Ciência & Educação
Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X
Abstract
BANDEIRA, Andreia and VELOZO, Emerson Luís. Livro didático como artefato cultural: possibilidades e limites para as abordagens das relações de gênero e sexualidade no Ensino de Ciências. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.4, pp.1019-1033. Epub Nov 21, 2019. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320190040011.
O livro didático é um artefato cultural, auxilia na prática docente como também traz significados que concernem conhecimentos e valores. O debate sobre as relações de gênero e sexualidade se faz necessário na Educação Básica, e o livro didático serve de subsídio para abordar esse tema, possibilitando a superação da naturalização de aspectos relacionados ao gênero e sexualidade, pautados nas hierarquias sociais heteronormativas e androcêntricas. Destarte, seguida dessas premissas, a discussão desse artigo pauta-se na abordagem teórica de aspectos que, por meio de processos culturais, históricos, sociais e políticos, ancoram as possibilidades e limitações de promover a discussão das relações de gênero e sexualidade nos livros didáticos e no ensino de Ciências.
Keywords : Livro didático; Gênero; Sexualidade; Ensino de ciências.