Revista e-Curriculum
On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
MARTINS, Victor Hugo da Silva and SILVA, Tarcísio Fulgêncio Alves da. Percepção do Preceptor em Saúde sobre os Processos Educacionais em um Hospital Universitário no Sertão de Pernambuco. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1878-1903. Epub Jan 30, 2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1878-1903.
Este estudo objetivou analisar a percepção dos preceptores sobre os processos educacionais nos quais estão inseridos, com relação ao reconhecimento de seu papel formativo em saúde. Trata-se de um estudo transversal, qualitativo, de caráter descritivo com apresentação de dados exploratórios, efetuado por meio de questionário on-line e grupo focal e utilizado método de análise de conteúdo e nuvem de palavras. Evidenciou-se que o exercício da preceptoria possui relevância na permuta de conhecimentos, desenvolvimento individual e profissional e no progresso de produções científicas. No entanto, também foram ratificados precária formação didática, desconhecimento dos projetos pedagógicos dos cursos em saúde, fragilidade no diálogo entre serviço e academia, além da carência de incentivo financeiro e institucional, causando desânimo à preceptoria e a necessidade de agregação do preceptor no processo formativo do estudante. A percepção dos preceptores apontou potencialidades e fragilidades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem para a formação em saúde, induzindo, assim, o cultivo de métodos, ferramentas e instrumentos para serem debatidos e publicados entre preceptores, graduandos, docentes, serviços e instituições de ensino.
Keywords : preceptoria; ensino; formação profissional em saúde; prática profissional; educação em saúde.