SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52MAPPING AND IMPORTANCE OF PROJECTS FOR GENDER EQUITY IN STEM EDUCATIONHOMESCHOOLING, THE TEACHING OF CONTROVERSIAL ISSUES AND THE NEW BRAZILIAN CONSERVATISM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

SIMIELLI, Lara. REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA BRASILEIRA SOBRE DIRETORES ESCOLARES. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e08984.  Epub Oct 04, 2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148984.

Este artigo tem por objetivo identificar quais são as características centrais da produção sobre diretores escolares no Brasil nas últimas três décadas. Foram analisados 40 estudos, em um universo de 691 trabalhos sobre gestão escolar, publicados no país de 1989 a 2019. As pesquisas foram elaboradas por 65 autores, provenientes de 37 instituições, majoritariamente da região Sudeste, e trataram de sete categorias centrais, sendo a seleção e formação dos diretores a que concentrou o maior número de estudos. Utilizaram, por fim, em sua maior parte, metodologia qualitativa, com foco na análise documental e na análise de discurso.

Keywords : LIDERANÇA ESCOLAR; GESTÃO ESCOLAR; DIRETOR ESCOLAR; REVISÃO SISTEMÁTICA.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )