SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue02Reading of literary text: pleasure and acquisition of knowledgeThe new world educational order and the European Union: teacher education from principles common to the Portuguese Perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

AMADO, Luiz Antonio Saléh. O trabalho docente diante da complexa relação entre educação e mercado. Perspectiva [online]. 2007, vol.25, n.02, pp.403-424. ISSN 0102-5473.

O texto discute o trabalho e a formação docente neste momento em que as transformações ocorridas no campo da produção colocam como exigência a criação de um novo tipo de sujeito e trabalhador. Afirma o lugar peculiar ocupado pelo profissional docente - sujeito às e sujeito das políticas públicas para a educação. Discute a necessidade de problematizar o trabalho e a formação destes profissionais e os processos de subjetivação engendrados pelos dispositivos pedagógicos, a partir da análise da relação entre educação e mercado, e das demandas produzidas com base nesta relação. Examina a reorganização dos espaços de formação docente, efetuada de modo a limitar o processo à profissionalização do professor, indagando qual a posição deste profissional da educação diante da reprodução da lógica atual e da construção de alternativas.

Keywords : Professores; Formação; Políticas Públicas; Formação Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )