SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51SCHOOL INCLUSION: EFFECTS OF THE NATIONAL EDUCATION PLAN ON MUNICIPAL PLANSPUBLIC EDUCATION BUDGET AND CHILEAN EDUCATIONAL MACRO-POLICY: FINDINGS AND DISCUSSIONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

MARTINEZ, Juan Miguel Martínez  and  SANCHO, Antonio Tudela. AS TECNOLOGIAS NOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS: UMA ANÁLISE POLÍTICA DO DISCURSO. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07287.  Epub Oct 13, 2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147287.

As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) são parte essencial do discurso educativo de instituições como a OCDE e a Unesco. As pesquisas sobre a questão não têm examinado suficientemente os mecanismos ideológicos que operam por trás desses discursos educativos sobre tecnologia. Assim, o objetivo do artigo é analisar de forma discursiva os argumentos utilizados em textos de política educacional de instâncias supranacionais (OCDE e Unesco) que apoiam a implantação das TIC na Educação. Realizamos uma análise documental adotando a abordagem metodológica da Análise Política de Discurso (APD). Os resultados mostram como os discursos sobre as TIC presentes nos documentos de ambas as instituições fazem parte de uma visão da educação que precisa se adequar às demandas das sociedades e das economias neoliberais.

Keywords : NEOLIBERALISMO; POLÍTICAS EDUCACIONAIS; TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO; GOVERNABILIDADE.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )