SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Policies of teachers' continuing education in the state of São Paulo: debating transformation perspectives from the Freirean progressive pedagogyEducation policies for literacy teachers and curricular policies development: agreeing on meanings for education, literacy and curriculum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

CARDOSO, Cancionila Janzkovski  and  CARDOSO, André Luís Janzkovski. Formação continuada no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: alinhamento entre práticas, princípios formativos e objetivos. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.1, pp.89-106. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i1.0004.

O objetivo deste artigo é discutir a articulação entre as mudanças nas práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores, os princípios de formação e o objetivo de "contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores alfabetizadores" proposto pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a partir de análises dos resultados de uma pesquisa realizada ao término do 1º ano de adoção desse programa em Mato Grosso - Brasil. Este artigo concentra-se nos dados do perfil dos Alfabetizadores, os quais foram trabalhados por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2002) e do aplicativo Many Eyes. As respostas-síntese são discutidas à luz da relação entre mudanças nas práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores, os princípios formativos e o processo de formação realizado pelo Pacto em 2013. Os resultados apontam para algumas contribuições do Programa e indicam oportunidades de pesquisas futuras.

Keywords : Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; Formação de Professores; Política Pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )