SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Pedagogy of alternation in field education in a public schoolL. S. Vygotsky: the topicality of his thinking requires the recovery of his work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

GOMES, Carlos Eduardo de Almeida; SILVA, Gustavo da Motta  and  ANACLETO, Francis Natally de Almeida. A entrada no curso de Educação Física: perspectivas sobre os motivos de escolha. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e12517.  Epub Mar 31, 2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.12517.

O presente ensaio tem como objetivo contextualizar e discutir a partir da literatura revisada os fatores que influenciaram os ingressos a optarem pelo curso de Educação Física, sobretudo a Licenciatura, à luz do quadro teórico de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. Metodologicamente, empregou-se uma revisão de literatura narrativa de natureza exploratória, descritiva e crítica de 24 artigos no indexador Google Scholar conjuntamente aos quadros teóricos previamente citados. Concluiu-se que esses fatores se referem ao gosto por esportes e/ou atividades físicas seguido da influência do professor de Educação Física da Educação Básica.

Keywords : Graduação; Formação de professores; Pierre Boudieu; Bernard Lahire.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )