RIDPHE,  com sede na sala do CIVILIS/FE/UNICAMP, ao qual se articula. A Revista publica artigos resultantes de pesquisa ou de reflexão acadêmica, estudos analíticos, resenhas, entrevistas, encaminhados por pesquisadores que tratam da temática do Patrimônio Histórico-Educativo e Cultural.
A revista, como veículo de registro e divulgação científica, tem como objetivos aprofundar a discussão sobre os aspectos metodológicos para o estudo da documentação de acervos históricos educativos/culturais e debater os desafios da preservação deste patrimônio histórico-educativo e cultural, propiciando o intercâmbio de informações entre pesquisadores de diferentes nacionalidades que estudam a escola e instituições culturais afins, a partir de sua cultura e materialidade, buscando apreendê-la historicamente. Visa ainda contribuir para a elaboração de propostas de preservação e difusão de acervos que possam subsidiar políticas públicas de preservação das fontes. 

    • Qualis: B1 (Educação)
    • Área do conhecimento: Ciências Humanas
    • Ano de fundação: 2015
    • e-ISSN: 2447-746X
    • Título abreviado: RIDPHE_R, Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo
    • E-mail: revistaridphe.r@gmail.com
    • DOI: 10.20888
    • UnidadeFE

 

Processo de avaliação pelos pares


Todos os textos serão submetidos à Equipe Editorial da revista, que decidirá sobre a oportunidade da publicação das contribuições recebidas. Na análise para a aceitação de um texto serão observados os seguintes critérios:
- Adequação ao escopo da revista;
- Qualidade científica;  
- Cumprimento das presentes normas para publicação.
Após a revisão formal preliminar, a editoria encaminha o trabalho ao julgamento autônomo de no mínimo dois avaliadores (método de “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Havendo discordância entre os pareceristas, o trabalho deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador. Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.


 

Periodicidade


Semestral do vol. 1 ao vol. 4. A partir do vol. 5 (2019) a RIDPHE_R passa a adotar o sistema de Publicação contínua.


 

Política de acesso livre


Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.


 

Taxas para submissão e publicação de textos


A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos textos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.


Declaração de ética na pesquisa e boas práticas


A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na revista. Os autores que enviam artigos para a RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo  declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico.


Histórico do periódico


Escopo: RIDPHE_R, Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo é uma publicação contínua, on-line, da Faculdade de Educação/UNICAMP. A revista é organizada no âmbito das temáticas da RIDPHE, Rede Iberoamericana para a Investigação e a Difusão do Patrimônio Histórico Educativo, com sede na FE/UNICAMP/Brasil, na sala do CIVILIS, Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania, ao qual se articula. A lista de discussão Ridphe_l, administrada e moderada no espaço da UNICAMP, congrega investigadores preocupados com a preservação, a investigação e a difusão do patrimônio histórico-educativo e cultural.


 

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

© 2019 Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

UNICAMP/FE 
Grupo de Pesquisa Civilis/RIDPHE
Sala Civilis/RIDPHE
Av. Bertrand Russell, 801 - Sala 15, BL F
Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas, SP, Brasil
CEP 13083-865

 


revistaridphe.r@gmail.com