Revista e-Curriculum
On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
REIS, Darianny Araújo dos. Organização Curricular na Educação Integral em Tempo Integral. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.1, pp.470-500. Epub May 06, 2022. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p470-500.
O presente artigo objetiva discutir o currículo escolar, no que tange à organização, na perspectiva da educação integral em tempo integral. Aborda a centralidade dos conhecimentos na organização curricular, evidenciando como os processos de seleção, distribuição e transmissão dos conteúdos curriculares decorrem de uma dinâmica marcada por posições político-ideológicas, nos quais também estão presentes relações de poder. Operando com a ideia de Pedagogia Curricular, questiona o currículo instrumental-linear apontando para uma compreensão de currículo como um projeto formativo com intenções ético-política e pedagógicas, chamando atenção para três aspectos nucleares e desafiadores da organização curricular em jornadas ampliadas ou em tempo integral, uma vez que põem à prova o modelo escolar ocidental moderno: a lógica curricular, os tempos-espaços e a visão dos sujeitos educativos.
Keywords : organização curricular; tempo integral; pedagogia curricular.