SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue37O ensino superior privado como setor econômicoQuestionários para avaliação institucional baseados na lógica Fuzzy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

LIMA, Helena Ibiapina; SILVA, Beatriz Rodrigues Gomes da  and  SILVA, Patrícia Rosa da. Recuperando a história do acesso ao ensino superior (1911 - 1925). Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2002, vol.10, n.37, pp.441-456. ISSN 0104-4036.

Este texto sistematiza a primeira parte de um estudo sobre o Acesso ao Ensino Superior, que vem sendo realizado na linha de pesquisa Instituições Educacionais e Científicas do País, do PROEDES / UFRJ. O trabalho busca resgatar a história do acesso ao ensino superior no Brasil, da instituição do vestibular em 1911 até 1925. Analisa os dilemas surgidos considerando os marcos legislativos das políticas educacionais, bem como o material publicado na imprensa, durante o período. Apresenta o momento em que o exame de acesso procurava simplesmente distribuir as vagas existentes e sinaliza o surgimento de nova concepção, defendida por educadores, no sentido de o acesso contemplar, também, a igualdade de oportunidades. A pesquisa apoiou-se em fontes documentais escritas, considerando algumas discussões empreendidas, tais como: a validade do vestibular como instrumento de análise da formação recebida nos níveis de escolarização anteriores, o conteúdo abrangido e o nível de complexidade.

Keywords : Avaliação; Ensino Superior; Exame de Acesso; Educação; História da Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )