SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21The Discipline of Psychology in the Teaching Training Courses CurriculumThe Challenges of Thinking an Counter-Hegemonic Curriculum in Country School in the Context of BNCC Implementation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SOUSA, Galdino Rodrigues de. Pela Não Classificação das Pedagogias Críticas e Pós-Críticas: Diálogos Provocativos com Tomaz Tadeu da Silva. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e56874.  Epub Aug 15, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e56874.

Este ensaio sustenta-se na correlação de fontes bibliográficas sob uma abordagem qualitativa, sofre influência das discussões críticas e pós-críticas em suas descrições e análises. Problematizam-se renovações das pedagogias críticas da Educação que as fazem ir além de sua perspectiva inicial, com a leitura fortemente influenciada por conceitos e problematizações macroeconômicas. Com o objetivo de legitimar esse entendimento, estabelecem-se diálogos com autores referências na Educação, como Silva (2013), Moreira (1999), Apple, Au e Gandin (2011). Conclui-se pela falta de clareza no que diz respeito às fronteiras que distinguem as pedagogias críticas das pedagogias pós-críticas. Como opção potencialmente interessante nesse debate, sugere-se a discussão da não pertinência da classificação que as distingue, intensificando, assim, a luta contrapositiva às mais variadas formas de injustiças sociais.

Keywords : pedagogias críticas; pedagogias pós-críticas; currículo; educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )