SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39PEDAGOGICAL FORMATION IN DIALOGICAL LEARNING: CONTRIBUTIONS TO TEACHER TRAINING IN TIMES OF SOCIAL DISTANCINGINDICATORS OF THE THIRD UNIVERSITY MISSION: PERSPECTIVES TO MEASURE UNIVERSITIES CONTRIBUTIONS TO SOCIETY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

MIORALLI, PAULO CESAR  and  AVALLONE, ELSON. CONSTRUÇÃO DE UM TÚNEL DE VENTO DIDÁTICO COMO APLICAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO TÉCNICO. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e39236.  Epub July 10, 2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469839236.

Um túnel de vento didático foi projetado e construído como proposta pedagógica voltada a docentes e discentes de um curso técnico em mecatrônica integrado ao ensino médio do Instituto Federal de São Paulo. A proposta teve como objetivo analisar os resultados na aprendizagem a partir da execução do projeto agregado a um ensaio experimental, assim como averiguar a integração de conteúdos e a interdisciplinaridade nessa prática didática além de apresentar a análise técnico-matemática envolvida na construção do equipamento e no ensaio experimental. A abordagem simultânea e integrada entre análise da prática pedagógica e investigação técnico-matemática constitui-se em um diferencial desta pesquisa. Pontos positivos advindos da prática pedagógica foram evidenciados e podem subsidiar interações didáticas futuras no desenvolvimento de projetos com ensaio experimental. Além da comprovação de teorias existentes sobre dinâmica do ar, a proposta buscou aproximar os discentes ao universo da ciência aplicada por meio de uma mediação docente dialógica e incitante, assim como fornecer uma visão holística entre teoria e prática ambientadas no ensino médio integrado à formação profissional e tecnológica.

Keywords : projeto escolar; prática pedagógica; interdisciplinaridade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )