Educação e Realidade
Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236
Abstract
CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Um Sentido para a Experiência Escolar em Tempos de Pandemia. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.4, e109144. Epub Jan 04, 2021. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236109144.
No presente artigo a emergência da pandemia global é analisada como um fator que torna ainda mais visível e aguda a crise da educação. Isso ocorre porque à não presencialidade espacial dos alunos agrega-se o esvaziamento da dimensão temporal da educação. Esse esvaziamento é tratado a partir da narrativa da experiência escolar de uma adolescente. Sua interpretação e análise apontam para a necessidade de a experiência escolar propiciar a seus alunos a oportunidade de habitarem um outro mundo no tempo e no espaço por meio do acesso e da ressignificação de obras ficcionais e historiográficas nas quais a experiência de viver uma pandemia seja reconfigurada à luz do presente.
Keywords : Pandemia; Filosofia da Educação; Ricoeur; Arendt.