Revista e-Curriculum
On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
PEREIRA, Ana Lúcia Nunes; MIRANDA, Helga Porto and HAGE, Maria do Socorro Castro. CULTURA E CURRÍCULO: UM DIÁLOGO A PARTIR DO CONTEXTO NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO ESCOLARES. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1254-1274. Epub Dec 01, 2020. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1254-1274.
Esse artigo tem como objetivo apresentar uma discussão em torno da cultura e do currículo a partir dos estágios supervisionados em espaços educativos não escolares. Partimos da questão: Qual a relevância do diálogo entre a cultura e o currículo, a partir dos estágios supervisionados em espaços educativos e não escolares? Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa e o referencial teórico fundamenta-se nas concepções de Bauman (2012), Gimeno Sacristán (2002); Grundy (1991); Feldmann (2009); Freire (1967, 1987, 1983) e Gohn (2010). As ideias dos autores nos possibilitaram a compreensão dos espaços onde se desenvolvem o estágio curricular supervisionado, assim como a compreensão acerca de cultura, de currículo e de formação do professor. O estudo nos aponta, ainda, a relevância dos campos formativos e mostra os espaços não escolares como um deles, que integra múltiplos saberes, culturas e amplia a complexidade da formação.
Keywords : Estágio; Espaços não escolares; Currículo; Cultura.