Práxis Educativa
Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309
Abstract
HOLLEBEN, India Mara Aparecida Dalavia de Souza. Paulo Freire e os usos da esperança: um relato de experiência. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116827. Epub Oct 21, 2021. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16827.056.
Neste texto, afirma-se a atualidade das ideias educacionais nos escritos de Paulo Freire em três de suas obras: Pedagogia do oprimido; Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido; e Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos,que são utilizadas como referenciais teóricos para relatar a experiência de ter-se conhecido o educador na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em 1992. Ao destacar o significado histórico no cenário político daquele momento e do presente, os quais possuem alguns aspectos em comum, revisita-se a concepção de “esperança” que o educador conceitua como imperativo existencial e histórico de estar no mundo e antídoto contra o fatalismo.
Keywords : Paulo Freire; Esperança; Práxis.