SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue44Formation of the basic education's teachers in Brazil and expectations of teachers who ad in the basic school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

CASTRO, Magali de. Formação de professores da educação básica no Brasil e expectativas de docentes que atuam na escola básica. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2004, vol.12, n.44, pp.884-898. ISSN 0104-4036.

O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória com professores do ensino médio, visando detectar as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia de sua profissão, bem como suas opiniões e expectativas em relação à política de formação de professores proposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Foram pesquisados 28 professores licenciados ou com a licenciatura em curso, que atuam em escolas de  educação básica de Belo Horizonte. Foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, diretas, gravadas e transcritas, sendo abordadas as dificuldades que encontram em sua atuação docente, as alternativas que apresentam para saná-las e as melhores formas de se implementar o Projeto Político Pedagógico das escolas. Os professores foram também questionados sobre os atuais cursos de formação de docentes e sobre a necessidade de formatação continuada. Os dados foram organizados em três itens: 1º) Atuação Profissional e formação: as dificuldades e alternativas apresentadas pelos professores e as críticas aos cursos de licenciatura; 2º) Expectativas em relação aos cursos de formação de professores: formação que ultrapasse o conhecimento técnico, síntese de teoria e prática e formação alicerçada na pesquisa; 3º) A formação continuada e os processos coletivos de trabalho: uma necessidade imperiosa. Os depoimentos evidenciaram que ainda precisa ser feito em relação à formação e profissão docentes e deixaram claro que um caminho para se repensar os cursos de formação é dar voz aos professores, considerando o processo de formação inicial como o início de uma caminhada que não tem fim, seja qual for o nível de ensino em que vá atuar o professor.

Keywords : Formação de Professores; Educação Básica; Formação Continuada; Licenciatura; Profissão Docente; Educação Superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )