Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X
Abstract
SANCEVERINO, ADRIANA REGINA. Mediação pedagógica na educação de jovens e adultos: exigência existencial e política do diálogo como fundamento da prática. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.65, pp.455-475. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216524.
O presente trabalho se constituiu na investigação das circunstâncias e condições necessárias para que se processem mediações em situações de ensino e potencializem para o educando a aprendizagem do conteúdo que responda mais adequadamente à complexidade da educação de jovens e adultos (EJA), além de analisar como tais mediações criam condições de desenvolver o pensamento crítico dos estudantes e a práxis educativa nessa modalidade de ensino. O escopo deste escrito trata da dimensão mediadora do diálogo como fundamento da prática pedagógica na EJA. Trata-se de um recorte de pesquisa de doutorado, de abordagem qualitativa, no qual se desenvolve uma revisão teórica, contingenciada por observações empíricas em escola de EJA do ensino fundamental, em Santa Catarina, Brasil. A análise e a interpretação dos dados recuperam a perspectiva hermenêutico-dialética. Resultados apontam que a EJA é uma modalidade complexa e, nesse sentido, necessita de uma mediação que seja revestida de intencionalidade. Então não é qualquer ação pedagógica, é uma ação pedagógica crítica, fundamentada, planejada, intencional, na qual professor(a) e aluno(a) são sujeitos de aprendizagem.
Keywords : mediação pedagógica; diálogo; educação de jovens e adultos.