SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Impacts of the Quota Law on a Federal Higher Education Institution: research on student dropoutThe technical report of the CAPES’ technical production working group: a critical view author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

SILVA, Raissa Araujo  and  PAIVA, Maria Cristina Leandro. A organização do ambiente virtual de aprendizagem na EaD: o ponto de vista dos estudantes. Avaliação (Campinas) [online]. 2023, vol.28, e023021.  Epub Oct 28, 2023. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772023000100032.

Este artigo objetiva discutir a organização didática do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) a partir do ponto de vista dos estudantes e compreender as singularidades dos processos de interação nesse contexto. Os dados foram construídos com base em um questionário aplicado com estudantes de diferentes cursos de um polo da Educação a Distância. Os resultados indicam que a organização didática das páginas depende de um planejamento que articule os conteúdos, as estratégias metodológicas, os recursos didáticos, a avaliação e as informações, de modo a atender às especificidades da EaD. Quanto ao fenômeno da interação, destaca-se a participação ativa e constante, além dos feedbacks, como potencializadores das relações entre os atores envolvidos, o que contribui para o engajamento do estudante.

Keywords : educação a distância; ambiente virtual de aprendizagem; organização didática; interação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )