Estudos em Avaliação Educacional
Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X
Abstract
TOMAS, MARIA CAROLINA; D’ALBUQUERQUE, RAQUEL WANDERLEY; NEVES, OTAVIANO FRANCISCO and MESQUITA, MAYTÊ CABRAL. ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DISCENTE NA AVALIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.76, pp.28-48. Epub Aug 26, 2020. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6815.
O objetivo do artigo é compreender quais fatores influenciam a participação dos alunos em um processo de avaliação docente, identificando os perfis mais e menos propensos a participar, incluindo características individuais e dos cursos aos quais estão vinculados. Os dados analisados são da avaliação docente semestral de uma IES privada entre 2016 e 2018. O modelo de análise é a regressão logística multinível. Os resultados apontam que características individuais e também dos cursos, afetam a probabilidade de participação discente na avaliação dos professores: ser mulher, acima de 41 anos de idade, beneficiário de programas de financiamento ou bolsa de estudos, em um curso de licenciatura ou em um curso integral tendem a aumentar a probabilidade de participação na avaliação docente.
Keywords : AVALIAÇÃO DOCENTE; EDUCAÇÃO SUPERIOR; PARTICIPAÇÃO DO ALUNO.