Educar em Revista
Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411
Abstract
FERNANDES, Terezinha and SANTOS, Edméa. Ciberfeminismo e multiletramentos críticos na cibercultura. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e76124. Epub Nov 26, 2020. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.76124.
Este artigo tem como objetivo compreender como a atuação de mulheres ciberativistas no combate à violência discursiva praticada por homens em redes sociais pode ser mobilizadora de multiletramentos críticos da cibercultura e contribuir com processos formativos feministas na universidade. O estudo, com suporte no referencial teórico da perspectiva social e abordagem crítica dos multiletramentos, dialoga com o ciberfeminismo e a violência pelo uso da linguagem, analisando uma prática ativista e sua repercussão mundial veiculadas em vídeos na rede social YouTube e expressas no discurso de representantes políticos e praticantes culturais da interação. Os processos históricos de acirramento de conflitos políticos e ideológicos relacionados ao legado patriarcal e machista se refletem em espaços públicos e sociais e também no ciberespaço, materializados na violência pelo uso da linguagem em redes sociais e nas práticas de ciberativistas que lutam, resistem e marcam o seu lugar social, apontando o potencial dessas experiências no desenvolvimento de conhecimentos críticos para a formação social e política de outras mulheres contra esta forma de opressão.
Keywords : Cibercultura; Multiletramentos; Redes sociais; Ciberfeminismo; Violência discursiva.