SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Moral pedagogical leadership: perceptions of secondary school studentsStandards, autonomy, and internationalization: accountability in graduate programs in Chile author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

DUSSAN, Fredy Andrés Olarte; GARCIA-PINILLA, Jose Ignacio  and  RODRIGUEZ-JIMENEZ, Olga Rosalba. Afinidade entre os interesses e aptidões das comunidades étnicas e a oferta regional de ensino superior na Colômbia. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290049.  Epub May 22, 2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290049.

O descompasso entre os interesses e aptidões dos alunos e as carreiras que eles escolhem aumenta sua probabilidade de insucesso acadêmico no ensino superior. Procuramos descrever o estado de afinidade vocacional regional em nove municípios colombianos com populações indígenas e afrodescendentes. A amostra foi composta de 4.348 alunos de escolas públicas. Interesses e aptidões foram medidos por meio do instrumento de Montes e Herrera e foi calculado um Índice de Afinidade Vocacional (IAV) para estabelecer o grau de congruência entre a oferta departamental nos cursos de graduação e as carreiras recomendadas aos alunos. Os resultados mostram que as áreas de ocupação preferenciais se centram principalmente no Trabalho ao Ar Livre e Serviço Social, encontrando uma afinidade vocacional regional média de 36%. Conclui-se que é necessário fortalecer as ações de orientação profissional dos estudantes para a tomada de decisão sobre seu futuro ocupacional.

Keywords : Orientação Profissional; Escolha Profissional; Competência Profissional; Aptidão; Interesse (Aprendizagem).

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )