Jornal de Políticas Educacionais
On-line version ISSN 1981-1969
Abstract
SILVA, Maria Cristina Mesquita da; CERCE, Lívia Maria Rassi and BRITO, Renato de Oliveira. Estudo das Políticas Públicas de Formação de Professores Associado aos Resultados do IDEB dos Estados do Ceará e Maranhão. J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, e67309. Epub July 18, 2022. ISSN 1981-1969. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67309.
Por meio deste artigo são analisadas as políticas públicas nacionais e estaduais voltadas à formação de professores e à concretização dessas políticas nos estados do Ceará e do Maranhão. O estudo constituiu-se em um exercício reflexivo para compreender a abrangência dessas políticas nos respectivos estados e o seu alcance junto aos profissionais aos quais se direcionam, buscando observar a possível relação das mesmas com o desempenho dos estados nas avaliações nacionais da Educação Básica, em especial no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A análise se sustenta na revisão bibliográfica e nos normativos e nos documentos técnico-institucionais relacionados ao tema. Considera-se que a oferta suficiente em quantidade e qualidade de políticas públicas para a formação de professores é um fator de grande relevância para a melhoria da qualidade da Educação Básica, e, consequentemente, para o incremento dos resultados das avaliações.
Keywords : Políticas públicas; formação docente; Ceará; Maranhão; IDEB..