Revista de Educação PUC-Campinas
Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870
Abstract
CRUZ, José Dalvo Santiago da. Uma abordagem antropológica sobre o currículo como espaço multicultural e etnicamente construído na diversidade brasileira. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e238001. Epub Feb 30, 2024. ISSN 2318-0870. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8001.
Este artigo considera o currículo uma construção sócio-histórica em relação contínua de entidades, instituições, ideologias, culturas e etnias que molda o status quo social nas diferentes épocas. Objetiva dizer sobre a importância da antropologia social na composição e na efetivação do currículo da educação formal, exemplificando com as categorias de cultura e etnia. A metodologia utilizada é a bibliográfica em que se utilizaram teorias e postulados acadêmicos, tanto da referida disciplina como da pedagogia e da História. A sua realização é justificada a partir da importância do currículo no contexto da educação formal e motivada pela experiência docente deste autor na alfabetização indígena e na antropologia social em cursos de graduação nos últimos vinte anos no Brasil multicultural interpretado polissemicamente. Os resultados são em gerúndio contínuo, observados e testemunhados numa quase constatação de que a transversalidade de interpretações e de teorizações das diferentes áreas epistemológicas é importante na elaboração e na efetivação do currículo em sintonia com as diferenças sociais, culturais, ideológicas e étnicas que compõem a sociedade brasileira.
Keywords : Educação formal; Diferença étnica; Etnicidade; Relativismo cultural.