SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Childhood, education and human dignity: considerations on the educational processes of childrenThe teaching of Education Policy and Administration in pre-service teacher education courses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

CRUZ, Eliane Travensoli Parise  and  MARTINIAK, Vera Lucia. O ensino da leitura e sua relação com a formação de alfabetizadores: apontamentos a partir da produção acadêmica. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.1, pp.67-84. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0004.

Este artigo apresenta reflexões tecidas a partir de uma revisão bibliográfica da produção acadêmica relacionada ao ensino da leitura, entre os anos de 2013 a 2016, referente às ações de implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Os procedimentos metodológicos foram norteados pela definição de categorias emergentes das investigações para explicitar os objetos de estudo que se delineiam quanto ao ensino da leitura. A análise permitiu constatar que os estudos relacionados ao PNAIC têm aumentado substancialmente em programas de pós-graduação, demonstrando a preocupação de pesquisadores em estudar e compreender como este tem se consolidado nas práticas de alfabetização. É perceptível, no entanto, nas propostas governamentais para a formação de alfabetizadores, a desarticulação entre teoria e prática e a valorização do conhecimento tácito.

Keywords : Leitura; Produção acadêmica; Formação de alfabetizadores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )