SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue03Espaços mistos: o público e o privado na instrução do século XIX author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

SANTANA, Jeová Silva. A escola como lugar da não alegria em escritos literários. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2011, vol.11, n.03, pp.131-151. ISSN 2238-0094.

O texto pretende abordar os conflitos inerentes às práticas escolares, mais particularmente os que se originam nas relações discentes e docentes. Para tanto, foram usados textos literários de autores brasileiros nos quais se percebem marcas dessa relação. A presente análise é um recorte de tese (PUC-SP, 2011) sobre o modelo internato na educação brasileira tendo-se a literatura como fonte investigativa. Apresenta, nos exemplos textuais recolhidos, como principal norteamento teórico a crítica de Adorno sobre os empecilhos nas práticas do magistério, contraposta ao pensamento de G. Snyders, segundo o qual a escola pode ser o espaço para intervenções positivas no sentido da afetividade.

Keywords : Práticas Escolares; Literatura Brasileira; Educação Brasileira; Teoria Crítica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )