SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Debates and pathways of the foundation of the Faculty of Medicine of Santa Catarina: the result of multiple actions and subjects (1950s)Pachoal Lemme and Jorge Amado in defense of education and soviet literature in the Brazilian press (1945-1962) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

OLIVEIRA, Kamilla Botelho de  and  FERENC, Alvanize Valente Fernandes. O programa de monitoria no ensino superior, suas transformações históricas e a possibilidade de aprendizagem da docência. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e178.  Epub Aug 07, 2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-178.

O objetivo deste artigo é analisar as transformações históricas do programa de monitoria no contexto do ensino superior. Lançando mão de leis, resoluções e regulamentos, buscamos compreender a trajetória desse programa, as mudanças pelas quais passou, e se a função de monitor era/é considerada como uma possibilidade de aprendizagem da docência. No desenvolvimento da pesquisa, iniciamos pela organização temporal dos documentos encontrados na Universidade Federal de Viçosa (UFV), explorando a evolução da atividade de monitoria e o seu tratamento na Universidade, desde 1968, mesclando o que a lei ditava e como a UFV a aplicava por meio de suas resoluções internas. Ao longo de seu percurso histórico, observamos a utilização de diferentes terminologias, as transformações de seus objetivos e a sua consideração como uma atividade em que é possível construir saberes necessários à profissão docente.

Keywords : Ensino superior; Programa de monitoria; Aprendizagem da docência.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )