SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42The contribution to and reflects on the classroom of the system of educational evaluation: the case of the System of Evaluation of Public Education of Minas Gerais - SIMAVEVila Olímpica da Maré and the relationship between State, civil society and public policies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

OLIVEIRA, Dalila Andrade  and  PAOLIELLO, Maria do Carmo. Algumas reflexões sobre a noção de público no contexto da política educacional brasileira. Educ. Rev. [online]. 2005, n.42, pp.155-169. ISSN 0102-4698.

Desde o final do século XIX, a escola pública tem sido objeto de intenso debate. Mas o que é essa escola pública? Se ela se apresenta de formas diversas desde o seu surgimento, é possível defini-la de modo universalista Basta que uma escola seja mantida por órgãos estatais para ser nomeada pública? Este ensaio apresenta uma breve discussão, com base na realidade educacional brasileira mais recente, sobre como tempos e lugares diferentes produziram conceitos distintos de “público”, em função da relação que a sociedade civil estabelece com o Estado. A tese defendida é que se pode abstrair, a partir da forma pela qual os homens se organizam em sociedade em um dado momento e dos mecanismos que criam para institucionalizar essa forma social, o conceito de “público” nela expressa, sendo que diferentes concepções e práticas políticas podem coexistir numa mesma realidade.

Keywords : Política Educacional; Escola Pública; Estado e Educação; Democratização da Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )